O repolho é uma hortaliça cultivada por quase todos os proprietários de chalés de verão. Os jardineiros gostam muito pela facilidade de cuidado e pelo sabor agradável. Entre as variedades tardias, o repolho Podarok é mais popular. Abaixo segue uma descrição detalhada desta variedade, regras de plantio e recomendações para cuidados com a planta.
Descrição da variedade
O repolho Podarok foi criado em 1961 e ainda é muito procurado pelos jardineiros por suas propriedades de alto consumo. Esta é uma variedade antiga da seleção russa.Tem poucas desvantagens, mas possui muitas propriedades úteis (despretensão, resistência a doenças, pragas e geadas).
Uma colheita bem-sucedida pode ser alcançada quando plantada em solos argilosos e argilosos, uma vez que a alta acidez fará com que a colheita fracasse. É necessária uma boa iluminação ao longo do dia, o sombreamento pode afetar a qualidade e a quantidade da colheita. O repolho Podarok é uma variedade meio-tardia (tempo de maturação - 4,5 meses).
A descrição da variedade é a seguinte:
- As cabeças da couve são densas, redondas, grandes, pesando cerca de 5 quilos, de cor verde acinzentada e de seção transversal branca.
- O diâmetro da roseta é de cerca de 1 metro, bastante grande, as folhas apresentam uma cobertura cerosa, espalhada e elevada, ondulada ao longo da borda. Eles são externamente verde-acinzentados.
O repolho também contém vitamina C, potássio, fósforo, cálcio, enxofre, fibra, lactose, além de vitaminas A, B1, B6, C, K, P e U, que curam úlceras estomacais e duodenais. Ajuda no tratamento de doenças cardíacas e limpa as paredes dos vasos sanguíneos.
Crescente
O cultivo de repolho é muito eficaz por meio de mudas. Geralmente é semeado em abril-maio. Nesse caso, o solo desempenha um papel importante, pois o rendimento do repolho depende dos microelementos que contém. Deve consistir principalmente de turfa (75%).
Semeie no padrão 5x5, até uma profundidade de 1,5 centímetros no solo. A temperatura ambiente não deve ser superior a 18 graus. Os primeiros brotos aparecem, via de regra, depois de uma semana, e quando as mudas crescem de 4 a 5 folhas, a planta está pronta para ser transplantada para campo aberto. Isso deve ser feito no final de maio – início de junho.
É melhor plantar repolho no solo onde cresceram legumes, pepinos ou batatas no ano passado.O solo depois deles é rico em nitrogênio, o que é considerado uma excelente opção para o cultivo dessa hortaliça.
As plantas não devem ser plantadas próximas umas das outras, de preferência a uma distância de 60 centímetros. É necessário regar, remover ervas daninhas e soltar o solo regularmente. E, claro, é importante fertilizá-lo. Seguindo estas regras simples, você pode conseguir uma boa colheita.
Características de cuidado
Cuidando do repolho O presente é bem simples. Aqui, os principais requisitos são rega oportuna, fertilização e proteção contra pragas.
Na fase de formação do cabeçote, a rega deve ser feita pelo menos 2 vezes por semana. O repolho também requer amontoamento a cada 2-3 semanas e afrouxamento do solo. Via de regra, a planta é fertilizada três vezes durante o período de crescimento. Uréia ou estrume são adequados como fertilizantes; alguns jardineiros fertilizam com nitrogênio no primeiro estágio, fertilizante complexo no segundo e potássio no terceiro.
Os frutos amadurecem 125 dias após o plantio e são colhidos em setembro-outubro, sem permitir o estiramento das plantas. Então uma boa colheita não demorará a chegar, você pode colher até 10 quilos em um metro quadrado.
Vantagens e desvantagens
O Repolho Presente praticamente não tem desvantagens, exceto que requer boa iluminação (não tolera sombras) e rega abundante. Entre suas vantagens mais benéficas estão as seguintes:
- possibilidade de cultivo em qualquer zona climática da Rússia;
- alta fertilidade e produtividade desta variedade;
- repolho O presente fica bem guardado sem perder o sabor;
- bom para enlatados e fermentação;
- raramente exposto a doenças;
- resistente à geada.
Pragas e doenças
O repolho Podarok é resistente a doenças.Se tomates, alho e cebola crescem próximos a ele, então as doenças características das plantas não têm medo dele. As pragas podem causar mais danos ao repolho. Mas você também pode combatê-los usando métodos populares. Vamos dar uma olhada nas pragas de insetos mais comuns e como se livrar delas:
- Os pulgões são considerados os mais perigosos para o repolho. Se danificar a planta, a colheita não pode ser salva. Portanto, é melhor prevenir o perigo do que tentar enfrentá-lo mais tarde. Existem muitas medidas de controle, inclusive populares: solução de sabão, infusão de alho.
- Besouros pulgas crucíferos roem as folhas, fazendo com que o repolho murche e seque. Você pode combatê-los eliminando as ervas daninhas em tempo hábil.
- A mosca do repolho come as raízes da planta. Para combatê-lo, use cinza, pimenta ou tabaco, acrescentando-os soltando o solo.
- Caracóis e lesmas comem raízes e folhas. Você pode exterminá-los criando sapos em sua dacha; eles comem essas pragas com prazer. Os canteiros também são polvilhados com cascas trituradas, cal e cinzas. Essas medidas ajudarão a se livrar dos insetos.
- O cutworm é uma borboleta que fica ativa principalmente à noite. Coloca larvas na maioria das culturas hortícolas. A lagarta come cabeças de repolho e deixa seus filhotes nelas. Cavar o solo no outono é considerado o melhor método de prevenção, mas a pulverização com produtos químicos também tem um bom efeito.
Colheita e armazenamento
A couve é colhida no 125º dia a partir do momento dos primeiros brotos. Setembro-outubro é a melhor época para coletá-lo. É melhor começar em um dia fresco e nublado, com temperatura de 4 a 7 graus. Cabeças de repolho cortadas nesse clima durarão mais.
O repolho é arrancado do solo pela raiz e o toco é cortado com uma faca, deixando 3 a 4 centímetros. Depois disso, as cabeças de repolho são classificadas:
- os mais soltos são usados para decapagem;
- os densos são armazenados.
Armazenar na cave em prateleiras de madeira a uma temperatura de +1–5 °C. A umidade do ar deve ser de 90–98%.
Avaliações de jardineiros
Cada produto encontra seus apoiadores e oponentes. O repolho não é exceção. A maioria das críticas sobre o Presente são positivas. Falam dela como uma variedade antiga e confiável, que armazena bem e não perde o sabor até a primavera.
Fica saboroso quando em conserva e dá excelentes rolinhos de repolho. Não há problemas ou dificuldades durante o processo de crescimento. Porém, não gosta de seca e é considerada a cultura preferida de borboletas e pragas.
Mas algumas pessoas também escrevem críticas negativas, por exemplo, junto com o Podarok, uma pessoa cultivou outra variedade, e o Podarok apresentou resultados muito piores do que seu análogo, e as pragas causaram danos significativos à colheita. Mas talvez isso seja uma coincidência ou consequências de cuidados incorretos com a colheita. Basicamente, todos os jardineiros recomendam o repolho Podarok para cultivo.