Regras para criação e criação de codornas no país, detalhadas para iniciantes

Manter e criar codornizes no país é uma tarefa problemática, pois exige o cumprimento de certas regras. Este negócio é considerado lucrativo, mas desde que o agricultor consiga organizá-lo com competência. Se compararmos as codornizes com outros tipos de aves, as primeiras apresentam uma série de vantagens, uma das quais é a resistência às doenças inerentes à maioria das aves.


Seleção de raça

Antes de escolher uma ou outra raça de ave, você deve decidir quais são suas preferências, já que as codornas podem ser de carne ou ovo. Na maioria das vezes, eles desejam criar pássaros tanto para ovos quanto para carne. Para tanto, foram criadas raças de carne de ovo.

Raça Direção Peso do ovo Peso individual Produção de ovos
Texas branco carne 12 350-350 220
faraó carne 15 200-350 200-250
Manchúria carne e ovo 16 250-350 200-220
japonês ovo 12 120-150 300-320
Branco britânico ovo 13 140-180 280

As raças de ovos mais populares incluem codornas japonesas. As fêmeas põem ovos a partir de um mês de idade. Em um ano, um indivíduo pode produzir até 300 ovos, cada um pesando cerca de 12 G. É por isso que esta raça é o padrão para outras espécies de aves. A desvantagem é que as codornizes japonesas não produzem muita carne.

os ovos não estão no feno

Muitos agricultores criam codornas para seus produtos cárneos, porque a carne dessas aves é rica em aminoácidos, minerais e vitaminas. Codorna branca do Texas ganha peso ideal em um mês e meio. O peso da fêmea chega a 500 g, o do macho - até 400 G. Graças à plumagem branca, a carcaça tem aspecto comercializável. No entanto, a produção de ovos é baixa – apenas 220 ovos por ano. Outra desvantagem é a dificuldade em determinar o sexo.

carcaças de carne

A raça estoniana é versátil e perfeita para criação em larga escala. Entre as principais vantagens: alto percentual de fertilização, rápido ganho de peso, produção de ovos dura até 1,5 anos. As aves têm características sexuais bem desenvolvidas.

plumagem de pássaro

Conveniência econômica

A criação de codornas não é um negócio caro. A maior parte dos recursos é gasta na compra de animais jovens. Serão necessários alguns custos financeiros para a construção de um quarto, caso não exista no território da dacha, bem como para a montagem de gaiolas para pássaros.Outras despesas são insignificantes. Basicamente, o agricultor terá que comprar ração.

ovos em uma bandeja

O acompanhamento do mercado permite-nos tirar uma conclusão sobre o valor dos produtos (ovos e carne), pelo que apresentam um elevado nível de vendas. A rentabilidade da produção de codornas é superior a 200%.

Escolha do local para o aviário, período de manutenção

Não há necessidade de construir um grande cômodo para um aviário. Um celeiro forte, bem iluminado, quente e sem correntes de ar é o suficiente. É importante que esteja localizado em terreno plano, de preferência em uma pequena colina. O edifício deverá ser construído a alguma distância do edifício residencial e das despensas, pois as codornizes são aves bastante nervosas e necessitam de um ambiente calmo.

Você não deve colocar codornas perto de outros animais, pois elas podem ser agressivas com os pássaros. Se pretende fazer um local para passear, é aconselhável que o rebanho caminhe à sombra, entre relva e pequenos arbustos.

galinheiro no quintal

O período de guarda das aves depende de quanto tempo o proprietário pretende ficar na dacha. Em média, levará de 2 a 3 meses para engordar a carne. Você pode manter as aves o ano todo e, ao final da postura, enviá-las para o abate, recebendo produtos cárneos.

Prós e contras da manutenção da dacha

A criação de codornizes no campo apresenta uma série de vantagens, uma das quais é a área mínima das instalações. Mesmo que o terreno da dacha seja muito pequeno, ele acomodará um galpão e uma área para caminhadas. Outras vantagens de manter codornas no campo incluem:

  • alto grau de precocidade das aves;
  • resistência a doenças características das aves;
  • despretensão na manutenção, cuidado mínimo.

Existem desvantagens: as codornizes têm um baixo instinto para chocar ovos, os pintinhos muitas vezes morrem, então a eclosão completa só é possível em uma incubadora.

Condições necessárias

Independentemente do tamanho populacional planejado e da duração do período de manutenção, as aves precisam criar condições para uma boa produção de ovos e ganho de peso. O cumprimento das normas é importante para as aves, caso contrário existe uma grande probabilidade de morte de pintinhos, desenvolvimento de doenças e diminuição da produção de ovos.

Temperatura, umidade, luz, ventilação

O teor ideal de umidade na sala é de 60 a 70%. Se o ambiente estiver muito seco, a produção de ovos de codorna diminui, a plumagem torna-se quebradiça e a saúde piora. Em ambientes muito úmidos ou com correntes de ar, os pássaros muitas vezes adoecem e morrem.

As luzes estão acesas

A temperatura no celeiro deve estar entre 17-23 °C. Se a temperatura cair vários graus, as codornizes podem morrer. É importante tentar não permitir mudanças em nenhuma direção, pois isso afetará muito a produtividade e a saúde das aves. Para os agricultores iniciantes, é importante compreender, na fase inicial, quão vital é um microclima apropriado para codornas.

Outro fator importante para as aves é a iluminação. A luz do celeiro deve ficar acesa por 17 horas. No entanto, você não deve colocar a fonte de luz muito perto da gaiola. No verão, a luz natural é suficiente. Quando a luz do dia é curta, recomenda-se o uso de lâmpadas incandescentes. É importante saber que com iluminação 24 horas por dia, as codornas põem melhor os ovos, mas perdem rapidamente seus recursos.

A ventilação deve garantir um fluxo constante de ar fresco da rua. No verão, basta instalar um ventilador com exaustão de ar.Você também pode fazer um capuz natural, principalmente se a população for alta.

gaiola para animais

Gaiolas e gabinetes

As gaiolas devem ser o mais compactas possível, com piso inclinado para que os testículos rolem para fora da gaiola. Como as codornizes são pássaros saltadores, o desenho não deve conter cantos ou peças pontiagudas. Lacunas excessivamente grandes não são aceitáveis.

caixas de ferro

Você mesmo pode projetar e fazer uma gaiola, mas primeiro precisa decidir o número de animais. Para sustentar um grande rebanho, é aconselhável fazer estruturas seccionais de vários níveis que possam acomodar de 20 a 30 aves.

Manter codornizes em um recinto não é lucrativo. Eles não precisam de tanto espaço, além disso, gaiolas espaçosas muitas vezes causam ferimentos aos pássaros, pois eles adoram voar e pular.

Cuidados durante a estação fria

Ao manter os pássaros em sua dacha durante a estação fria, é importante seguir algumas regras básicas. As codornas não devem sofrer correntes de ar, umidade ou exposição a baixas temperaturas. O aviário deve ser isolado antes do início do frio, as fissuras devem ser seladas e os pisos devem ser assentados se ficarem molhados no inverno. É importante cuidar de um sistema de ventilação de alta qualidade e iluminação adicional. É necessário garantir que a temperatura no inverno não desça abaixo de 17 °C.

crescer lâmpada

Um caso especial é a incubação de pintinhos. Antes que apareçam, é preciso fazer uma caixa de madeira forte com porta, colocar uma roupa de cama quente e colocar serragem.

O que e como alimentar

Codornas adultas devem receber diariamente uma mistura pronta de cereais. Separadamente, você precisa adicionar farinha de peixe ou ossos, cascas de ovo trituradas, cascas, areia de rio e giz.Ocasionalmente, verduras picadas, vegetais picados, sementes de girassol e batatas cozidas são adicionados à dieta.

É necessário estabelecer um determinado regime alimentar para as aves - duas vezes ao dia, no mesmo horário. Para manter a gaiola limpa, é necessário colocar o comedouro fora da gaiola, mas de forma que a ave possa alcançar a comida.

pintinhos pequenos

As codornizes devem receber um ovo cozido desde o primeiro dia e, no segundo dia, adicionam-se queijo cottage, ervas e mingau de milho. A partir do quarto dia, a dieta é reabastecida com ervilha, arroz, giz e conchas. De verduras - cenoura picada, trevo, folhas de dente de leão. Eles mudam para uma dieta completa a partir do 30º dia.

Procedimentos de higiene

Para excluir e prevenir doenças infecciosas, é necessário cuidar adequadamente das gaiolas, aviários e equipamentos.

A bandeja sanitária, os comedouros e os bebedouros precisam ser limpos diariamente. Os dispositivos mamilares são desinfetados periodicamente com peróxido de hidrogênio ou solução de ácido cítrico.

A incubadora de aves também é limpa e desinfetada antes da postura dos ovos e após a eclosão dos pintinhos. Para prevenir doenças, os ovos também são tratados com lâmpada de quartzo por 4 minutos.

Sutilezas da criação

A criação de codornas não é um processo fácil, porém, se for bem organizado, o evento torna-se um sucesso. É importante escolher ou fazer a sua própria incubadora, selecionar os ovos, observar os parâmetros e depois, após a eclosão dos pintinhos, criar condições para o seu desenvolvimento.

Escolhendo uma incubadora e ovos

Uma incubadora de frangos é adequada para reprodução. Na postura, são necessários ovos com prazo de validade de 10 dias. O peso dos ovos para raças reprodutoras de ovos é de até 11 g, para raças de carne o peso adequado é de 16 g.É importante prestar atenção à aparência dos ovos - formato, cor, irregularidades e protuberâncias.

incubadora pronta

Uma incubadora é selecionada com base nos objetivos e no número de rebanhos. O dispositivo deve ser selecionado com rotação automática e capacidade de definir a temperatura e umidade desejadas. Para reduzir esse item de custo, você mesmo pode fazer uma incubadora de pássaros.

Colocando ovos e parâmetros necessários

Os ovos são postos na posição vertical ou horizontal. Eles são virados ou enrolados a cada 3 horas. A temperatura ideal na incubadora é de 37-38 °C. Neste caso, é necessário monitorar a temperatura do próprio aviário. Não deve cair abaixo de 20 °C. Uma temperatura vários graus mais alta leva à morte de codornas.

desenhos prontos

Uma das nuances é que o calor deve ser distribuído uniformemente por toda a incubadora. Isto não é fácil porque o ar quente sobe. Para evitar isso, os ovos são trocados e equipados com fontes adicionais de calor. A umidade no aparelho deve ser alterada dependendo do dia da postura.

Chocando pintinhos

surgimento de pintinhos

Os ovos ficam na incubadora por 17 dias, após os quais aparecem pintinhos com peso de até 12 G. Assim que a plumagem seca, os bebês são transferidos para uma chocadeira com lâmpada e piso aquecido. A temperatura na chocadeira deve ser de pelo menos 36 °C. Então deve ser reduzido gradualmente. A partir da quarta semana de vida das codornas, deve estar entre 20-22 °C.

Entre os erros comuns, após os quais a porcentagem de eclosão de codornas diminui, estão a violação do regime de incubação, trocas gasosas inadequadas durante o superaquecimento e nutrição desequilibrada da fêmea. No entanto, se os requisitos forem atendidos, não surgirão problemas com a incubação das aves. O principal é ter paciência e perseverança, principalmente na primeira fase.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim