A utilização de chocadeira para codornizes permite obter as condições mais confortáveis para o seu normal desenvolvimento. Existem muitas opções de dispositivos prontos à venda. Se desejar, e para economizar dinheiro, você pode fazer uma chocadeira para aves com as próprias mãos. O processo não é complicado, o principal é preparar o material, as ferramentas e seguir um determinado algoritmo de ações.
Para que serve?
A chocadeira de codornas é uma estrutura de madeira em forma de prateleira ou caixa.Tanto folhas de policarbonato quanto de fibra podem ser usadas como materiais. Dentro deste aviário em miniatura existem equipamentos para manter um microclima ideal para as aves. Aqui são fornecidos aquecimento e iluminação para eliminar a possibilidade de hipotermia em codornas recém-nascidas.
Importante! Para que os pintinhos se adaptem rapidamente ao ambiente externo e não adoeçam, não deve ser permitida escuridão ou luz muito forte ou sujeira no interior da chocadeira.
Prós de uma chocadeira caseira
Você pode comprar uma chocadeira pronta no mercado ou em uma loja de animais. Dispositivos de fabricação própria para criação de codornas atendem plenamente aos requisitos de um aviário de alta qualidade, desde que a tecnologia de montagem seja seguida e materiais seguros para os pintinhos sejam selecionados. Dentre os aspectos positivos da utilização de uma chocadeira caseira vale destacar:
- Orçamento. Montar uma prateleira para guardar aves em casa não é difícil e barato do ponto de vista financeiro. Quase todos na fazenda possuem os materiais necessários: tábuas, fechos.
- Possibilidade de otimizar o aviário para condições específicas. Dependendo do número de cabeças, o próprio proprietário decide o tamanho do dispositivo necessário. Também é mais fácil equipar você mesmo uma chocadeira com bebedouros e comedouros, dependendo da comodidade para as codornas e para o proprietário. As questões de iluminação e aquecimento também são decididas a seu critério pessoal.
- Possibilidade de reduzir o estresse das codornas equipando o galpão com bebedouros e comedouros gotejadores.
- Fácil de fazer em casa.
- Não há necessidade de habilidades específicas para montar o dispositivo.
Manter codornizes em bunkers feitos por você mesmo é tão promissor quanto em aviários industriais. Eles fornecem condições totalmente confortáveis para os filhotes viverem neles.
Requisitos primários
Para o crescimento e desenvolvimento normais dos animais jovens, é necessário usar chocadeiras que sejam capazes de manter um microclima ideal para eles no interior. Dispositivos de alta qualidade atendem aos seguintes requisitos:
- Estabilidade e confiabilidade. O aviário não deve tombar durante o funcionamento, para não ferir os animais jovens.
- Iluminação suficiente. Se faltar luz, os animais jovens não conseguirão se desenvolver normalmente e começarão a adoecer. Nas primeiras semanas de vida, os pintinhos são especialmente sensíveis à duração e intensidade do fluxo luminoso. Para um rápido crescimento e rápida adaptação ao ambiente externo, as codornas precisam de luz vermelha.
- Aquecimento. Graças ao aquecimento eficiente, um microclima ideal é mantido no aviário. Dispositivos de aquecimento infravermelho são mais adequados para esses fins. Sua principal vantagem é a ausência de queimaduras para a geração mais jovem.
- Ventilação adequada. Para que o ar fresco entre na chocadeira, a umidade evapore bem e o cheiro desapareça, ela deve ser equipada com ventilação eficaz. A presença de correntes de ar tem um efeito prejudicial na saúde dos animais jovens.
Ao utilizar dispositivos que atendam plenamente aos requisitos, você pode contar com as perspectivas da geração mais jovem.
Materiais utilizados
Considerando que a chocadeira será utilizada por muito tempo, na hora de montá-la deve-se prestar atenção especial na escolha dos materiais. O design deve ser forte e durável, para:
- Não é racional usar folhas de papelão nas caixas.Este tipo de material não permite a limpeza úmida do aviário ou o tratamento com desinfetantes. Além disso, o papelão não é à prova de fogo e não possui resistência física adequada. A madeira é perfeita para a montagem do corpo, a espessura das tábuas é de 2,5 cm, se for utilizado compensado para a chocadeira a espessura deve ser de 7 a 10 mm. Todos os componentes da estrutura devem ser tratados com preservativos de madeira. Se você planeja usar painel de fibra, primeiro são montadas a moldura e a base e depois o acabamento é feito com lajes.
- O fundo é feito de malha galvanizada de malha fina. Após duas semanas, os pintinhos podem ser transferidos para um recinto comum, onde a malhagem é de 10x10 mm. Para um fundo removível, é preferível usar uma malha com célula de 5x5 mm na criação de codornas recém-nascidas.
- Aquecimento. Para aquecer os animais jovens na chocadeira, vale a pena instalar dispositivos infravermelhos. Lâmpadas de espelho são frequentemente usadas. Para maior comodidade de ajuste do regime de temperatura, é utilizado um termostato eletrônico.
- A palete deve ser de plástico ou galvanizada. Esses materiais são fáceis de limpar, usar e confiáveis. Folhas de madeira compensada podem ser usadas aqui, mas será extremamente difícil remover excrementos delas. O principal problema é a persistência de um odor desagradável que não pode ser removido por nada.
Como fazer uma chocadeira com as próprias mãos
As dimensões ideais do dispositivo para criação de pintinhos são 70x50x70 cm, a altura interna é de 40 cm. O processo de fabricação consiste nas seguintes etapas:
- Preparando um plano e cortando peças para a chocadeira. Você precisa fazer dois lados de madeira (48x50x1 cm), uma divisória traseira, um teto e um fundo (70x50x1 cm) e portas (40x44,5x0,5 cm). Lixe as peças com lixa.
- Conforme o diagrama, faça uma abertura no telhado para a luminária. Não deve ficar no centro, senão haverá queimaduras, é melhor planejá-lo mais próximo de uma das bordas.
- Una o telhado, o fundo, as laterais e a parede traseira usando cantos e fixadores.
- Monte as portas cortando 2 espaços em branco da malha de acordo com as dimensões das molduras das portas. É melhor conectar com parafusos auto-roscantes.
- Faça um piso com 2 ripas de 66x48x2 cm e 68x46x2 cm O princípio de ligação aqui é o mesmo do caso anterior.
- Instale as portas usando as dobradiças.
- Fixe a parede frontal e o piso com malha. A palete é montada de forma semelhante a um piso de malha. Uma folha de metal é usada para isso. Prenda uma tira de madeira compensada e uma alça na parte externa.
- Equipe a chocadeira com dispositivos de iluminação e aquecimento. Uma lâmpada infravermelha é montada em um orifício no telhado.
- Limpe o aviário acabado de detritos, verifique as luzes e o aquecimento.
Mais detalhes sobre como fazer um aviário podem ser encontrados aqui:
Depois de preparado um desenho, os materiais e ferramentas necessários, qualquer pessoa pode montar um aviário. Os tamanhos são determinados de acordo com a quantidade de cabeças planejadas para manutenção doméstica.
Instalação de sistemas de aquecimento e iluminação
Um sistema eficaz de aquecimento e iluminação em uma chocadeira é a chave para a saúde das codornas. Tudo deve ser feito corretamente e com precauções de segurança.
Lâmpada infravermelha
Para ajustar a luz e o calor, é conveniente utilizar lâmpadas infravermelhas com termostato na chocadeira. Freqüentemente, os criadores instalam dispositivos com potência de 500 W. Nos primeiros dias, os pintinhos necessitam de uma temperatura de 36 °C. Se forem usadas lâmpadas de 250-300 W, serão consumidos 7 kW de eletricidade por dia. Para aquecer 9 aviários, são necessários até 63 kW por dia, 2.000 kW por mês.Uma solução de aquecimento vantajosa é instalar um piso aquecido.
Elementos de filme de pisos aquecidos
Este tipo de aquecimento é eficaz se houver mais de 500 codornas na fazenda. Ao utilizar pisos aquecidos, o consumo de energia é reduzido em 3 vezes. Os elementos do filme são instalados na parede posterior do aviário. Um termostato manual é usado para conexão aqui, formando um circuito elétrico.
Criando um microclima
Para proporcionar à geração mais jovem condições normais na chocadeira, você deve conhecer os principais pontos de sua manutenção. Acompanhe a tabela de temperaturas nos primeiros dias de vida:
Parâmetro | Implementação |
Temperatura | Nos primeiros dias após a retirada do recém-nascido da incubadora, a temperatura deve ser mantida em 36°C. Depois é reduzido para 30 °C. |
Iluminação | A princípio, as luzes não são apagadas nem de dia nem de noite. A partir do 8º dia é reduzido em 3 horas semanais. Recomendado - até 12 horas para raças de carne e até 8 horas para raças de ovos. O brilho no primeiro dia é de 20 a 25 lux, e do 2º ao 21º dia – de 5 a 8 lux. |
Ventilação | Perto do aviário, quaisquer correntes de ar devem ser minimizadas e a ventilação deve ser feita preferencialmente através de portas de tela. |
Umidade | No início, deve ser de 60 a 70%, depois seu nível é reduzido para 50 a 60%. |
Alimentador | Use acessórios do tipo automático/de tremonha. Para a segunda opção, você pode conectar manualmente uma rosca sem-fim de um tubo corrugado para simplificar o enchimento do tanque com a mistura de ração. Se você fixar uma malha de metal em cima, a codorna comerá a mistura de ração sem espalhá-la. |
Bebedouro | Não é recomendado instalar recipientes rasos, caso contrário o líquido ficará frequentemente contaminado. Além disso, a água vai espirrar muito.Portanto, é melhor usar bebedouros tipo bico/vácuo. |
A chocadeira para codornas é fabricada com materiais ecológicos e atende aos requisitos de montagem. Não é difícil fazer você mesmo: todos os materiais e ferramentas estão na fazenda.