Descrição e características das codornas da Estônia, criação e cuidados

Muitas raças de codornizes foram recentemente criadas na Rússia. Por exemplo, codornizes da Estónia foram trazidas para o país e criadas desde o final dos anos 2000. A raça é popular entre os avicultores privados. Consideremos a descrição, vantagens e desvantagens, características produtivas da raça. Como manter, alimentar e criar aves de raça pura em domicílios.


Reprodução

A raça Estônia é baseada em duas outras raças – Japonesa e Faraó.A nova variedade foi criada com o objetivo de produzir aves de corte e ovos maiores e mais produtivas. Como resultado, surgiu uma raça que não perdeu o potencial de seus pais, mas adquiriu características valiosas - o peso da carcaça aumentou 40-50%, a taxa de sobrevivência dos pintinhos aumentou para 98%. A carne de codorna da Estônia é mais saborosa, um pouco mais gordurosa, mas tem uma aparência atraente.

Características de aparência e desempenho de aves

A plumagem das codornizes é semelhante à cor das aves selvagens, penas de diferentes tons de marrom, listras pronunciadas no corpo. As mulheres estonianas são 20-25% maiores que os homens. As aves desta raça são ativas, mas tímidas, assustam-se com sons e movimentos repentinos.

Especialista:
O peso médio de um estoniano é de 240 a 260 g, o peso da carcaça é de 180 a 200 g. As codornas podem ser abatidas aos 4,5 a 5 meses, após seis meses o ganho de peso cai. As fêmeas podem botar mais de 300 ovos por ano.

Vantagens e desvantagens da raça

Vantagens e desvantagens
peso pesado;
crescimento rápido;
produção de ovos;
sobrevivência dos pintinhos;
excelentes características da carne.
timidez;
termofilicidade.

Como você pode ver, as desvantagens da raça são insignificantes e não dão aos criadores motivos para recusar a criação da raça.

Como cuidar e apoiar os estonianos?

As codornas da Estônia são mantidas em gaiolas em qualquer sala adequada. Uma gaiola padrão tem 1 m de comprimento, 0,5 m de largura e 0,3 m de altura. Pode acomodar 2 a 3 dúzias de pássaros.

Manter-se aquecido é importante para codornas; a temperatura ambiente deve ser mantida entre 22-25 °C. Já a 15 ˚С a produção de ovos cai, e a 30 ˚С as codornas podem sofrer insolação. Em qualquer época do ano, no ambiente onde está localizada a gaiola, o sistema de ventilação deve estar funcionando ou a janela deve estar aberta. É importante garantir que não haja rascunhos.

A iluminação deve ser fraca; a luz forte irrita as aves, aumenta a agressividade e provoca bicadas. Aos 15 m² m. na sala você precisa colocar 1 lâmpada com potência de 20 W. A duração do dia para codornas é de 16 horas, se for menor, as fêmeas reduzirão a produtividade. Nível de umidade – 60-70%. Quando o ar está seco, os pássaros perdem as penas, ficam com sede e comem pouco.

Codorna da Estônia

Alimentando codornizes

As codornizes da raça estoniana são criadoras de ovos de carne, por isso devem receber nutrientes para produzir carne e formar ovos. O gado é alimentado com ração composta ou, se quiser obter carnes e ovos mais saborosos e ecologicamente corretos, com purê de grãos preparado pela própria pessoa. A composição das misturas inclui não só grãos de diversos cereais e leguminosas, mas também resíduos do seu processamento, vegetais e raízes, que devem ser ralados no ralador fino. A estes ingredientes adicionam-se ervas frescas, bem como giz, conchas ou pré-misturas, que contêm todos os componentes minerais necessários.

É conveniente e rentável alimentar codornizes fêmeas poedeiras com rações especificamente concebidas para galinhas poedeiras. Contém componentes que estimulam a produção de ovos e também contém cálcio, que fortalece a casca. O consumo de ração para 1 codorna da Estônia é de 35 g por dia.

Reprodução e Incubação

Você pode distinguir um macho de uma fêmea pelas características externas e pela plumagem já com um mês de idade. As penas do peito dos machos são de cor vermelha uniforme ou amarelo-ocre, sem manchas. A cabeça e o bico são maiores que os das fêmeas. A estrutura corporal das codornizes é mais graciosa, a plumagem do peito apresenta manchas escuras.

incubação de ovos

Nas aves adultas, o sexo pode ser determinado pela glândula, que nos machos está localizada próxima à cloaca. Parece um tubérculo.As mulheres não possuem essa glândula. Para a criação de raça pura, apenas machos e fêmeas de raça pura da Estônia devem ser selecionados.

Reprodução

Em casa, as codornas não incubam os ovos sozinhas. As codornizes nascem em uma incubadora. Para obter material de incubação fertilizado do gado, são formadas famílias de 1 macho e 4-5 fêmeas. Nessas condições, a fertilização do óvulo chega a 75-80%.

Selecionando ovos para incubação

Os ovos adequados para incubação são coletados dentro de uma semana e devem ser frescos. Selecione grandes e de tamanho acima da média, com cascas intactas e fortes. Sua cor e estrutura devem ser normais. Uma incubadora regular para uso doméstico é adequada para a criação de codornas da Estônia. Modo de incubação: nas primeiras 1,5 semanas, manter a temperatura entre 37,7 e 37,8 °C e a umidade entre 55 e 65%. Em seguida, reduza a umidade para 40-45%. Nas primeiras 2 semanas você precisa virar os ovos, então isso não é necessário.

Em seguida, ajuste a temperatura para 37,3 °C, aumente a umidade para 75%. No dia 16-17 as codornas eclodem. Este processo leva de 1 a 3 dias. Você não pode interferir e ajudar os filhotes a saírem da casca; eles devem fazer isso sozinhos. A taxa de eclodibilidade das codornas da Estônia é alta - 85-90%.

Após a eclosão de todos os pintinhos de codorna da Estônia, eles são colocados em uma chocadeira, onde são criados até completarem 3 semanas de idade. Uma lâmpada vermelha está pendurada acima das codornizes, que irá aquecê-las e iluminá-las. Nos primeiros 5 dias, a temperatura é fixada em 35,5-36 °C, depois durante 9-11 dias - 32,5-33,5 °C, após o que é gradualmente reduzida para 25 °C. Os primeiros 2 dias são alimentados em um pedaço de papel e, em seguida, a comida é colocada em um comedouro raso. Coloque tigelas com água limpa e morna na chocadeira.Os pintinhos são alimentados primeiro de 5 a 6 vezes ao dia e, a partir de 3 semanas, são transferidos para 3 mamadas por dia.

Características de criação de carne

As codornas da Estônia crescem rapidamente e começam a botar ovos já com 1,5 meses. Eles são criados para obter carne por até 3,5 meses. O melhor alimento para frangos de corte é o alimento composto. Fêmeas e machos são mantidos e alimentados separadamente, em gaiolas diferentes. Para isso, determine o sexo de cada indivíduo e separe-os. Quando mantidas separadamente, as codornas da Estônia comem melhor, comportam-se com calma e ganham peso mais rapidamente. Na sala com as gaiolas, pode-se deixar pouca luz para que as codornas possam sempre ver a comida. A alimentação e a água devem estar sempre disponíveis para as aves.

Doenças frequentes

Quando as codornizes da Estónia são mantidas juntas, as doenças infecciosas são comuns. A probabilidade de seu aparecimento e propagação é maior se as regras de manutenção não forem seguidas. Os patógenos se espalham através de roupas de cama sujas, alimentos e água. Para prevenir o desenvolvimento de doenças e distúrbios digestivos, as aves devem ser tratadas com antibióticos. E se a doença já se desenvolveu, inicie o tratamento imediatamente. Na ausência de terapia adequada, você pode perder parte do gado.

Parasitas - helmintos, piolhos e comedores de penas - também representam um perigo para as codornas da Estônia. Eles oprimem as aves, causando diminuição da produtividade. Para não esperar que isso aconteça, é necessário tratar periodicamente o gado com anti-helmínticos e agentes contra parasitas externos.

Onde comprar e quanto custa um pássaro?

Animais jovens, ovos para incubação e aves adultas de codornas da Estônia podem ser adquiridos em fazendas de criação que criam a raça. Lá você também pode obter certificados veterinários confirmando que as aves estão saudáveis.O preço de 1 codorna chega a 50 rublos, porém cada vendedor tem um preço diferente, por isso é preciso verificar os preços antes de comprar.

Recomenda-se comprar codornas da Estônia apenas em fazendas de criação e não em particulares. As granjas têm a garantia de que as aves são de raça pura, e delas é possível obter a quantidade de produtos declarada pelos criadores.

As codornas da raça estoniana podem ser classificadas como variedades promissoras que podem ser escolhidas por avicultores privados para criação doméstica. Você pode manter um pequeno gado para suas próprias necessidades, abastecendo-se de carne e ovos de codorna. Muitos avicultores constroem um negócio de criação de codornas e fazendas abertas. Quando bem organizada, a criação de aves traz lucro e prazer.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim