Doenças e pragas do repolho podem destruir toda a colheita. Para prevenir o problema, é preciso conhecer os principais sinais, métodos de tratamento e medidas preventivas. Se uma infecção for detectada na fase inicial, todas as plantações podem ser protegidas.
Infecção fúngica
Aqui estão os mais comuns doenças de mudas de repolho e uma planta adulta, que você precisa saber prevenir e iniciar o tratamento na hora certa quando forem detectados os primeiros sinais.
Uma das doenças comuns é a raiz torta. O fungo afeta apenas mudas jovens de repolho branco plantadas em estufa ou em campo aberto.O patógeno que causa a raiz torta nos canteiros de repolho é transportado pelo vento ou pela chuva e também pode ser transmitido por insetos.
Inicialmente, os ramos das raízes começam a ser danificados. Neles aparecem protuberâncias que os impedem de absorver totalmente a umidade e os microelementos essenciais. Como resultado, o repolho murcha e se desenvolve mal.
É mais fácil prevenir uma infecção do que combatê-la. Para isso, é necessário selecionar rigorosamente as mudas, não é necessário plantar mudas fracas. O solo onde será plantado o repolho deve ser desinfetado. Regar, amontoar, soltar e aplicar fertilizante de cal regularmente ajudam a prevenir a doença.
Se for detectada uma infecção, repolho e outros vegetais crucíferos não devem ser plantados no local por 5 a 7 anos. Este é exatamente o tempo que leva para a infecção desaparecer.
Em terreno aberto, o repolho muitas vezes pode ser atacado pelo míldio (os especialistas chamam a doença de míldio). Os primeiros sintomas da doença incluem:
- formação de manchas amarelo-claras nas folhas da couve;
- observa-se uma camada branca no interior da folha do repolho;
- as folhas afetadas pelo fungo murcham e caem;
- o repolho não se desenvolve bem.
O fungo atua em ambiente úmido. A infecção se espalha muito rapidamente, por isso é necessário tomar medidas urgentes. Você pode tratar o repolho com medicamentos como Phytophtorin ou mistura bordalesa. O medicamento Topaz apresenta bons resultados.
As ações preventivas devem incluir rega adequada, desinfecção do solo e manutenção de distância no transplante de mudas. Outra condição principal é que o repolho não possa ser plantado no mesmo local por vários anos consecutivos. É melhor plantar onde anteriormente foram colhidos batatas, feijões ou pepinos.
A doença Fusarium é considerada comum entre o repolho. O combate a uma infecção fúngica não deve causar dificuldades, desde que a infecção seja detectada a tempo. Os primeiros sinais da doença são:
- Numerosas manchas amarelas aparecem entre as nervuras das folhas;
- gradualmente toda a superfície da folha do repolho começa a amarelar e, como resultado, seca;
- a cabeça do repolho se forma mal e lentamente, e o formato fica deformado.
A doença é provocada pela falta de umidade do solo e pelo clima não muito quente (abaixo de 18 graus).
O repolho doente deve ser retirado da horta junto com as raízes e um pedaço de terra. Os restantes vegetais e solo devem ser desinfetados. Para tanto, são utilizados os medicamentos Benomil e Topsin. Você pode usar permanganato de potássio ou sulfato de cobre.
Outra doença do repolho é a praga de Alternaria, ou também chamada de mancha preta. Quando infectado, aparecem manchas pretas em qualquer parte da planta. À medida que a doença se espalha, as manchas escurecem e aparece uma camada fúngica.
A mancha preta é espalhada por pragas que hibernam em resíduos vegetais e sementes. É por isso que é tão importante remover as pontas e cavar o solo após a colheita no outono. As sementes de repolho devem ser desinfetadas e tratadas termicamente antes do plantio.
A doença fúngica Blackleg leva ao apodrecimento das raízes e da parte inferior do caule das mudas. Como resultado, o caule seca e a planta murcha e morre. A infecção se espalha rapidamente para brotos saudáveis.
O desenvolvimento de infecção fúngica é facilitado pela alta acidez do solo ou aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados. O fungo pode permanecer no solo desde a colheita anterior.
Para evitar o desenvolvimento da canela preta, antes do plantio das mudas, o solo deve ser desinfetado, uma solução de permanganato de potássio serve, ou simplesmente regar a área com água quente. Recomenda-se tratar sementes de repolho com preparações especiais, por exemplo, Fundazol.
Doença do repolho A podridão branca também é bastante comum. Os fatores mais importantes no desenvolvimento da podridão são a rega excessiva e as chuvas frequentes. O risco de desenvolver a doença aumenta no final da estação de cultivo.
Reconhecer os sinais da podridão branca é fácil. Há uma camada de fungos e muco nas folhas. O repolho branco apodrece rapidamente. A doença pode se desenvolver não só na horta, mas também durante o armazenamento da safra já colhida.
As medidas preventivas incluem a colheita oportuna, antes do início das chuvas de outono, não se deve plantar repolho no mesmo local por vários anos consecutivos. Certifique-se de desinfetar o local onde a colheita será armazenada.
Durante o armazenamento no inverno, as cabeças de repolho estão frequentemente sujeitas à podridão cinzenta. As folhas são cobertas por uma camada cinza, observa-se muco e sente-se um odor desagradável. Na adega ou cave é necessário realizar a desinfecção e manter o regime de temperatura. Enquanto o repolho cresce, você precisa adicionar fertilizante ao solo.
Vírus perigosos
Menos comuns, mas ainda encontradas entre o repolho, são as doenças virais. Eles se espalham a uma taxa ainda mais rápida do que uma infecção fúngica e têm um efeito prejudicial em toda a colheita.
O vírus do mosaico é considerado o mais perigoso. Pequenos e numerosos pontos escuros se formam nas folhas. O mosaico não pode ser tratado, por isso é melhor prevenir a doença a tempo:
- as sementes de repolho devem ser imersas em uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfecção;
- quando uma muda doente aparece no canteiro, ela deve ser arrancada e retirada do canteiro;
- um pré-requisito é a remoção de ervas daninhas que possam transportar patógenos;
- pulverize as plantas várias vezes por temporada contra pragas.
A mancha circular do repolho preto aparece como manchas verdes claras. Com o tempo, as manchas escurecem, unem-se e a folha fica deformada e cai. O patógeno prospera em climas frios, hibernando em sementes ou restos de plantas. A doença também é transmitida por pragas (pulgões e ácaros).
Antes do plantio das sementes, elas devem ser desinfetadas e tratadas termicamente. Ervas daninhas e copas do ano passado precisam ser removidas dos canteiros na hora certa.
O motivo são bactérias
A bacteriose mucosa do repolho pode afetar a planta em qualquer estágio de desenvolvimento. O apodrecimento pode começar nas folhas externas. Eles se assemelham a uma estrutura mucosa e têm um cheiro desagradável. Gradualmente, toda a cabeça do repolho apodrece.
Existe a opção de o apodrecimento começar pelo interior da couve. As bactérias podem ser transportadas por pragas ou entrar no solo. As folhas ficam leitosas e amolecem.
A causa da doença pode ser a fertilização excessiva do solo com nitrogênio, umidade excessiva ou falta de cuidados adequados com os canteiros.
As medidas preventivas incluem a escolha de variedades de repolho resistentes a esta doença, o tratamento oportuno das hortaliças contra pragas, o cumprimento das condições no depósito da colheita e a desinfecção do material de plantio.
A bacteriose vascular é transmitida por pragas ou entra nos canteiros de repolho durante o tempo chuvoso. Os primeiros sinais são amarelecimento das bordas das folhas e escurecimento das nervuras. Uma característica é o aparecimento de um padrão em forma de grade nas folhas.Então a folha escurece completamente e cai. O repolho para de crescer e se desenvolver e, como resultado, morre.
Não se deve plantar repolho todos os anos no mesmo terreno, mas sim escolher variedades resistentes à bacteriose vascular.
É imprescindível realizar tratamentos preventivos contra pragas. Na fase inicial, você pode tratar com o medicamento Binoram.
Caso seja detectada alguma doença do repolho branco, o combate a ela deve ser iniciado imediatamente. Isso ajudará a salvar não apenas a planta doente, mas também toda a colheita da horta.
Infestação de Pragas
Pragas e doenças podem causar redução da produção ou perda total. As pragas do repolho branco não apenas comem e danificam as plantações de repolho, mas também transmitem doenças, razão pela qual a rega e pulverização preventivas regulares são tão importantes.
Um dos parasitas comuns que podem se instalar no repolho são os pulgões. O inseto é pequeno, cerca de 2,5 mm. Nas fotos você pode ver melhor essa praga. Desenvolvem sua atividade na parte inferior da folha da planta, quase na base. Eles comem suco de repolho.
Os pulgões costumam atacar o repolho na primavera, quando as mudas jovens acabam de ser transplantadas. O problema pode ser identificado pelos seguintes sinais:
- o repolho começa a se desenvolver lentamente;
- as folhas ficam pálidas com um tom rosa;
- Com o tempo, as folhas ficam deformadas e caem.
Para combater pulgões, drogas como Iskra, Corsair e Karate são frequentemente usadas. É útil plantar canteiros de repolho ao lado de tomates e cenouras. Entre os remédios populares, as infusões à base de alho e cebola são consideradas eficazes. Os insetos não gostam do seu cheiro.
O repolho pode ser atacado pela mosca do repolho.O inseto tem aproximadamente 6 mm de tamanho e cor cinza. O perigo para o vegetal é representado pelas larvas que a mosca deposita no solo. Depois de uma semana, as larvas começam a comer primeiro o sistema radicular e depois passam a comer os caules, fazendo túneis neles. As larvas brancas atingem 8 mm de comprimento. Além disso, podem causar o desenvolvimento de uma doença viral, fúngica ou bacteriana.
O aparecimento de repolho indicará uma infestação de moscas:
- as raízes começam a apodrecer e a planta é fácil de arrancar do solo;
- as folhas murcham e crescem mal;
- a fileira inferior de folhas escurece e adquire uma tonalidade acinzentada.
Uma solução de Clorofos ou Tiofos, assim como medicamentos como Corsair, Rovikurt, ajudam no combate à mosca do repolho. As pessoas tentam lidar com o inseto usando uma mistura de tabaco e cal.
A lagarta do repolho pode causar a perda de uma safra inteira de repolho em questão de dias. Durante o dia, esconde-se nas folhas da couve e ao anoitecer começa a ficar ativo. O inseto é semelhante a uma borboleta, com aproximadamente 5 cm de tamanho e as asas são marrom-claras com listras e manchas brancas. O maior perigo vem das lagartas dessas borboletas. Eles são verdes com listras amarelas.
Se forem detectadas lagartas do repolho, é necessário tratar os canteiros com inseticidas como Sumicidina, Cyanox. Para evitar a invasão de borboletas, você precisa colher as ervas daninhas a tempo e cavar o solo no outono.