A criação de codornizes é um ramo promissor da agricultura, à disposição de criadores privados. Os ovos de codorna são mais calóricos do que os de galinha e contêm mais fósforo, magnésio, ferro e vitaminas B. Devido às suas propriedades benéficas, são muito procurados, assim como a carne rica em proteínas de pássaros em miniatura. As codornizes da Manchúria são produtivas em ambas as direções.
- Descrição, produtividade e características da raça
- Principais prós e contras
- Manutenção e cuidados em casa
- Sala
- Célula
- Temperatura
- Ventilação
- Iluminação
- Umidade
- Recursos de conteúdo industrial
- Dieta
- Do nascimento
- Durante o período de crescimento
- Para conseguir carne
- Reprodução
- Possíveis doenças
- Quanto custa e onde comprar?
Descrição, produtividade e características da raça
Aparência de codornas da Manchúria:
- penas amarelas e marrons se alternam e formam uma cobertura variada;
- bico e patas leves;
- manchas pretas no peito das mulheres;
- boné listrado na cabeça dos homens.
As codornas são mais brilhantes que as codornas, mas sua plumagem tem menos manchas pretas. Pintinhos de sexos diferentes diferem em comportamento a partir da terceira semana de vida. Os machos esticam o pescoço e guincham. A raça pertence à raça ovo-carne. Manchus pesam 270 gramas. Com uma seleção cuidadosa dos ovos, eclodem indivíduos “pesados” pesando 300 gramas. A variedade francesa chega a quatrocentos gramas.
Principais prós e contras
A codorna da Manchúria é inferior em produção de ovos à codorna japonesa e em peso à raça Faraó. Mas será mais fácil para os criadores novatos lidar com os Manchus.
A codorna dourada é interessante como raça ornamental. Se você cruzar manchus com codornas do Texas, obterá híbridos mais carnudos, pesando 500 gramas. Uma atmosfera calma deve reinar no aviário.
Ao ouvir sons agudos, codornas da Manchúria voam de medo para suas gaiolas e batem nas barras. As aves não fazem bom contato com os humanos e não são fáceis de manusear. Apertar as penas causa dor.
Ao estabelecer abastecimento para redes de restaurantes, surgem dificuldades com carcaças grandes. Seus tamanhos não correspondem às porções padrão, por isso os chefs se recusam a aceitá-los. Mas ao vender para compradores privados e vender em lojas, não surgem problemas com pássaros. O principal é ter autorização da fiscalização sanitária.
Manutenção e cuidados em casa
Codornas da Manchúria são mantidas em gaiolas. Eles são mais despretensiosos que outras raças. Mas desvios críticos de temperatura, umidade e iluminação causam diminuição da produtividade e agressividade nas aves.
Sala
As gaiolas com codornas são colocadas em um celeiro isolado ou em um cômodo separado da casa. Os pássaros não podem ser mantidos em uma varanda, varanda ou quintal. A opção mais aceitável para um grande número de codornas é uma sala especial sem janelas com sistema de iluminação, aquecimento e ventilação.
Célula
As codornizes são colocadas em gaiolas comuns. Para proteção contra correntes de ar, recomenda-se a utilização de estruturas em forma de caixas de compensado com porta frontal treliçada. Requisitos para arranjo:
- densidade populacional - 6 aves adultas por 30 centímetros quadrados;
- tamanho da célula da grade - 15x15 milímetros;
- roupa de cama - papelão grosso;
- falta de poleiros e ninhos.
As codornas não constroem abrigos para os ovos e os chocam na cama. Os pássaros jovens ficam mais próximos uns dos outros para aumentar a probabilidade de acasalamento. A roupa de cama é trocada diariamente. Comedouros e bebedouros são instalados na gaiola. Além disso, uma vez por semana colocam uma tigela de areia para tomar banho.
Temperatura
A norma para codornas é de 20 a 22 graus Celsius, mais ou menos 2 graus. Quando a temperatura cai significativamente, as mães galinhas perdem o instinto maternal. Ao flutuar do frio para o quente e vice-versa, os pássaros atacam uns aos outros.
Ventilação
Apesar de seu pequeno tamanho, as codornas produzem calor ativamente. A sala com as aves deve ser ventilada regularmente, mas não resfriada. Em um rascunho, as codornas da Manchúria perdem as penas e põem menos ovos. Um exaustor fornecerá acesso ao ar fresco no inverno. No verão, basta ventilar a casa por uma janela entreaberta.
Iluminação
Os pássaros ficam assustados com a luz direta e brilhante. Se as janelas do aviário estiverem voltadas para o sul, elas serão protegidas com persianas. As lâmpadas fluorescentes são instaladas em uma sala sem janelas. A potência permitida das lâmpadas convencionais é de 50 a 60 watts.
Umidade
O ar seco causa sede e diminuição do apetite nas codornas, o que afeta negativamente a produtividade e a plumagem das aves. A umidade ideal é de 65 por cento. Ao aquecer intensamente no inverno, recipientes com água são colocados na sala.
Recursos de conteúdo industrial
Como as codornas da Manchúria são criadas em granjas avícolas:
- 700 aves são mantidas em uma grande gaiola com área de 20 metros quadrados;
- para abrigar codornas são utilizados sistemas de gaiolas que podem acomodar 250 codornas;
- os complexos de gaiolas são equipados com coletores de ovos, bebedouros e comedouros.
A criação industrial de codornas da Manchúria difere da escala doméstica. São 35 codornas por metro quadrado de área. O gado alimentado com carne não é separado por sexo. Para obter os ovos para venda, as galinhas poedeiras são mantidas separadas dos machos e alimentadas com ração especial.
Dieta
Codornas selvagens encontram alimento em matagais: pequenos insetos, sementes de plantas. As aves levam um estilo de vida menos ativo. Sua dieta consiste em cereais triturados, destinados a manter o equilíbrio metabólico e o ganho de peso.
A comida para codornas da Manchúria é preparada de forma independente ou é adicionada ração mista.
Do nascimento
Os pintinhos de codorna da Manchúria precisam de alimentos fortificados. Portanto, a base de sua dieta são misturas preparadas.
Como alimentar pintinhos nascidos:
- 1º dia - dê ovo cozido amassado;
- 2º ao 4º dia - acrescente o requeijão ao ovo;
- 5º ao 7º dia - adicionar cereal de trigo e ração mista à mistura de ovo e coalhada;
- 8º ao 20º dia - em vez de ovos, acrescente cenoura cozida, farelo de soja, restos de carne.
Na primeira semana de vida, os pintinhos são alimentados 5 vezes ao dia, a partir da segunda semana - 3-4 vezes.
Durante o período de crescimento
Os pássaros jovens são alimentados 3 vezes ao dia. O consumo ideal de ração é de 30 gramas por indivíduo.
A mistura é preparada a partir dos produtos apresentados na tabela:
Nome | Participação em porcentagem |
Milho | 25 |
Trigo | 20 |
Bolo De Soja | 25 |
Topo de girassol | 19 |
Giz | 5 |
Óleo vegetal | 3,5 |
Mistura prévia | 2 |
Com o início da produção de ovos, as fêmeas recebem queijo cottage e farinha de peixe.
Para conseguir carne
Codornizes e codornizes destinadas à engorda são acomodadas separadamente. A temperatura ambiente é mantida em +22 graus.
Modo de alimentação:
- manhã e tarde - alimentos vegetais, vegetais;
- à noite - cevada triturada, aveia, trigo, milho.
As aves engordadas são transferidas para 4 refeições por dia.
Reprodução
Para a reprodução, são selecionadas 3-4 fêmeas e um macho, com idade entre dois e oito meses, de diferentes ninhadas. Uma família de codornas é colocada em uma gaiola. Quando criadas naturalmente, as codornas da Manchúria exibem hierarquia no rebanho. O matriarcado reina entre os pássaros. A fêmea líder é a primeira a se aproximar do comedouro e afasta os companheiros fracos. O líder do rebanho põe os ovos maiores. A duração da incubação dos ovos de codorna é de 17 dias.
As fêmeas líderes às vezes se comportam de forma agressiva e bicam seus parentes. Com a idade, a produção de ovos de codornas da Manchúria diminui.Os indivíduos mais velhos são inferiores em força aos jovens e muitas vezes morrem sob seus bicos. As codornizes põem ovos durante um ano, raramente dois. Portanto, as fêmeas que ultrapassaram o pico de produção de ovos são transplantadas para uma gaiola separada e engordadas.
Para chocar pintinhos em uma incubadora, é necessário observar o regime de temperatura com o mesmo cuidado que na criação de aves adultas. Regras básicas para reprodução por incubação:
- O prazo de validade dos ovos antes da postura não é superior a cinco dias;
- temperatura de armazenamento - +12 graus;
- Coloque os ovos aquecidos à temperatura ambiente na incubadora;
- escolha espécimes de tamanho médio, formato regular e conchas intactas;
- Antes de botar ovos, aqueça a incubadora a sessenta graus;
- vire os ovos a cada 4 horas.
Temperatura e umidade na incubadora:
Índice | Dias do período de incubação | ||
1-12 | 13-15 | 16-17 | |
Temperatura (em graus Celsius) | 37,7 | 37,2 | 37 |
Umidade (porcentagem) | 60 | 50 | 70 |
Os pintinhos nascidos são colocados em uma chocadeira, ajustando a temperatura para +36 graus. Durante um mês, a temperatura é reduzida em 5 graus todas as semanas. Pintinhos de um mês são transplantados para uma gaiola normal e mantidos nas mesmas condições que codornas adultas.
Possíveis doenças
As seguintes doenças são comuns entre codornas da Manchúria:
- pseudopeste - causa diarreia verde, odor desagradável no bico, inclinação da cabeça e apatia. Codornas podem ser portadoras assintomáticas do patógeno. Dependendo do estágio, é selecionado um complexo de antibióticos;
- ornitose - as aves ficam desgrenhadas, parecem despenteadas, sofrem convulsões, que se intensificam e levam à morte. Codornas doentes são retiradas da gaiola comum e tratadas com complexos vitamínicos;
- helmintíase - parasitas infectam o trato respiratório, causando asfixia das aves.Para o tratamento é prescrito o medicamento “Tiabendazol”;
- aspergilose - uma infecção fúngica que afeta mais frequentemente animais jovens, causando sede, fraqueza, falta de ar, bicos e patas azuis. A doença é difícil de curar sozinha, por isso você deve entrar em contato com um veterinário;
- alopecia - as penas caem por falta de vitaminas A e B, enxofre e iodo, bem como por correntes de ar ou ar superaquecido no ambiente. Para o tratamento, são introduzidos suplementos vitamínicos na dieta das aves e regulada a temperatura do aviário.
Um problema típico das codornas são os ferimentos por susto. Os pássaros tentam voar em uma gaiola e machucam as asas e as patas.
As galinhas poedeiras têm problemas com a postura de ovos:
- retenção de ovos - ocorre em mulheres jovens devido ao tônus fraco do oviduto e à falta de vitaminas;
- prolapso do oviduto - observado com oviposição prematura, deficiência de vitamina D.
Para prevenir patologias de postura de ovos, as codornas recebem fermento e farinha de peixe.
Quanto custa e onde comprar?
Preços médios para codornas da Manchúria de diferentes idades:
- diária - 25-30 rublos;
- semanalmente - 35-50 rublos;
- até um mês - 70-120 rublos;
- mensalmente - 75-180 rublos.
O custo para adultos varia de cem a duzentos rublos.
As seguintes fazendas russas estão envolvidas na criação de codornas da Manchúria:
- “Ural Quail” - comercializa ovos e pintinhos, fabrica gaiolas e equipamentos;
- “Bird Yard” - localizada em Krasnodar, com escritório de representação em Moscou, é especializada na criação de diversas raças de codornas, fabrica chocadeiras, gaiolas e fazendas prontas para uso;
- “My Quails” é uma rede de fazendas familiares que vende animais jovens e equipamentos.
Além disso, anúncios de venda de aves e ovos para incubação são divulgados por criadores privados na região de Moscou.