Descrição das codornas da raça Texas e sua criação em casa

As codornizes do Texas são criadas por agricultores que apreciam não apenas os benefícios dos ovos, mas também o sabor da carne tenra na dieta. Aves adultas ganham até 800 gramas de peso. Por causa dessas propriedades, a raça recebeu o nome não oficial de gigante branco. Cuidar do pássaro é fácil. Mesmo os iniciantes podem lidar com a criação de albinos. Mas você precisa conhecer algumas características do conteúdo.


História da raça

Criadores americanos trabalharam para criar a espécie. A raça foi criada no estado do Texas, razão pela qual o nome foi atribuído aos pássaros brancos como a neve. A coloração da codorna veio de seus ancestrais ingleses. Entre a plumagem existem várias inclusões pretas. Em indivíduos de raça pura, uma mancha escura está localizada na cabeça. A presença de 3 marcas é considerada normal. Os texanos herdaram seu grande tamanho da raça japonesa. Hoje, os gigantes brancos são procurados em todo o mundo. Na Rússia, as codornas foram criadas pela primeira vez para produzir ovos. Mas hoje a carne também é popular no mercado consumidor.

Aparência e desempenho de codornas do Texas

As codornizes do Texas têm uma série de características externas distintas:

  1. O corpo da ave é grande, com peito saliente e costas retas.
  2. O tamanho da cabeça é pequeno.
  3. A tonalidade rosada do bico não é apenas um sinal da raça, mas também uma característica da saúde da ave.
  4. A plumagem espessa é branca com uma mancha preta no topo.

Os texanos são as maiores espécies de codornizes. Os albinos crescem rapidamente. Tabela de peso que as aves ganham por semana:

Idade, em semanas Peso corporal, g
1 30
2 até 150
4 até 260
6 até 390
8 400 e mais

As fêmeas são geralmente maiores que os machos. E representantes de outras raças, as codornas do Texas são uma vez e meia maiores em tamanho. Com muito cuidado, os gigantes ganham de 700 a 800 gramas de peso. As aves começam a botar ovos quando têm quase 2 meses de idade. Em média, a produção de ovos por ano é de 260 ovos, pesando 16 gramas cada, ou 4 por semana.

Vantagens e desvantagens

Os texanos comparam-se favoravelmente com outras codornizes. Mas, junto com as vantagens, os pássaros também apresentam desvantagens.

Vantagens e desvantagens
Ganho de peso rápido.
O rendimento da carne após o abate chega a 260 gramas.
Mais cedo, o início da produção de ovos.
Produtos de alta qualidade.
Caráter calmo.
Pouco exigente para as condições de vida.
Produção média de ovos. O peso do produto é de cerca de 13 gramas, às vezes até 20. Mas ovos que não pesam mais que 11 gramas são adequados para incubação.
Baixa atividade sexual e, consequentemente, uma pequena porcentagem de fertilização. Para 1 codorna, geralmente não são compradas mais de 2 fêmeas.
Filhotes fracos. As taxas de sobrevivência raramente são superiores a 70%. Os animais jovens requerem maior atenção e cuidado.
Aumento do consumo de alimentos.

Também é difícil distinguir um macho de uma codorna até certa idade. As características sexuais aparecem na hora de botar ovos.

Como distinguir uma mulher de um homem?

Entre os animais jovens, durante os primeiros 2 meses de vida, machos e fêmeas têm a mesma aparência. As raças de frangos de corte amadurecem aos 50 dias de idade. Para descobrir o sexo de uma codorna do Texas, você precisa:

  1. Pegue o pássaro nas mãos e coloque-o de costas.
  2. Espalhe cuidadosamente as penas na região do canal anal.
  3. Nas mulheres, a área ao redor da passagem é rosada e lisa.
  4. O órgão genital masculino parece uma pequena protuberância, quando pressionado sai uma pequena quantidade de espuma branca.

Codorna do Texas

Um sinal indireto do gênero feminino é um chilrear mais melódico. Codornas emitem sons agudos e abruptos.

Características de manutenção e cuidados

Calmas e pacíficas, as codornas do Texas requerem poucos cuidados. Mas isso não significa que os agricultores não devam cumprir as regras durante a criação.

Iluminação

Ao mantê-los em casa, eles prestam muita atenção às questões de iluminação. Codornizes do Texas não gostam de luz forte. É preferível escolher um quarto com janelas viradas a sul ou a nascente. Cubra as aberturas com malha ou pano leve. Mas os pássaros perceberão negativamente o início precoce da escuridão.O dia do gado dura até 18 horas. Após o pôr do sol, várias lâmpadas com potência de 40, no máximo 60 W são acesas. Aves recém-nascidas precisam de luz o tempo todo.

Ventilação

O ar no curral das codornas deve ser fresco, para que o ambiente seja ventilado e a ventilação monitorada. Para pássaros lentos, caminhadas em um quintal espaçoso são benéficas. Em condições de superlotação, frangos grandes começam a mostrar sinais de inquietação. Para proteger contra ratos, cães ou gatos, é melhor cercar a área com uma cerca de malha. Um dossel protegerá as codornas do Texas do sol forte.

Células

Ao manter as aves em gaiolas, uma série de condições são observadas:

  1. Para cada indivíduo é alocado um compartimento medindo 35x45 centímetros e até 40 centímetros de altura.
  2. Alimentadores e recipientes de água são instalados na parte externa.
  3. Bandejas retráteis são instaladas para remover o lixo.

Os avicultores também aconselham manter as codornizes separadas por sexo. As gaiolas para galinhas poedeiras são equipadas com coletores de ovos para evitar o esmagamento do frágil produto.

Temperatura

A produtividade das codornas do Texas é afetada pela temperatura. O frio faz com que os pássaros se amontoem. A tensão e o nervosismo muitas vezes levam a lesões. O excesso de calor tem um impacto negativo no bem-estar. No calor, os pássaros sentem falta de ar. Uma temperatura confortável é de 20°C.

Umidade do ar

Os níveis de umidade afetam a saúde das aves. 60-70% é considerado ideal. O excesso de umidade é prejudicial às codornas do Texas. As aves começam a perder peso, põem menos ovos e podem adoecer.

Dieta

Os gigantes brancos têm um apetite excelente. Com uma dieta balanceada, as codornas do Texas se recuperam rapidamente e atingem altos níveis de produtividade.Os albinos comem até 50 gramas de comida por dia. As aves jovens passam quase imediatamente para a dieta das aves adultas, desde que os produtos sejam bem moídos. Regras de alimentação:

  1. Depois de serem liberadas da casca, as codornas precisam de proteínas. Durante as primeiras 3 semanas, os pintinhos recebem ovos cozidos e produtos lácteos fermentados.
  2. Após 21 dias, adicione verduras e migalhas de biscoitos.
  3. Os pintinhos de um mês já podem adicionar ração composta, bem como farinha de ossos, giz ou restos de peixe moído.

A dieta de codornas adultas inclui:

  1. Alimentos compostos à base de cereais.
  2. Vegetais cozidos. Cenouras e purê de batata são especialmente úteis.
  3. Grama fresca.
  4. Óleo de peixe e outros suplementos minerais.
  5. Sal e peixe marinho para galinhas poedeiras.

Os próprios agricultores fazem misturas alimentares ou compram kits prontos, cuja composição é cuidadosamente balanceada.

Abate e abate

Para a criação de codornas do Texas, são selecionados exemplares com características de raça pura. Essas aves são geralmente brancas com raras manchas escuras. Os melhores são considerados aqueles com um número mínimo de inclusões. Pintinhos pequenos e com atraso no desenvolvimento não são usados ​​para reprodução. Aos 5 meses, as codornas do Texas estão prontas para o abate. A produtividade das galinhas poedeiras diminui aos seis meses de idade. Não é aconselhável cultivar gigantes brancos por mais de 6 meses.

Codorna do Texas

Sutilezas da criação

3% das galinhas poedeiras de codornas do Texas têm capacidade de incubar. Os pintinhos desta raça nascem apenas em incubadoras. Nuances de criação:

  1. Ovos de fêmeas com 10 meses de idade são selecionados para criação. Em codornas adultas, a taxa de fertilização é significativamente menor.
  2. Os produtos são coletados dentro de uma semana e armazenados a 20 °C antes de serem armazenados.
  3. Você não precisa virar os ovos na incubadora.
  4. A pinta em massa de pintinhos ocorre no 17º dia.

Os bebês são deixados na câmara para secar por 2 horas. Se codornas recém-nascidas forem imediatamente transferidas para uma chocadeira, as penas molhadas ficarão grudadas e endurecerão. Isso geralmente causa a morte de bebês.

Doenças frequentes

Codornas do Texas são mais suscetíveis a doenças do que outras raças. A maioria dos problemas de saúde surge devido a uma dieta desequilibrada, más condições de vida ou propagação de infecções. A avitaminose é frequentemente observada em aves, e foram registrados casos de canibalismo e calvície.

Os agricultores devem chamar um veterinário se as codornas ficarem inquietas e arrancarem as penas. Outros sintomas perigosos:

  1. Recusa em comer e às vezes beber.
  2. Aparência desgrenhada.
  3. Letargia e vontade de se esconder num canto.
  4. Os olhos costumam estar semicerrados.
  5. Pescoço estendido e cabeça jogada para trás.

Codornizes com esses sinais são imediatamente separadas do rebanho geral. Uma vez estabelecido o diagnóstico, o tratamento começa. Mas, na maioria dos casos, a melhora ocorre após o ajuste da dieta, eliminando correntes de ar, umidade ou outros fatores negativos. É útil fortalecer o corpo das codornas com complexos vitamínicos desde o nascimento. Eles começam a ser adicionados à alimentação dos pintinhos a partir do terceiro dia de vida.

Custo aproximado e onde comprar

Existem 2 variedades de codornas do Texas no mercado. Ao escolher as aves, preste atenção na produtividade:

Indicadores Frangos brancos Faraós
Peso do macho e da galinha, g 360 e 450 250 e 300
Produção de ovos por ano, unid. 200 220
Massa de ovo, g 15 18

Recomenda-se comprar codornizes do Texas em grandes fazendas que se dedicam à criação de aves em massa ou de comerciantes privados com boa reputação.

Para galinhas poedeiras costumam cobrar até 200 rublos por cada indivíduo.Codornas jovens são ainda mais baratas. O preço dos pintinhos de um dia raramente ultrapassa 50 rublos. Às vezes há ofertas para vender ovos para incubação. O custo desse produto é baixo (15 rublos), mas os riscos são altos. Não há garantias de que as matérias-primas tenham sido obtidas dos texanos. O material também pode não ser fertilizado. As codornizes do Texas estão se tornando cada vez mais populares. Os agricultores não são impedidos pelas dificuldades com a incubação dos pintinhos. Manter aves não é difícil. E a demanda por produtos só aumenta.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim