Mesmo os iniciantes na avicultura se dedicam à criação de codornas em talhões, já que essas aves são despretensiosas e não requerem uma grande área de espaço. As codornizes apresentam alta produtividade, enquanto os custos de cuidado e manutenção são mínimos. Isso explica a popularidade dessas aves. As codornizes são criadas para produzir ovos e carne dietética com sabor único. Assim, a rentabilidade deste tipo de avicultura é elevada.
Prós e contras de codornas
Apesar das perspectivas brilhantes, antes de criar codornas, você deve descobrir algumas das nuances que os iniciantes costumam encontrar. É necessário esclarecer quais são as condições necessárias para as aves, sua dieta alimentar, para que o negócio traga lucros regulares.
As aves são criadas para produzir ovos e carne, mas a alta produtividade é impossível sem seguir certas regras.
Entre as vantagens da criação:
- pequeno capital inicial;
- primeiro lucro rápido;
- a possibilidade de obter não só carne e ovos, mas também aves vivas, que também podem ser comercializadas;
- a ave é despretensiosa no cuidado e possui alta resistência a doenças;
- concorrência fraca;
- tal negócio não requer uma área significativa e um grande número de pessoal para cuidar da fazenda.
Os aspectos negativos da criação incluem: aumento da sensibilidade das codornas ao microclima interno, iluminação e níveis de ruído. Os agricultores devem ter em mente que o mercado consumidor ainda não se desenvolveu e a procura não é sustentável, pelo que levará tempo para estabelecer a distribuição dos produtos.
As raças mais populares
A criação deve começar estudando as raças e determinando a direção. Para obter carne, são utilizadas aves das raças brancas Faraó e Texas. As raças produtoras de carne também produzem ovos, mas em menor grau em comparação com as raças poedeiras. Entre as raças compradas para ovos, as mais populares são as codornas brancas japonesas e inglesas. Existem raças de codornas com ovos de carne:
- Manchúria;
- Estoniano;
- smoking
As raças English White e English Black foram desenvolvidas na Grã-Bretanha. Eles são valorizados pela produção de ovos. Peso da carcaça – não mais que 180 G. Produção anual de ovos – 260-280 ovos gourmet.Eles são caracterizados por uma baixa taxa de desenvolvimento dos pintinhos. O ancestral dessas aves foi a raça japonesa.
A codorna japonesa ou silenciosa é um pássaro pequeno. Distingue-se pela mobilidade incomum, mas é tímido e não tolera ruídos. São difíceis de cultivar porque requerem um ambiente calmo. No entanto, a raça é adequada para criação doméstica por agricultores iniciantes. O peso da carcaça chega a 140 g, a produção de ovos é alta - até 310 peças por ano.
A raça estoniana é baseada em indivíduos das espécies inglesas de codornas e faraós. Os machos se distinguem pela plumagem brilhante e as fêmeas são grandes. A principal característica é a produção precoce de ovos, que dura um longo período de tempo. O abate deve ser feito aos 4 a 5 meses de idade, pois nesse período a carne fica mais macia e suculenta. Produção de ovos – até 300 ovos por ano.
Uma característica distintiva da raça smoking é a sua aparência. As codornizes têm o dorso escuro e o peito branco. A raça é baseada nas espécies inglesas pretas e brancas. O peso da carcaça não passa de 160 G. A produção de ovos começa no 40º dia, são coletados até 300 ovos por ano. As aves são sensíveis ao microclima do aviário.
Comparação de raças de ovos de carne por características principais:
Requisitos básicos para manutenção e cuidados
Os agricultores devem ter em mente que uma produtividade elevada só é possível se forem criadas as condições necessárias para as aves. A dieta e algumas medidas preventivas também são importantes, principalmente para os pintinhos recém-nascidos. Porém, vale entender que não é difícil cumprir as condições básicas de cuidado e manutenção.
Iluminação
Uma boa iluminação é importante para codornas, pois afeta a produção de ovos. Em seu habitat natural, as codornizes começam a botar ovos na primavera, quando a duração do dia aumenta. A embreagem final é observada no final de julho. Os responsáveis por isso são os hormônios da glândula pituitária, que são influenciados pela duração do dia e sua intensidade. Você precisa aumentar gradualmente o horário de verão, adicionando 30 minutos de cada vez.
A luz forte é contra-indicada para pássaros. Portanto, uma lâmpada fluorescente não funcionará. Você deve escolher uma lâmpada incandescente de 40 W ou uma variedade fluorescente.
Umidade e temperatura
A umidade interna recomendada não deve ser superior a 75%. Em taxas elevadas, são criadas condições favoráveis para o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, o que é especialmente prejudicial para os pintinhos. A alta umidade afeta negativamente a saúde e a produtividade das aves. Se a umidade do ambiente for muito baixa, as codornas terão que absorver mais água para compensar a perda de umidade da superfície do corpo.
A temperatura ambiente ideal para codornas é de 21 °C. Quando cai abaixo de 16 °C, a produção de ovos cai significativamente. A saúde geral das aves que passam o inverno em aviários sem aquecimento é satisfatória, mas é necessário evitar correntes de ar e umidade no ambiente, além de proporcionar-lhes uma alimentação adequada.
Ventilação
A sala onde as codornas serão mantidas em gaiolas deve ser dotada de ventilação de insuflação e exaustão. Ao organizar, você deve pensar com antecedência de onde virá o ar fresco e para onde o ar de exaustão será descarregado. O ar retirado do aviário não deve ser devolvido.
