Sorrel é uma planta herbácea perene cultivada pelo homem há muitos séculos. Vários séculos atrás, na Rússia, a azeda era considerada uma erva daninha e começou a ser cultivada como planta agrícola há relativamente pouco tempo. Cultivar azeda no parapeito de uma janela em casa é uma tarefa bastante simples. Sorrel é usado para preparar sopa de repolho verde e saladas dietéticas.
Condições necessárias para cultivo
Em um lugar, a azeda cresce por até quatro anos.Aos poucos, a planta começa a crescer em toda a área, preenchendo tudo ao redor. Para evitar que a azeda se transforme em erva daninha de uma cultura agrícola, ela deve ser plantada regularmente.
A primeira coisa que você precisa prestar atenção quando azeda crescendo, é a escolha do local para as camas. A planta prefere crescer em solos argilosos e arenosos. A grama, especialmente a grama de trigo, não deve crescer perto dos canteiros. Sorrel adora solo úmido. Ao mesmo tempo, a água dos canteiros não deve estagnar. Isso afeta negativamente a produtividade.
Com base nessas informações, você pode entender quais condições de cultivo a azeda precisa em casa.
Como escolher um recipiente para plantio?
Para plantar azeda em casa, use qualquer recipiente. O melhor é fazer uma grande caixa de madeira para que a azeda se sinta confortável. Além disso, a planta é plantada em vasos de flores, recipientes plásticos e outros recipientes. O principal é que o recipiente da planta seja grande. A drenagem (argila expandida, pedrinhas ou cascas trituradas) deve ser colocada no fundo do recipiente selecionado.
Sorrel cresce bem em solos férteis e com baixa acidez. Solo de turfa drenado também é adequado para o plantio da planta. Se o solo para plantio for utilizado no local, antes do plantio deve ser calcinado por duas horas. E para facilitar o seu trabalho, você pode adquirir uma mistura de solo pronta.
Preparando e plantando sementes
Para aumentar a germinação do material de plantio de azeda, ele deve primeiro ser germinado.
Germinação de material de plantio:
- Você precisa pegar um pedaço de gaze e mergulhar em água morna.
- Coloque as sementes em uma gaze e cubra com a segunda parte da gaze.
- Retire as sementes para um local aquecido à sombra.
- Após dois dias, o material de plantio começará a germinar.
Após o procedimento de germinação, é necessário iniciar o plantio das sementes no solo. Você também pode tratar as sementes com um ativador de crescimento.
Despeje solo pré-preparado em recipientes. Faça depressões no solo até a profundidade de 1,5 cm, a distância entre as fileiras deve ser de 3 a 5 cm, depois comece a semear o material de plantio. Cubra o topo das caixas com filme plástico. Quando as sementes começam a eclodir, o filme é removido.
Cultivando azeda a partir de sementes
É perfeitamente possível cultivar azeda em condições urbanas. O principal é encontrar mais espaço para que a azeda possa crescer com conforto. Por exemplo, é muito conveniente cultivar azeda nas varandas envidraçadas do lado sul. Na casa é necessário criar todas as condições necessárias que a planta exige.
Para a azeda, é preciso escolher as janelas do sul para que as mudas recebam luz solar suficiente. Se você colocar caixas com mudas na sombra (por exemplo, nas janelas do norte), elas crescerão mal e as folhas ficarão amarelas com uma cor verde clara. Se não houver janelas sul na casa, você precisa pensar em iluminação adicional. Ele precisa ser ligado durante o dia por várias horas.
Apesar de a azeda ser uma cultura tolerante à sombra, não é recomendável colocar caixas com mudas à sombra. Ela ainda vai crescer mal. Sem iluminação, as folhas começam a esticar e ficar pequenas. Você pode deixar caixas com colheitas na varanda, mesmo que já seja final de outono lá fora.
Sorrel é capaz de crescer em temperaturas de +5 a +20 graus. O frio não é assustador para ele.
Destilação de rizomas
Outra forma de cultivar azeda em casa é forçar os rizomas. Para forçar a vegetação em casa, são usados rizomas da planta com 2 a 4 anos de idade.Deve haver vários botões jovens no rizoma. Você precisa desenterrar material para plantar uma casa na primavera ou no outono.
O rizoma é dividido em várias partes (se for grande) e plantado em caixas. Cubra o rizoma com terra e regue com regador. Se o rizoma tiver raízes longas, elas são cortadas com uma tesoura afiada para que não dobrem durante o plantio.
Mas, diferentemente do método de sementes, a propagação forçando rizomas não é tão popular. Acredita-se que as ervas cultivadas com esse método perdem rapidamente sua qualidade. Portanto, deve-se dar preferência ao método de cultivo de grama por sementes.
Cuidando da azeda em casa
Ao cultivar grama em casa, não se deve esquecer os aspectos básicos dos cuidados com a colheita. Os principais aspectos do cuidado dos arbustos incluem:
- Rega regular.
- Afrouxando o solo.
- Removendo ervas daninhas.
- Aplicação de fertilizantes no solo.
Cuidar de arbustos ao ar livre não é muito diferente de cuidar de arbustos cultivados em casa. A única coisa é que no outono não há necessidade de cortar as verduras pela raiz e cobrir o rizoma.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a cultura adora regas abundantes. Os recipientes com arbustos deverão ser regados com frequência. Mas o principal é não exagerar e não inundar o solo. As plantas não crescem bem em solo encharcado.
Você só precisa regar com água morna. A água da torneira gelada não é adequada para irrigação. Se estiver calor lá fora e o ambiente ficar muito abafado, o número de regas das caixas de grama aumenta. O solo seco faz com que os arbustos joguem fora os caules das flores. Isso, por sua vez, afeta negativamente a qualidade e a quantidade da colheita. No inverno, a quantidade de rega é reduzida.Mas se a casa estiver quente devido ao aquecimento, as caixas são regadas de acordo com a temperatura do ambiente.
Outro aspecto importante é soltar o solo. Uma vez por semana, antes de regar, a terra dos vasos precisa ser afrouxada. Se necessário, as ervas daninhas também são removidas durante o afrouxamento. Mesmo quando cultivadas em casa, as ervas daninhas costumam aparecer em recipientes.
Além de regar e afrouxar, não se esqueça da fertilização. Como fertilizantes minerais, deve-se dar preferência ao superfosfato, cloreto de potássio e uréia. Além disso, durante o período de crescimento das mudas, fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados no solo.
Primeira colheita
Para saber quando a planta começa a amadurecer, é preciso lembrar a data de plantio das sementes no solo. 2 meses são contados a partir desta data. Depois de dois meses você já pode cortar as folhas para comer. Esses termos são adequados tanto para o cultivo de arbustos em terreno aberto quanto para o cultivo em casa. A azeda pode ser cortada com faca ou simplesmente arrancada com as mãos. Mas o primeiro método ainda é preferível. Isso é necessário para não arrancar acidentalmente todo o arbusto do solo. Para o corte, é melhor escolher folhas que cresçam nas laterais do arbusto. Não é recomendado tocar nas folhas do meio.
A melhor hora para cortar as folhas é de manhã cedo. As folhas cortadas pela manhã ficam mais suculentas. As folhas recém cortadas são usadas para preparar sopa de repolho verde (junto com urtiga e outras ervas). Eles também são adicionados a saladas ou simplesmente consumidos frescos. Mas nem todo mundo vai gostar do sabor da azeda fresca. Pessoas com acidez estomacal elevada e gastrite precisam ter um cuidado especial.