Muitos agricultores e caçadores sabem depenar um pato rapidamente, mas nem todos sabem que não é fácil realizar o procedimento com eficiência. Existem vários métodos de processamento de carcaça, cada um com características próprias. Você pode escolher um método de depenagem com base no fato de ter algumas ferramentas e recursos em mãos, bem como em suas próprias preferências.
Preparação de carcaça
Em primeiro lugar, é preciso entender que existem critérios pelos quais se deve escolher o período de abate de um pato. Você precisa se concentrar na idade. A melhor época para abate de uma ave é de 60 a 70 dias.A essa altura, os patos estão totalmente emplumados, mas as penas de voo ainda não estão totalmente formadas.
Quando atingem um determinado tamanho, é conveniente removê-los. Mas você não pode esperar mais, porque será difícil arrancar. Além disso, permanecerão tocos na pele, o que piorará a aparência e o sabor da carne.
É importante abater corretamente. Esta é a base para um processamento subsequente rápido e de alta qualidade. A ave não precisa ser alimentada antes do abate. O pato fica privado de comida por 12 horas e é mantido separado do rebanho. O pássaro é morto com um golpe na cabeça e depois a garganta é cortada com uma faca afiada. O sangue deve escoar em 10 minutos, após os quais a carcaça é considerada pronta para novas ações.
Recomenda-se retirar a carcaça para uma câmara fria. Um local onde a temperatura não exceda 5 °C, por exemplo, uma geladeira ou uma adega, é adequado. Isto permitirá que a gordura se solidifique e a carne adquira um aroma característico. Depois disso, a carcaça da ave pode ser eviscerada e a depenagem pode começar.
Ferramentas necessárias
Para o procedimento de evisceração você precisará das seguintes ferramentas e itens:
- papel, tecido ou filme para revestimento de pisos internos;
- sacos, bem como caixas, para triagem de plumagens de diversas estruturas durante o processamento, inclusive penugem;
- água corrente;
- água fervente para o método quente;
- panela grande;
- faca, tesoura, pinça ou alicate.
Alguns métodos requerem cera e ferro. Independentemente do método de arrancada, é necessário preparar um pano limpo e um recipiente com água.
Métodos de arrancar
Existem muitas maneiras de depenar carcaças. No entanto, é importante escolher um simples e eficaz.É preciso cuidar da segurança da pele, caso contrário será difícil processar.
Seco
O método seco é considerado o mais simples e acessível. Não é à toa que os caçadores o utilizam desde a antiguidade, depenando caça ainda quente e recém-abatido. Primeiro é preciso preparar o local colocando o piso. A limpeza da carcaça começa com as penas maiores, passando gradativamente para as menores. O procedimento deve ser realizado no sentido do crescimento das penas.
Por último, o pescoço e o peito são arrancados. As penas menores e mais finas estão localizadas ali. Em seguida, você precisará limpar a penugem da pele. Isso é feito de duas maneiras - usando uma faca e farinha ou chamuscando levemente. Durante o procedimento, é necessário garantir que a gordura subcutânea não vaze.
Depois de escaldar
O método de escaldagem pode ser usado algumas horas após o abate. Uma das regras é não usar água fervente para escaldar. Freqüentemente, causa o rompimento da pele da carcaça, impossibilitando a depenagem posterior. Você precisa se preparar com antecedência:
- panela espaçosa;
- chaleira;
- faca e pinça;
- sacos para penas, penugem ou caixas.
Coloque a carcaça em um recipiente de tamanho adequado. Aqueça a água na chaleira a uma temperatura de 80 °C. Para derramar o pato sobre a pele, é necessário levantar as penas. Como resultado, a carcaça deve estar completamente coberta com água quente.
Deixe o pato por 15-20 minutos, depois retire-o e depene-o, movendo a mão contra o crescimento das penas. Durante o processo, é necessário garantir que a pele fina não rasgue.A penugem residual pode ser chamuscada.
Usando uma bolsa e um ferro
Para depenar um pato dessa forma, além de um saco e um ferro, você precisará de uma tigela com água quente. O algoritmo de processamento é o seguinte:
- Mergulhe o saco de tecido em água quente por 10 minutos e depois torça.
- Coloque a carcaça em um saco e amarre bem.
- Mergulhe-o em um tanque com água quente por 10 minutos.
- Pré-aqueça o ferro à temperatura mais alta possível.
- Passe a carcaça em um saco úmido.
- Retire o pato e aperte as penas na direção do crescimento.
Durante a execução, é importante garantir que a carcaça seja totalmente tratada termicamente com ferro.
cantando
O método de chamusco é utilizado quando é impossível remover penas inteiras. Neste caso, é necessário limpar as penas da carcaça e chamuscar as penas restantes. Um queimador de gás, combustível seco ou outra fonte de fogo é adequado para isso. Durante o chamusco, deve-se esticar o pato, endireitando as dobras para melhor retirada das penas. Não há necessidade de aproximar a carcaça do fogo - as penas e a penugem devem estar apenas ligeiramente carbonizadas. É importante realizar o tratamento rapidamente para que a pele não queime e a gordura não vaze.
Usando cera
Esta opção de remoção de penas é utilizada por caçadores, mas também é adequada para uso doméstico. Você precisa estocar um pequeno pedaço de parafina com antecedência. Primeiro, as asas são removidas e depois as penas são puxadas da cauda. A seguir, você deve limpar as penas maiores do corpo.
Derreta a cera em uma panela. Coloque o pato ali. A cera deve envolvê-lo completamente. Em seguida, transfira para um recipiente com água fria para que a cera adira à pele da ave. Retire o pato e aperte-o com as mãos para que a cera se quebre. Remova cuidadosamente a carcaça da parafina e das penas restantes. A vantagem deste método é que não é necessária mais chamuscação.
Usando um bico
Além dos métodos manuais, existem também os mecânicos. Eles podem ser usados em casa usando vários dispositivos. As aves são frequentemente depenadas com uma furadeira e depenadores de dedo. Porém, eles observam que a qualidade do processamento é muito prejudicada, já que a velocidade de depenagem da máquina de depenagem é alta. Não será possível retirar uma pena sem tocos.
Arrancar no campo
O método é utilizado por muitos caçadores que precisam realizar o procedimento de forma rápida e manual. As penas não precisam ser arrancadas, são cortadas junto com a pele. Leva um mínimo de tempo. Mas o pato cozido não terá a pele crocante que os amantes da caça apreciam.
A penugem deve ser preservada?
A penugem natural de pato é de grande valor, por isso é importante mantê-la em boas condições. Penas e penugens são usadas para jaquetas, cobertores são costurados com elas, mas mais frequentemente são coletadas para fazer travesseiros. Você pode se livrar da sujeira e da gordura das penas usando sabão em pó, mergulhando-as em água.
Após apenas 10 minutos, a pena pode ser lavada e seca colocando-a em um saco de tecido e pendurando-a em local bem ventilado. O conteúdo precisa ser agitado periodicamente. O material de alta qualidade tem uma longa vida útil, podendo ser usado por até 10 anos.