Em detalhe, para cada quilograma de peso de codorna são necessários pelo menos 5 m2/hora no verão, no inverno – 1,5 m2/hora. O sistema de ventilação deve ser manuseado com delicadeza, pois as aves não respondem bem à circulação excessiva de ar.
Células
É mais conveniente manter codornas em gaiolas. Eles podem ser adquiridos em uma loja especializada ou feitos por você mesmo. A forma e o tamanho podem ser escolhidos a critério do agricultor, mas é desejável que pelo menos 100 cm por codorna adulta2.
A altura da gaiola não deve ultrapassar 25 cm, pois as aves pularão e poderão se machucar.
O piso deve ser feito com leve inclinação, sendo importante também providenciar uma bandeja para coleta de lixo. Comedouros e bebedouros são fixados na parede frontal. As codornizes não precisam de poleiros e ninhos - os pássaros põem os ovos no chão. Em seguida, eles passam por uma ranhura especial. Se o gado for grande, os agricultores usam gaiolas de vários níveis, que também fazem com as próprias mãos.
Comedouros e bebedouros
Os comedouros são colocados fora da gaiola, caso contrário, isso causará a dispersão dos alimentos. No entanto, as aves devem ter livre acesso a eles. A altura ideal do alimentador é de 6 a 7 cm, é aconselhável que seja em aço galvanizado para evitar corrosão. Um tubo de plástico com furos para as cabeças também é adequado para esse fim. O comprimento do comedouro deve ser baseado em 0,4 cm por indivíduo.
Os recipientes para bebidas são feitos de aço inoxidável. Um pré-requisito é exclusivamente água limpa. Os bebedouros são colocados tanto no exterior como no interior, mas devem ser ligeiramente elevados acima do chão - assim a água ficará muito menos poluída. Os bebedouros e comedouros devem ser mantidos diariamente, limpando-os.
O que alimentar o pássaro
A comida de codorna deve ser balanceada. Somente nesta condição a produtividade será a esperada pelo proprietário.Ao comprar ração, leia atentamente a composição da mistura. Deve atender aos requisitos necessários.
Falta de substância | Consequências |
Proteína | Baixo nível de produção de ovos
Temporada de reprodução atrasada |
Fósforo
Cálcio |
Raquitismo
Produção reduzida de ovos |
Manganês | Distúrbio de desenvolvimento do tornozelo |
Vitamina D | Diminuição na qualidade da casca do ovo
Reduzindo o número de pintinhos nascidos |
Vitamina E | Diminuição do número de óvulos fertilizados
Reduzindo o número de codornas eclodidas |
Adultos
Um adulto deve receber diariamente:
- de culturas de grãos - milho, aveia, cevada;
- vegetais - batatas cozidas e cruas, cenouras, repolho;
- gordura de peixe;
- ração de frango;
- trevo, alface, gérmen de trigo, sementes de girassol;
- farinha de peixe.
Uma vez por semana, as codornas precisam ser alimentadas com cascas trituradas, giz e cascas trituradas.
Pintinhos
Codornas recém-nascidas recebem ovos cozidos esmagados e queijo cottage. Além disso, os pintinhos são alimentados com ração inicial, que contém os componentes necessários aos bebês. Você pode transferir pintinhos para alimentação de adultos a partir das três semanas de idade. As galinhas só devem ter água morna fervida em seus bebedouros. Durante os primeiros dias após o nascimento, devem ser adicionados medicamentos antibacterianos à água.
Regras de criação
Para criar codornas, você precisa criar uma família de codornas. Geralmente há um homem e três mulheres. Você precisa comprar animais jovens com 1 a 2 meses de idade. Nesse período já é possível determinar o sexo da ave.
Se você selecionar ovos para incubação, é importante prestar atenção à sua qualidade:
- eles devem ser fertilizados;
- retirado de uma codorna saudável com idade entre 2 e 10 meses;
- seu peso deve ser de 9 a 11 g;
- A duração do armazenamento não é superior a uma semana.
Somente sob tais condições surgirão descendentes saudáveis que poderão ser criados posteriormente. A duração da incubação dos ovos de codorna é de 17 dias. O procedimento de incubação leva até 6 horas. O cultivo subsequente continua em uma chocadeira com lâmpada infravermelha.
Saúde de codorna
A saúde das codornas recém-nascidas depende em grande parte de cuidados adequados no início. Para os iniciantes, é importante descobrir, antes que os filhotes apareçam, o que os bebês precisarão antes de se tornarem independentes.
Idade em semanas | Temperatura, °C | |||
Na sala | Sob a lâmpada | |||
1 | 30 | 38 | ||
2 | 25 | 34 | ||
3 | 21 | 21 |
As doenças aparecem por vários motivos:
- dieta desequilibrada;
- falta de atendimento competente;
- falta de luz e condições incorretas de temperatura;
- más condições de vida.
O proprietário deve ser alertado para penas eriçadas, falta de apetite, letargia e inclinação da cabeça.
Preparação para abate e abate
A preparação para o abate envolve a eliminação de água e ração para permitir que a ave esvazie o intestino. Isso deve ser feito 12 horas antes do abate.
Erros de criação de codornizes
Os principais erros cometidos pelos iniciantes na avicultura são a alimentação, os cuidados e a manutenção inadequados das codornas. Muitos agricultores novatos acreditam que, se as aves não forem caprichosas, não há necessidade de equipar adequadamente as gaiolas e monitorar o microclima. Isto afeta negativamente a produtividade da pecuária e a saúde das codornas em geral.