O rápido crescimento e a aparência saudável dos coelhos dependem significativamente da sua dieta. Você pode diversificar a alimentação dos animais com frutas, grama e vegetais. Os proprietários muitas vezes têm uma pergunta: é possível dar beterraba crua aos coelhos? Não há contra-indicações estritas. Somente os veterinários recomendam acostumar gradativamente os animais de estimação aos vegetais, começando com pequenas porções de frutas cozidas.
É possível alimentar coelhos com beterraba?
Em qualquer canteiro de jardim existe um canteiro com beterraba. A cultura cresce bem e é fácil de cuidar. Portanto, existe uma grande tentação de adicionar vegetais à dieta dos seus animais de estimação.Não há consenso sobre a questão da alimentação dos animais com beterraba, uma vez que existem críticas positivas e experiências negativas na alimentação de coelhos com raízes.
Esta raiz vegetal é certamente um produto saudável. O vegetal contém muitos elementos essenciais: proteínas e gorduras, vitaminas B e C, minerais valiosos e bioflavonóides. Mas ao introduzir a beterraba na dieta, você deve seguir certas regras para não prejudicar seus animais de estimação.
Benefícios do produto
Beterraba cozida e crua é usada para alimentar animais. Proprietários e veterinários observam diversas vantagens do vegetal para o organismo dos animais:
- a circulação sanguínea melhora, a força dos vasos sanguíneos aumenta;
- o sistema imunológico dos coelhos torna-se mais resistente a doenças;
- o funcionamento do sistema cardiovascular é normalizado;
- o funcionamento dos órgãos do trato gastrointestinal é melhorado.
A beterraba também é uma medida preventiva para certas doenças. Além disso, não apenas raízes, mas também partes superiores são adicionadas à ração. O vegetal é eficaz na prevenção da coccidiose em coelhos.
Qual escolher para alimentação?
Antes de introduzir raízes em alimentos complementares, você precisa escolher a variedade certa de cultura. Os proprietários observam as características dos diferentes tipos de vegetais:
- as variedades forrageiras são mais frequentemente cultivadas em fazendas, uma vez que a cultura requer cuidados mínimos e é caracterizada por alto rendimento. O vegetal fica bem armazenado no inverno, não perde umidade e é rico em vitaminas, pectina e elementos minerais. Adicione cautela à dieta dos coelhos decorativos, pois a fibra de beterraba em grandes quantidades prejudica o delicado estômago dos animais de estimação;
- as variedades de açúcar contêm menos fibras e mais glicose, por isso as frutas são melhor absorvidas pelo corpo do coelho.Os agricultores observam que a adição de raízes vegetais à dieta dos animais melhora o sabor da carne de coelho e a qualidade da pele;
- Não é recomendado alimentar animais com beterraba vermelha, pois o vegetal provoca distúrbios digestivos em roedores.
A beterraba deve ser introduzida na dieta gradativamente, começando com pequenas porções de vegetais cozidos. Depois de algum tempo, você pode mudar para suplementos de beterraba crua. Em geral, a colheita de raízes também é dada aos animais na forma seca, como parte da silagem.
Como alimentar?
Ao adicionar à dieta, é preciso levar em consideração não só o tipo de vegetal, mas também a idade dos animais de estimação. Pequenas porções de beterraba começam a ser dadas aos roedores a partir dos dois meses de idade.
Coelhos adultos
Os indivíduos não devem receber mais de 150 g de raízes de uma só vez. No total, é permitido alimentar 300-500 g de vegetais por dia.
Conselho! A silagem é considerada a mais nutritiva. Para preparar a ração, misturam-se batatas cozidas, beterraba sacarina e massa verde (leguminosas).
Antes de servir, as raízes são limpas da terra e bem lavadas. Alimentar vegetais podres também não é permitido. Recomenda-se enxaguar e secar bem as frutas previamente. As raízes são frequentemente misturadas com galhos e grama recém-cortada. A dieta dos animais também será enriquecida com pontas de beterraba, que apresentam qualidades anti-sépticas. Só não é recomendado usar verduras recém cortadas. As pontas, como qualquer grama, precisam ser um pouco secas e depois adicionadas à ração.
Os veterinários recomendam alimentar animais de orelhas compridas alternadamente com ração seca e úmida ao longo do dia. No inverno, os alimentos suculentos constituem a base da alimentação do almoço, e os alimentos secos predominam pela manhã e à noite. No verão, a ração diária é dividida em 3-4 refeições. E pontas verdes secas podem ser adicionadas a cada alimentação.
Coelhas grávidas (grávidas)
Durante a gravidez, os animais precisam especialmente de alimentos nutritivos. A beterraba contém muitas vitaminas e microelementos, por isso é ideal para complementar a sua dieta. No entanto, deve-se levar em consideração que os coelhos vão se acostumando gradativamente ao vegetal, caso a beterraba não tenha sido previamente utilizada na alimentação.
A ingestão diária máxima é de até 400 G. Recomenda-se dividir a porção total em várias mamadas. É especialmente bom alimentar os vegetais ligeiramente secos. Devido à sua suculência, a beterraba é ideal para fazer silagem.
Como preparar beterraba
Para melhor armazenar a colheita, recomenda-se a colheita das raízes em tempo seco. As beterrabas desenterradas são colocadas no canteiro sobre uma lona, rede ou sob um dossel. Para armazenamento no inverno, os vegetais são transferidos para o porão, mas não são lavados primeiro. Antes do armazenamento, a colheita é cuidadosamente classificada. Não deixe vegetais danificados ou rachados para armazenamento.
A sala deve estar seca e com ventilação. A temperatura ideal para armazenar as colheitas é de 2-3 °C. Assim que a temperatura sobe acima de 4 °C, as pontas das raízes começam a crescer. A umidade no porão não deve ser superior a 80-90%. Quando os parâmetros do ar aumentam, os vegetais podem ser afetados por doenças fúngicas.
Recomenda-se reservar raízes de tamanho médio para alimentação animal. Esses frutos são mais bem conservados e apresentam estrutura menos fibrosa do que os exemplares grandes. Também não é aconselhável deixar beterrabas muito pequenas para armazenamento.
Não há dúvida de que a dieta dos coelhos deve ser variada. Mas qualquer produto deve ser adicionado à ração gradativamente. E a beterraba não é exceção. Para que o vegetal seja melhor absorvido pelo organismo do animal, a ingestão diária é dividida em partes.