As codornas são aves populares para a obtenção de ovos e produtos cárneos de alta qualidade. A partir da ave silvestre, que se distingue pela sua constituição pequena e coloração protetora variada, foram criadas muitas raças decorativas e produtivas de codornizes, de maior porte, adaptadas à existência em cativeiro. As mais populares são codornizes Faraó, Manchúria, Inglesas e de smoking; dezenas de híbridos foram criados com base nelas.
Como são as codornizes?
Ao considerar codornas, deve-se descrever a aparência de uma ave migratória selvagem, que deu características a todas as raças existentes. Codorna geralmenteVennaya é a menor espécie da ordem gallinácea, pertencente à família dos faisões.
Características externas da ave:
- peso corporal – 80-130 g;
- comprimento do corpo – 18 cm;
- asas de formato afiado;
- a cauda é pequena;
- patas com quatro dedos sem esporas;
- o bico é pequeno, sem penas na base;
- cor marrom-marrom com manchas e listras claras e escuras.
Os filhotes de codorna nascem fortes e independentes, cobertos por uma penugem heterogênea, marrom claro com manchas e listras escuras. Você pode saber se um filhote é menino ou menina com um mês de idade, quando as penas crescem para substituir a penugem.
As fêmeas são mais brilhantes que os machos e têm mais manchas escuras no peito. Nos machos, a cor do peito é mais próxima da mesma, mas a plumagem da cabeça é mais contrastante, o papo é claro e o bico é escuro. O macho é maior que a fêmea em peso corporal.
O valor avícola das codornas é a maturidade precoce e a excelente produção de ovos. A fêmea põe sua primeira ninhada com 5 a 6 semanas de idade, em um ano, com muito cuidado, pode produzir até 300 ovos. Em termos da relação entre o peso corporal e o número anual de ovos, as codornas são 3 vezes mais produtivas que as galinhas.
Raças de codornizes
As codornizes são criadas para obter carne dietética, ovos saudáveis e também para fins decorativos. As raças de postura têm carne não menos saborosa que as raças de corte, mas seu tamanho corporal é menor e sua aparência é menos atraente do que as raças decorativas.
As características das raças de codornas de diferentes orientações são apresentadas na tabela.
Características da raça | Carne | Ovo | Carne e ovo |
massa corporal | 250-500g | 120-150g | 180-220g |
peso do ovo | 12-18g | 10-13g | 12-16g |
número de ovos por ano | 180-220 peças | 280-320 peças | 220-280 peças |
Ovíparo
Codornas fêmeas que põem ovos são altamente produtivas e começam a botar ovos cedo. As codornas poedeiras são pequenas e não caprichosas em termos de manutenção e nutrição.Eles são criados para produzir animais jovens e vender ovos. Os ovos de codorna são ricos em vitaminas e nutrientes e diferem dos ovos de galinha por serem hipoalergênicos. As fêmeas são mantidas separadas dos machos e alojadas juntas por um curto período de tempo para produzir descendentes.
Raças comuns de codornas poedeiras:
- Japonesas são codornizes criadas por criadores japoneses que mantiveram as cores variadas de seus parentes selvagens. Pesam 130-150 G. É a raça mais produtiva em termos de produção de ovos: as fêmeas começam a pôr ovos às 6 semanas de idade e produzem mais de 300 ovos por ano. Os óvulos são pequenos, pesando cerca de 10 g, mas a taxa de fertilização chega a 95%. A única desvantagem da raça é o baixo peso da carcaça, não ultrapassando 110 g, mas a carne é saborosa, como a de seus parentes silvestres.
- Os brancos ingleses são codornas com uma mutação genética que leva ao aparecimento de plumagem branca. A cabeça dos machos costuma ser decorada com manchas escuras. O peso de um indivíduo é de 160-180 G. As aves põem ovos a partir das 7 semanas de idade e produzem cerca de 280 ovos pesando 10 G. A carcaça tem um aspecto atraente devido à sua pele clara.
- Os negros ingleses são parentes das codornas japonesas com rica plumagem marrom. A codorna é produtiva, grande, pesa 180-200 g, adapta-se a qualquer condição de vida. A quantidade anual de ovos dietéticos com excelente sabor é de 260-280.
Carne
Como a codorna é uma ave pequena, ela é criada principalmente para produzir ovos. Existem apenas duas raças de carne - Faraó e Texas. Ambas as raças de codornizes são resultado de trabalhos de criação. A principal característica da codorna de carne é a carcaça relativamente pesada, atingindo um peso de 300-400 g.
A criação de codornas de corte é benéfica com uma alimentação balanceada e de alta qualidade, que visa acelerar o aumento do peso vivo. Ao mesmo tempo, as aves são completamente despretensiosas em termos de manutenção, as condições não afetam particularmente o ganho de peso corporal.
Para que as aves ganhem peso rapidamente e permaneçam saudáveis, é necessário incluir alimentos vegetais frescos, suplementos vitamínicos e fontes de minerais em sua dieta. Raças de codornas de carne:
- Faraó é o resultado de uma seleção de longo prazo. O peso das aves adultas é de 300-400 G. A cor da plumagem é “selvagem”, como a dos parentes japoneses. As codornizes Faraó são valorizadas pelo seu rápido crescimento e grandes carcaças. As fêmeas começam a botar ovos aos 2 meses de idade. A desvantagem da raça é a produção de 70% de ovos.
- As codornas do Texas são criadas com base nos faraós e se distinguem por seus corpos largos. A plumagem é densa, branca, sendo permitido um pequeno número de manchas escuras. Os pintinhos crescem rápido, chegam a pesar 400 g, alguns indivíduos com bons cuidados podem pesar até 600 G. A carne das codornas do Texas é saborosa e dietética. As aves não são exigentes em termos de alimentação e condições de vida.
Raças de carne
Codornas com ovos e carne são variedades universais de codornas criadas para produzir carne e ovos. O peso corporal das codornizes é médio, os ovoprodutos são fornecidos ao mercado e utilizados na criação de gado.
Representantes de raças universais adaptam-se a quaisquer condições de vida, não são exigentes na alimentação e a alimentação é econômica.
Ao criar aves de corte para abate, é importante determinar o momento ideal. São abatidos indivíduos de 4 a 5 meses de idade e pesando cerca de 150 g, sua carne é suculenta e magra. Raças universais comuns:
- As codornas da Estônia são populares na CEI, criadas com base nas codornas do Faraó e nas codornas inglesas.Distinguem-se pelo corpo arredondado e bem alimentado, pescoço encurtado e pesam em média 250 G. A cor da plumagem é “selvagem”, os machos são mais brilhantes que as fêmeas. As principais vantagens da raça são resistência, rápida adaptação às condições, início da postura a partir dos 2 meses de idade, produção de ovos a longo prazo, alto percentual de fecundação e sobrevivência da prole.
- Os smokings são pássaros híbridos obtidos do cruzamento de ingleses brancos e negros. Machos e fêmeas têm a mesma plumagem: o pescoço, o peito e o ventre são brancos, o resto do corpo é de um marrom intenso. Uma ave adulta pesa 150 g, começa a botar ovos às 7 semanas de idade e produz 260-280 ovos de tamanho médio.
- Os Manchurianos são lindas codornizes douradas. As fêmeas têm mais manchas no peito, os machos têm o pescoço vermelho e a cabeça escura. Uma ave adulta pesa 120-150 g e a produção anual de ovos chega a 280 peças. A segurança da ninhada é alta. As carcaças parecem atraentes devido à pele clara.
- Phoenixes são uma variedade de codornas da Manchúria para frangos de corte. Criado na França, possui plumagem dourada clara. Uma ave adulta pesa 400 g, atingindo esse peso aos 2 meses de vida, mas o rápido desenvolvimento tem impacto negativo na saúde. As fêmeas começam a botar ovos já com 1,5 mês de idade, o peso dos ovos chega a 15-18 g e as carcaças têm um aspecto atraente.
Decorativo
Codornas com bela plumagem são criadas principalmente para decorar jardins e parques. Mas muitas variedades apresentam boa produtividade de carne e ovos, o que possibilita a criação de codornas para produção.
Raças de codornas decorativas:
- Virginianos são pássaros de tamanho médio, de cor marrom-dourada com manchas escuras e claras. A cabeça é decorada com listras brancas. O bico é estreito, como se achatado lateralmente.Os pássaros não são caprichosos na sua criação, podem viver tanto em gaiolas como na natureza e distinguem-se por um carácter calmo e dócil. O número de ovos em uma ninhada chega a 15 peças.
- As codornas pintadas chinesas têm as cores mais interessantes: a barriga é vermelha, a parte superior do corpo e o pescoço brilham em vários tons. O corpo das codornas é pequeno, então a criação de carne é improdutiva. O comportamento das codornizes é territorial; formam-se pares para toda a vida. As aves adaptam-se rapidamente às condições ambientais.
- Codornas californianas domesticadas nos EUA. A ave é grande, com corpo arredondado e massa muscular desenvolvida. A cauda é ligeiramente mais longa que outras raças. A cor da plumagem é original: o dorso é amarelo-esverdeado, o peito é salpicado, o resto do corpo é cinza-azulado, as asas são decoradas com pinceladas brancas e pretas, entre a testa e o pescoço há uma mancha preta com uma borda branca. Uma característica notável da aparência é a crista longa e voltada para a frente.
- Marmoreado é uma variedade de codornas japonesas obtida como resultado de mutação de genes de cor. A plumagem é cinza claro com vagas manchas esfumaçadas. A raça é uma raça de ovo, mas raramente é utilizada para fins de produção, pois a taxa de sobrevivência dos pintinhos é baixa e os adultos são suscetíveis a doenças.
Para criação em casa
Cada um dos nomes de raças de codornas acima é adequado para criação doméstica. Graças ao seu pequeno tamanho, uma ave adulta vive sem problemas num espaço limitado e não necessita de muita comida, o que torna rentável manter vários indivíduos para as suas próprias necessidades. Codornizes se sentem confortáveis em uma gaiola com área de 1 m2, onde cabem até 50 pessoas. As células podem ter vários andares, economizando espaço.
O negócio de criação de codornizes compensa rapidamente.O principal é decidir o rumo, estudar as diferenças de conteúdo entre as raças de carne e ovo.