Como cultivar e cuidar adequadamente do repolho branco em terreno aberto

O cultivo do repolho branco é um processo trabalhoso para o iniciante, pois são muitas as condições em que o desenvolvimento da planta para e ela morre sem sequer formar uma inflorescência de fruto. A fim de faça uma boa colheita de repolho, é necessário ter no jardim uma zona ampla e ensolarada, não sombreada por culturas altas e com o nível de acidez exigido, o que nem sempre é possível no campo.


A principal dificuldade no cuidado do repolho está na intolerância da cultura ao calor, que na zona intermediária da região de Moscou ou região de Moscou fica em 25-350 durante todo o meio do verão. A esta temperatura, o crescimento do repolho pára e o amadurecimento do ovário torna-se impossível.

Como cultivar repolho corretamente? Você pode facilitar sua tarefa na ausência de uma vasta experiência em jardinagem, adquirindo variedades modernas de cultivo de vegetais que proporcionam altos rendimentos, mesmo com alguns desvios nos cuidados. Reproduz repolho branco com sementes, testado para germinação em casa.

Plantar e cuidar em terreno aberto e tudo mais sobre o cultivo de uma hortaliça caprichosa - em detalhes a seguir.

Preparando o solo para o plantio

Como conseguir uma boa colheita com alta densidade e tamanho de inflorescências suficiente? Como cultivar repolho corretamente? Deve-se começar por preparar um local que não deve ser numa várzea, para não servir de escoamento de águas pluviais, ou num morro onde o sol escalda o dia todo. O repolho não é plantado no mesmo perímetro por mais de dois anos consecutivos. Para mudas, são ideais antigos canteiros de batata, tomate ou pepino com solo bem solto, com restos de folhas podres tratadas de insetos.

Em termos de nível de acidez, solo neutro ou com níveis mínimos de acidez é adequado para o repolho. Esses valores são reduzidos com o auxílio de farinha de dolomita ou cal imediatamente após a colheita da safra anterior de uma determinada área, ou seja, em agosto-outubro.

A leveza e a saturação de oxigênio do solo pobre e comprimido são aumentadas pela adição de areia e composto ao solo na proporção de uma capacidade de 7 litros da mistura por 1 m2 área de pouso.

Fertilize o solo novamente no início da primavera, logo após o derretimento da neve. É preparado um grande volume de massa, cuja formação ocorre sem manter proporções estritas, a partir de superfosfato e cinza de madeira. Depois, antes de cavar, a mistura é combinada com esterco e a área é generosamente aromatizada. Caso não seja possível obter fertilizante em grandes quantidades, pode-se preparar 1 a 2 baldes da mistura e aplicar o fertilizante diretamente em cada cova no momento do plantio.

homem planta repolho branco

Plantar mudas em terreno aberto

Como cultivar repolho branco? Meia temporada variedades de repolho pode ser plantado em campo aberto no final de abril - início de maio. As variedades tardias duram até o início de junho, quando a terra está bem aquecida. O horário de pouso é escolhido no final da noite, com foco na previsão do tempo para os próximos dias, que promete tempo nublado ou chuva torrencial.

É necessário desenterrar novamente a parcela de solo preparado, quebrar torrões grandes e fazer buracos rasos, com desvios de meio metro na linha e distância de 50-60 cm entre as linhas. A maioria das perguntas sobre por que o repolho não endurece pode posteriormente ser atribuída especificamente a este período:

  • os buracos estão localizados com muita frequência;
  • o solo não está suficientemente solto;
  • O botão central do broto fica imerso no solo. Isso também se aplica às folhas das mudas - elas não devem ser enterradas.

Cada cova, antes de as mudas entrarem, é preenchida com água e, quando a planta já está plantada, é preenchida com terra seca até as folhas mais baixas. Em dias de sol estável, quando não é mais possível atrasar o plantio, é instalado um toldo de sombra ou algum tipo de cortina sobre o canteiro, que só é retirado após 4 a 6 dias.

Você também pode cultivar repolho branco em terreno aberto semeando diretamente as sementes no solo.Para isso, são feitos sulcos contínuos no canteiro com 1 a 1,5 cm de profundidade, são derramados com fraca concentração de manganês e o material da semente é introduzido nos sulcos em um jato fino. Sobre esse jardim deve ser instalada uma estufa removível, e o cuidado com as mudas a princípio consiste apenas em regar.

As sementes para propagação devem ser verificadas antes do plantio. O que deve ser feito para avaliar a germinação para que o repolho cresça e se desenvolva plenamente e endureça na hora certa? Em primeiro lugar, selecione sementes não danificadas, 5 a 7 vezes mais do que a quantidade de material de muda necessária. Em seguida, os grãos são amarrados em um pano de algodão e umedecidos generosamente em um pires.

Após 5 dias de exposição constante a um ambiente úmido, sementes saudáveis ​​​​brotam, o que significa que se reproduzem com sucesso. Nós os selecionamos para plantar e cultivar repolho.

Rega adequada

70% dos cuidados com a couve branca em campo aberto consistem no planejamento adequado da rega que corresponde às fases de desenvolvimento da inflorescência da couve. Até que as mudas formem um sistema radicular completo, a rega é feita diariamente, utilizando 100-150 ml de água por cova. Não devemos esquecer o sombreamento adequado da área para que o líquido não evapore muito rapidamente.

Entre a formação de uma roseta cheia de folhas e a formação de uma cabeça de repolho, no estado de floração das mudas, o cuidado com a planta requer regas regulares mantendo a umidade do solo em 80%. Quando as espigas estão firmes e iniciado o processo de crescimento da couve, a frequência de rega é ligeiramente reduzida, para 70%. Em meados de junho (12-15 dias antes da colheita), qualquer rega artificial é interrompida.

regador e repolho branco

É um grande erro, no período em que a couve está florescendo e a cabeça da couve está apenas começando a endurecer, interromper a rega regular e organizar o cuidado com raras mas abundantes regas do canteiro nos raros dias de estar na dacha. Essa distribuição irracional de umidade é vista como a razão do rápido crescimento do sistema radicular, em detrimento do desenvolvimento da inflorescência. Não devemos esquecer que o repolho adora umidade, desde que seja livremente absorvido pelo solo. O repolho não cresce muito em água estagnada e logo apodrece.

Afrouxamento e amontoamento

A tecnologia agrícola para o cultivo de repolho branco dá grande ênfase ao amontoamento de plantas e ao afrouxamento oportuno do espaçamento entre linhas. O primeiro afrouxamento é feito duas semanas após o plantio das mudas, os demais - conforme a necessidade, para que não se forme uma crosta áspera entre as plantas.

O primeiro amontoado é realizado aproximadamente no mesmo período ou antes. Isso é feito para proteger os caules finos das mudas altas.

Como amontoar mudas corretamente? Em clima quente, sem vento ou precipitação, o solo é levemente solto e triturado manualmente a uma distância de 20 cm de cada broto individual. Em seguida, com um pequeno ancinho ou também com as mãos, a terra triturada é recolhida ao redor do caule da muda, formando um morro até as folhas mais baixas. Você pode ajudar a planta a tolerar o fortalecimento amontoando-se mais facilmente, adicionando uma fertilização suave dois dias antes do procedimento.

Como alimentar os brotos? Jardineiros experientes recomendam fertilizantes orgânicos de concentração bastante reduzida para que cuidar do repolho não resulte em queimaduras nas raízes e nas folhas inferiores da muda.

Recomenda-se amontoar o repolho uma segunda vez, 3 semanas após a primeira. O arbusto re-amontoado fortalece o sistema radicular e não sofre excesso de umidade.

Quantos procedimentos são necessários? Durante o período de desenvolvimento do vegetal, é necessário amontoá-lo três vezes - a terceira vez será de 45 a 47 dias a partir do momento do plantio, quando o repolho cultivado estiver cheio de suco.

Base de alimentação

Como cultivar repolho branco sem usar nitratos e aceleradores de crescimento? Paralelamente ao primeiro afrouxamento e amontoamento, as mudas são alimentadas com adubo orgânico. Use esterco de galinha diluído em água na concentração de 1 matéria seca, 15 copos de água. O líquido é despejado em um pequeno regador com o difusor retirado e, com cuidado, levantando as folhas, o fertilizante é introduzido em cada cova. É aconselhável fazer isso imediatamente após a rega para que a solução “se disperse” na camada superior do solo e não penetre nas profundezas.

Após 14 dias, as mudas são alimentadas com infusão de verbasco a 10%, que foi diluída e deixada em infusão 10 dias antes do uso. Também é usado para regar os brotos quando os frutos começam a endurecer.

infusão de verbasco para repolho

Para os defensores dos fertilizantes minerais, o esquema de alimentação do repolho é diferente. No 14º dia do plantio no solo, faça uma solução com os seguintes componentes:

  • 10g de uréia;
  • 20 g de superfosfato;
  • 15 g de cloreto de potássio.

Essa mistura seca é dissolvida em um balde de água e despejada em uma ranhura especialmente cavada exatamente entre as fileiras, que é então preenchida. 21 dias após o primeiro procedimento, quando as cabeças já estão firmes, uma porção semelhante é preparada a partir dos elementos acima e todo o processo é reproduzido com exatidão.

20-30 dias antes do corte das cabeças do repolho, os fertilizantes nitrogenados são interrompidos e a irrigação é limitada ou completamente interrompida.

A alimentação foliar é usada para mudas tardias se os brotos estiverem fracos, pararem de crescer ou amarelarem.A solução é preparada com base em quatro litros de água (ou meio balde) e leva para isso:

  • 1 kg de cloreto de potássio;
  • 70 g de superfosfato duplo;
  • 10 g de molibdênio.

A composição para alimentação foliar é infundida por 24 horas e depois utilizada para irrigação com pulverizador doméstico.

Doenças do repolho

O que mais está envolvido no cultivo e no cuidado do repolho branco? Claro, na proteção da planta contra diversas doenças e na tomada de medidas urgentes quando elas são detectadas. Na Rússia central, as condições patológicas mais comuns deste vegetal são:

  1. Clubroot é um fungo que se desenvolve no sistema radicular quando há excesso de umidade. Caracterizado por crescimentos e inchaço de rizomas individuais. Ainda não existem remédios contra a raiz torta, então basta encontrar a planta doente e retirá-la do canteiro, e tratar o solo com formol;
  2. A podridão branca é expressa por uma camada branca que ocorre devido à falta de fertilizantes com fósforo e potássio. Para prevenir a doença, basta seguir o horário de alimentação;
  3. Fusarium - detectado por um padrão marrom em forma de anel em um corte do pecíolo de uma folha de repolho. O Fusarium não tem cura - a planta é desenterrada e o local de plantio borrifado com furacilina.

doenças do repolho

O que fazer com as folhas inferiores do repolho

Se arrancar ou deixar as folhas de baixo da couve não está especificado nos manuais de jardinagem, por isso cada proprietário parte da decisão que lhe for benéfica em termos de resultado. Para quem deseja cultivar uma cabeça grande de repolho, o argumento a favor da retirada das folhas “extras” é que elas retêm grande quantidade de suco, que pode ir direto para a cabeça.

A lista de vantagens na hora de decidir se deve arrancar as folhas também inclui a teoria da melhor troca de ar entre as plantas e o fato de ser muito mais fácil cuidar do repolho - afrouxando e amontoando as fileiras.

As desvantagens desta tarefa são arrancar grandes folhas inferiores:

  • na redução da velocidade de amadurecimento do repolho. Convencionalmente, 1 folha removida acrescenta um dia ao período de maturação;
  • na redução da utilidade da couve formada, já que a vitamina C, produzida justamente na folha inferior, não tem tempo de passar para o vegetal;
  • na perda de suco pela planta e na atração de pragas para esse suco - pulgões e traças do repolho. Este último é o flagelo do repolho na Bielorrússia e está gradualmente ocupando a mesma posição na Rússia.

Conclusão - é mais racional eliminar as folhas inferiores quando os cuidados são realizados nas últimas 2 a 3 semanas antes da colheita. O melhor é retirar as folhas amareladas e murchas, mas cabe ao proprietário decidir se arranca as folhas verdes e fortes.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim