Como depenar um ganso em casa de forma rápida e fácil, 7 métodos e regras

Como depenar rapidamente um ganso é conhecido por aqueles que criam aves há muito tempo, incluindo gansos. Existem muitas técnicas, elas se dividem em secas e também com uso de umidade. Proprietários de gansos experientes sabem que o principal é escolher o momento certo para o abate. Depenar uma carcaça é considerada uma tarefa trabalhosa que requer habilidade e paciência. Durante o processo, é importante não estragar a penugem e as penas, pois podem ser utilizadas na confecção de travesseiros e cobertores.


Preparando um ganso para o procedimento de depenagem

Antes de enviar as aves para abate, devem ser tomadas uma série de medidas preparatórias. Por exemplo, 12 horas antes do procedimento, você deve enviar o ganso para um quarto escuro e seco para que o pássaro não manche a plumagem ou bique os excrementos. Um dia antes, o ganso é levado a um lago para nadar e depois, em vez de água, dão-lhe uma solução fraca de sal para limpar o intestino. A última alimentação é feita 12 horas antes e a água é dada 6 horas antes do abate.

A técnica correta preserva a apresentação da carcaça
A técnica correta preserva a apresentação da carcaça

Após o abate, levará algum tempo para que o sangue escoe gradualmente da carcaça. Ela fica suspensa pelas patas por vários minutos. Nesse período, o sangue escoa completamente, o trabalho posterior com a carcaça fica muito mais fácil e a carne adquire uma apresentação atraente. Ao mesmo tempo, a gordura subcutânea endurece um pouco, o que evita danos à pele durante o processo de retirada das penas.

Para que o procedimento seja rápido, é importante escolher com sabedoria o momento do abate. Segundo a tradição, o procedimento começa imediatamente após o término da muda, pois nesse período é mais fácil a retirada da pena. A prontidão é determinada simplesmente levantando a asa do ganso e passando a mão por baixo dela na direção contrária ao crescimento das penas. Se os chamados tocos que permanecem após a troca das penas forem sentidos na palma da sua mão, então a muda passou e você pode começar a abater a ave.

Como depenar rapidamente um ganso em casa

Antes do abate das aves, o proprietário seleciona um método adequado para a remoção das penas. Existem muitos métodos. Algumas delas envolvem o uso de objetos improvisados. Alguns deles não preservam as penas e a penugem em boa forma durante o processo de depenagem. Você deve saber disso com antecedência se planeja usar este material valioso no futuro.

Método seco

Depenagem a seco
Depenagem a seco

O método seco é utilizado somente após o abate. A vantagem deste método é que não requer equipamentos especiais. Todo o procedimento é realizado manualmente. Primeiro você precisa amarrar as asas e pernas da carcaça com uma corda. Em seguida, você precisa colocá-lo convenientemente em alguma superfície, por exemplo, uma mesa. Você precisa depenar o ganso com as mãos, começando pelas penas grandes e terminando com as penas pequenas.

Você precisa entender que as penas grandes ficam mais presas à pele, por isso será mais difícil lidar com elas. Primeiro de tudo, você deve começar pelas asas e pela cauda. Em seguida, passe para o peito, pescoço e pernas. A cauda é processada por último. As penas retiradas das axilas da asa devem ser descartadas. Você pode jogá-los fora.

Especialista:
Ao escolher este método de depenagem, é importante lembrar que ele fere gravemente a pele da carcaça, pois está sujeita a intensa exposição.

escaldante

Pré-escaldamento da carcaça
Pré-escaldamento da carcaça

A técnica de escaldagem é popular porque apresenta uma série de vantagens. O método é considerado o mais rápido e eficaz de todos, pois as penas são facilmente removidas após o escaldamento, enquanto a pele fica elástica pela exposição à água fervente. As desvantagens incluem: dificuldade em retirar a caneta quente e impossibilidade de utilizá-la após se molhar.

Algoritmo de ação correto:

  1. Prepare uma bacia de metal e uma chaleira.
  2. Aqueça a água a 80°C.
  3. Amarre as asas e pernas do pássaro com corda ou arame.
  4. Coloque o ganso em uma bacia de metal e despeje a água quente da chaleira até ficar completamente imerso.
  5. Retire a carcaça e inicie imediatamente o procedimento de depenagem.

Você precisa agir rapidamente antes que a pele da carcaça do ganso esfrie.

Maneira fria

O uso do método a frio também não requer o uso de ferramentas ou ferramentas especiais. Basta colocar a carcaça do ganso na geladeira ou em outro local frio. 3-5 horas são suficientes. Só então você poderá limpar a caneta. Desta forma, a carcaça do ganso esfriará após o abate e a gordura subcutânea da ave solidificará. Isso permitirá que você remova as penas com muito mais eficiência e rapidez.

