O valor nutricional e as qualidades benéficas do leite são indiscutíveis. Os produtos naturais que passaram por um mínimo de tratamento térmico são considerados de alta qualidade. Uma desvantagem é o cheiro peculiar de leite fresco. E pode ser difícil entender por que o leite às vezes cheira a vaca. O fenômeno aparece por vários motivos. Vamos descobrir como se livrar de um odor desagradável ou prevenir sua ocorrência.
Causas do fenômeno desagradável
Vários fatores podem contribuir para o aparecimento de um odor desagradável no leite fresco. Um aroma peculiar surge pelos seguintes motivos:
- as regras de ordenha são violadas. O úbere de uma vaca não lavado e a violação dos requisitos de higiene industrial contribuem para o aparecimento do cheiro de esterco;
- doenças da vaca e tratamento do animal com medicamentos (“Creolina”, “Fenol”) também podem afetar a cor e o cheiro dos laticínios;
- O cheiro e a cor do leite são influenciados pelos tipos de alimentos consumidos pelos animais. Comparada ao feno, a silagem altera mais fortemente as características do produto. Via de regra, o leite das pastagens de verão não apresenta aroma desagradável.
Odores específicos em laticínios aparecem quando a vaca ingere plantas com cheiro forte (camomila, alho selvagem).
Como tirar cheiro de vaca do leite
O leite fresco já pode ser considerado uma iguaria. Nem todo mundo gosta deste produto porque às vezes fede. Para tornar o leite agradável de beber, o aroma específico é removido de diferentes maneiras:
- Durante o tratamento térmico, o mau odor é reduzido. Mas é preciso levar em conta que o leite fervido é inferior ao leite fresco em termos de utilidade;
- o sal neutraliza ligeiramente o aroma forte. Uma pitada pode ser adicionada ao líquido durante a fervura, mas é preciso respeitar o senso de proporção para não salgar demais o produto;
- Um método menos comum é usar um pano embebido em vinagre. O pano serve simplesmente para cobrir o recipiente onde o leite está armazenado.
Para fazer menos manipulações com o leite fresco, é melhor tomar medidas para evitar o aparecimento de um aroma desagradável.
Como evitar que um problema ocorra
Como na maioria das vezes o leite adquire mau cheiro devido à má higiene da ordenha, é recomendável prepará-lo cuidadosamente para a ordenha. O úbere é bem lavado com água morna e os primeiros jatos são colocados em um recipiente separado. Recomenda-se fixar o rabo da vaca durante a ordenha.Como o animal balança frequentemente o rabo, partículas de sujeira ou esterco podem cair no líquido.
É importante controlar a dieta da vaca. Recomenda-se evitar a alimentação excessiva com alimentos compostos. As vacas não devem ser alimentadas com silagem azeda ou estragada; os recipientes de ração devem ser lavados regularmente. Também é necessário monitorar a saúde do gado e entrar em contato com um veterinário ao menor sinal de doença. Porém, é preciso aceitar como fato que existem vacas saudáveis que recebem os devidos cuidados, mas o odor desagradável do produto está constantemente presente.
As características do leite (teor de gordura, cor, sabor, cheiro) podem variar. Portanto, mesmo para uma vaca, dependendo da estação e da dieta, o leite terá um cheiro diferente. Se você levar esses fatores em consideração e cuidar bem do gado, o leite terá um aroma delicado.