A variedade de codornas fênix é considerada objeto de séria controvérsia entre os avicultores. Na aparência, essas aves são semelhantes às aves da raça Manchu. Portanto, muitas pessoas têm certeza de que não existe uma raça Phoenix independente. No entanto, isso não é verdade. Acontece que os representantes das duas raças têm aparência semelhante. Ao mesmo tempo, a raça Phoenix é caracterizada por algumas características comportamentais e de produtividade.
Descrição e características da ave
Codornas desta raça possuem várias características.Isto ajuda a distingui-los de outras espécies de aves.
Funcionalidades externas
Os pássaros da raça Golden Phoenix são caracterizados por belas penas de tom amarelo claro. Quando expostos à luz, eles parecem dourados. Esta é a principal semelhança com a raça da Manchúria.
Ao mesmo tempo, a principal diferença entre uma fênix é o peso corporal. São 400 gramas. Essas aves são consideradas frangos de corte. Portanto, eles são caracterizados por peito carnudo e patas fortes. As mulheres pesam 50-150 gramas a mais que os homens. As codornizes atingem o tamanho final 2 meses após o nascimento. Nesse caso, as fêmeas começam a produzir ovos após 1,5 meses. Em média, o peso de um ovo típico nas aves desta raça é de 15 gramas. Se você alimentar as aves com ração de alta qualidade, esse parâmetro pode ser aumentado para 20 gramas.
Produção de ovos
Codornas fêmeas desta raça de frango comem aproximadamente 40 gramas de alimento por dia e produzem até 300 ovos por ano. Os parâmetros finais de desempenho dependem da saúde das aves e das características de sua criação. Em geral, as codornizes exigem pouca manutenção. Porém, ao cultivá-los, é importante controlar a temperatura, a luz e a umidade.
Personagem
As codornas são caracterizadas por uma disposição calma. Os pássaros têm um comportamento calmo e não brigam. Ao mesmo tempo, às vezes os homens ainda entram em conflitos. Portanto, é importante controlar seu comportamento. Se necessário, as aves devem ser removidas.
Prós e contras da codorna fênix dourada
Codornizes douradas têm muitas vantagens.
Como manter e cuidar de codornas?
Criar codornas não é difícil. Essas aves são consideradas pouco exigentes e não necessitam de nutrição especial. Mas ao cultivá-los, você ainda precisa seguir algumas regras. Isso ajudará a aumentar a produtividade e minimizar o risco de problemas de saúde. As principais recomendações incluem o seguinte:
- É importante manter os parâmetros ideais de umidade. Normalmente, eles deveriam ser de 55 a 70%. A alta umidade provoca diminuição na produção de ovos de codorna. Além disso, as aves jovens podem começar a ficar para trás no desenvolvimento e não ganhar peso muito rapidamente. Freqüentemente, as aves desenvolvem patologias de pele. Ionizadores de ar são usados para regular os níveis de umidade.
- É imperativo controlar os parâmetros de temperatura. Os pintinhos devem ser mantidos aquecidos após o nascimento. É por isso que geralmente são plantados em chocadeira. Para codornas de até 1 mês, a temperatura deve ser de +30-35 graus. Para codornas mais velhas, +22-26 graus é o suficiente.A temperatura deve ser reduzida gradativamente, evitando fortes oscilações.
- Durante 3 semanas após o nascimento, é importante fornecer iluminação constante na chocadeira. Para aves adultas, 16 a 17 horas de luz do dia são suficientes. É importante evitar a entrada direta de luz solar na casa. A luz excessivamente forte pode irritar as codornas. É por isso que colocam lâmpadas de 40-60 watts no aviário. Para frangos de corte, 70-90 centímetros quadrados por ave são suficientes. As galinhas poedeiras requerem mais espaço. 1 mulher precisa de 100-120 centímetros quadrados.
A principal dificuldade na criação de fênix é a obtenção de animais jovens, por isso os pintinhos devem ser criados em incubadora ou adquiridos de criadores especiais.
O que alimentar a raça?
Codornizes desta raça são consideradas muito despretensiosas na nutrição. As aves não necessitam de alimentação específica. Recomenda-se alimentar com ração para frangos de corte animais criados para produção de carne. O restante da dieta das codornas pode ser facilmente diversificado com alimentos simples.
Se não for possível alimentar as aves com alimentos compostos, devem receber cereais e legumes triturados. Também é aceitável usar uma quantidade moderada de verduras e legumes. Os pássaros podem dar batatas, cenouras e beterrabas.
Para normalizar o crescimento e desenvolvimento das codornas, vale a pena incluir vitaminas e minerais em sua dieta. Recomenda-se o uso de giz, cascas trituradas e areia como aditivos úteis.
Para melhorar as funções digestivas, as aves devem definitivamente receber cascalho fino. Como as fênix são criadas principalmente para carne, é recomendado que recebam laticínios e ração animal. Isso inclui queijo cottage e soro de leite.Também é aceitável usar farinha de peixe e carne e ossos.
Regras de criação
As codornas desta raça não possuem um instinto maternal claramente expresso. Portanto, uma incubadora pode ser usada para produzir descendentes. Existem 2 tipos principais de incubadoras:
- Manual. Nesses modelos, as taxas de sobrevivência não excedem 50%.
- Automático. Neste caso, os parâmetros de eclodibilidade chegam a 80%.
Agricultores experientes utilizam material de incubação com no máximo 7 dias. Neste caso, os pintinhos nascem 17-18 dias após a postura. Imediatamente após o nascimento, recomenda-se colocar os pintinhos em uma chocadeira e manter uma temperatura de +30-35 graus. Após 2 semanas, os parâmetros podem ser reduzidos gradualmente para +23-25 graus.
Imediatamente após o nascimento, recomenda-se dar ovos cozidos aos pintinhos, misturando-os com ervas e queijo cottage. Depois de uma semana, você pode usar milho triturado e cereal de trigo. Depois que as aves atingirem 1 mês, elas podem ser trocadas para alimentação de adultos.
Normalmente, os agricultores criam fêmeas. Eles conseguem tirar ovos deles. Além disso, as codornas produzem maior volume de carne. Para controlar a composição da população e o número de machos e fêmeas, recomenda-se determinar o sexo das aves. Isso pode ser feito já 1 mês após o nascimento.
Os machos têm uma máscara escura na cabeça. Às vezes eles têm sobrancelhas brancas. Ao mesmo tempo, não há inclusões no peito das codornas. As penas nesta área têm uma cor uniforme. As codornizes são caracterizadas pela ausência de máscara. Ao mesmo tempo, eles apresentam manchas por todo o corpo.
Doenças e prevenção
As principais razões para o aparecimento de patologias incluem o seguinte:
- distúrbios alimentares;
- calendário vacinal incorreto;
- violação das normas sanitárias e higiênicas.
A maioria das patologias tem um curso oculto. Só podem ser identificados quando a maior parte do gado é afectada. Em tal situação, tratar doenças é inútil. Portanto, recomenda-se focar nas regras de prevenção. As aves infectadas devem ser imediatamente isoladas das saudáveis.
Ao manter codornas em gaiolas apertadas, existe um alto risco de lesões oculares traumáticas. As aves também sofrem de malofagose, pseudopeste e ornitose. Eles são suscetíveis à aspergilose e varíola de codorna. As infecções virais se espalham por aves doentes. A infecção através de alimentos ou água também é possível. Codornas Phoenix se distinguem por parâmetros de alta produtividade. São fonte de carne de qualidade e produzem muitos ovos. Para fazer isso, você precisa cuidar bem dos pássaros.