Uma nuance importante: para evitar a contaminação da pena, deve-se colocar um pequeno pedaço de algodão no bico da ave. A popularidade desse método é que durante o procedimento você pode classificar simultaneamente a pena por tamanho, economizando tempo no futuro. Neste caso, a pele do ganso permanece intacta. Este método é frequentemente usado por caçadores contra aves selvagens.

Aplicação de bomba

Carcaças após procedimento de depenagem
Carcaças após procedimento de depenagem

Este método exigirá uma bomba para encher um colchão ou pneus de bicicleta. O procedimento é realizado estritamente em uma sequência específica. Em primeiro lugar é necessário posicionar a bomba corretamente. A mangueira deve ficar na cavidade entre a pele e o pescoço. A carcaça é bombeada com ar até que as penas comecem a subir na pele em sua base. Para evitar que o ar bombeado escape, a garganta da ave deve ser previamente amarrada com uma corda.

É importante começar a remover as penas pelo dorso, passando gradualmente das penas grandes para os exemplares pequenos e depois para baixo.

Usando um ferro

Você pode remover a pena usando um ferro com função de vapor. Porém, além disso, você também precisará de:

  • bombear;
  • corda;
  • um pequeno pedaço de tecido de algodão ou gaze normal dobrado em 3-4 camadas;
  • água fria.

Insira cuidadosamente o tubo da bomba no espaço entre a pele e o pescoço.O pescoço deve primeiro ser amarrado com uma corda. É necessário acionar a bomba até que as penas fiquem na posição vertical. É importante não bombear demais para que a pele não comece a estourar.

Em seguida, molhe um pedaço de pano com água fria e enrole-o completamente em volta da carcaça. Agora você pode passar de todos os lados ativando a função de vapor. O pano pode ser removido quando estiver seco. Você deve começar imediatamente a remover as penas com as mãos, puxando periodicamente o ganso. Se for difícil arrancar alguma parte, o procedimento deve ser repetido, novamente usando ferro e vapor.

Acessórios de perfuração

O procedimento mais trabalhoso, mas ao mesmo tempo mais rápido, para remover uma pena usando uma variedade de acessórios de broca. Este método é utilizado por quem tem um grande bando de gansos. A pinça de perfuração (você também pode usar uma chave de fenda) é fixada na mesa, o aparelho é ligado e a carcaça é limpa.

Removendo uma caneta usando uma furadeira
Removendo uma caneta usando uma furadeira

Antes de iniciar o trabalho, a carcaça pode ser cortada e, no processo de retirada das penas do ganso, é necessário esticá-la, segurando as pernas com a mão. Proprietários experientes limpam uma carcaça em 3-5 minutos.

Técnica fácil de remoção de penas

Recipiente com dedos perfurantes
Recipiente com dedos perfurantes

Os métodos mais simples e rápidos incluem a remoção da pena com um dispositivo especial. A ave deve ser limpa de forma independente após exposição ao aparelho, mas o tempo para o procedimento é significativamente reduzido.

Esses equipamentos podem ser adquiridos em lojas especializadas ou confeccionados com as próprias mãos. Para fazer isso, você precisará de um recipiente de metal cilíndrico adequado. Muitas pessoas usam tambores de máquinas de lavar.

O princípio de funcionamento baseia-se na utilização de peças estruturais especiais em borracha - pinos. Ao girar, eles removem a cobertura de penas do ganso.O dispositivo será especialmente útil para proprietários de um grande número de aves, pois realiza uma grande quantidade de trabalho em pouco tempo.

Cantando os pelos de uma carcaça de ganso após a depenagem

Não importa o método escolhido para a retirada de penas e penugem, após o procedimento a carcaça deve ser chamuscada. Você precisará de um ferro de solda ou maçarico a gás.

Durante esse processo, é necessário esticar um pouco a pele da carcaça para que ela não role. A fuligem deve ser evitada, por isso não coloque o pássaro muito perto da chama. Se isso ainda acontecer, é necessário enrolar a carcaça em farelo ou farinha de trigo. Desta forma, evita-se o aparecimento de sabor e cheiro característicos.

Coletando penas de pássaros vivos

As penas de um ganso vivo são coletadas durante o período de muda. Neste caso, apenas as penas velhas são removidas. Antes de iniciar o procedimento, é necessário amarrar o pássaro. Apenas o peito e as costas devem ser arrancados. Porém, não é possível remover todas as penas de uma vez, pois a ave sentirá desconforto. Se aparecer sangue na pele durante o processo, interrompa a manipulação.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim