As codornizes Faraó são consideradas uma excelente opção para iniciantes. Estas aves pertencem à categoria de carne e caracterizam-se pelo seu excelente tamanho. Eles são caracterizados por alta produtividade e forte imunidade. Além disso, as aves são uma fonte de carne tenra e dietética, frequentemente utilizada na culinária. Para criar pássaros com sucesso, eles precisam receber cuidados adequados.
História de criação
Essas aves foram criadas nos EUA.O trabalho no híbrido começou devido à crescente popularidade desta carne dietética. Os criadores americanos conseguiram criar aves cujo peso corporal excedeu os parâmetros padrão em 40%. Os cientistas usaram codornas japonesas como uma das linhagens parentais. Foi deles que a raça Faraó recebeu um discreto tom de penas.
Descrição e características da codorna Faraó
A principal característica das aves é o seu peso impressionante. As fêmeas chegam a 300 gramas e os machos - 270. Além disso, o peso das codornas comuns geralmente não ultrapassa 130 gramas. Na aparência, as codornas lembram pássaros selvagens. São caracterizados pela plumagem marrom, com inclusões brancas e pretas.
As aves começam a acasalar aos 1,5 meses de idade. Neste caso, as fêmeas põem os primeiros ovos às 7 semanas. A raça é caracterizada pela produção relativamente baixa de ovos. No entanto, é compensado pelo grande tamanho dos ovos. Seu peso é de 15 gramas.
Lados positivos e negativos
Requisitos para manutenção e cuidados
As aves desta raça são grandes. Portanto, eles requerem células mais livres. Recomenda-se que sejam feitos sob encomenda. A melhor opção seria um revestimento de malha galvanizada.Ao mesmo tempo, vale a pena colocar bebedouros e comedouros na região da parede frontal.
As fêmeas põem os ovos diretamente no chão. Portanto, vale a pena colocar uma bandeja para ovos no fundo da gaiola. Definitivamente, você deve colocar recipientes com areia dentro. As codornas poderão nadar nele, o que as ajudará a se livrar das pragas. É importante trocar sistematicamente a areia.
Os pássaros precisam de horas de luz diurna suficientes. Para isso, vale colocar lâmpadas fluorescentes acima das gaiolas. Seu brilho deve ser de no máximo 35 lux. Para salas pequenas, uma lâmpada com potência de 40-60 watts é suficiente. Deve queimar por 17 horas.
Deve-se ter em mente que o uso de iluminação muito intensa pode tornar as aves tímidas e provocar bicadas nos ovos.
Codornas precisam de calor. Portanto, os parâmetros de temperatura no aviário devem ser de pelo menos +20 graus. É importante que os níveis de umidade sejam moderados. Em condições de alta umidade, as codornas costumam ficar doentes.
Dieta
Essas aves aumentam rapidamente o peso corporal. Para alcançar o rápido crescimento das codornas, elas precisam receber uma dieta balanceada e hipercalórica. Vale a pena usar ração mista como base da dieta alimentar. É necessário escolher uma mistura levando em consideração a idade das aves. Recomenda-se administrar PK-5 a pintinhos de até 3 semanas de idade. Então eles devem ser transferidos para o PC-6. Codornas adultas comem a composição PK-1. Ao mesmo tempo, os minerais devem definitivamente ser introduzidos em sua dieta.
Para aumentar o peso corporal e tornar sua dieta variada, é necessário incluir misturas de grãos. Recomenda-se que sejam feitos de milho e trigo triturados. Definitivamente, você deve adicionar giz triturado, farinha, farinha de peixe e conchas à comida. No verão, a dieta das aves deve incluir verduras picadas.Como as codornas são caracterizadas por maior sensibilidade dos órgãos digestivos, vale a pena usar apenas alimentos frescos e de alta qualidade para alimentação. Recomenda-se retirar imediatamente os restos de comida dos comedouros.
As codornizes desta raça são caracterizadas por maiores exigências de qualidade da água. Precisa ser trocado 2 a 3 vezes ao dia. Ao manter um grande número de aves, recomenda-se organizar um sistema automático de abastecimento de água.
Como distinguir uma mulher de um homem
Machos e fêmeas diferem na cor das penas. As codornizes são caracterizadas por um peito monocromático de tonalidade vermelha ou amarelo-ocre. Via de regra, há uma máscara pronunciada na cabeça. As fêmeas se distinguem por uma cabeça graciosa, proporcional ao corpo, enquanto nos machos é grande e poderosa.
Além disso, contra o fundo de penas marrons claras, as fêmeas apresentam inclusões mais escuras. A área ao redor da cloaca também ajuda a distinguir o sexo. As fêmeas nesta zona não apresentam saliências ou protuberâncias pronunciadas, enquanto os machos as apresentam.
Regras de criação
Para criar aves desta raça, recomenda-se a utilização de uma incubadora. Isso ajuda a produzir carne e ovos e também aumenta o número de aves. Os especialistas aconselham não colocar muitos ovos na incubadora. Isso ajudará a aumentar a taxa de eclodibilidade das aves.
Para a reprodução, é permitido usar apenas ovos frescos que foram postos há não mais de 1 semana. Devem ser adquiridos de criadores ou fazendas especializadas. Os filhotes eclodem em aproximadamente 17 dias. Recomenda-se virar regularmente os ovos na incubadora. Isso deve ser feito pelo menos três vezes ao dia.
A temperatura não é de pouca importância.Durante os primeiros 10 dias, os parâmetros devem ser de +38,5 graus, na última semana são reduzidos para +38. No último dia e durante a eclosão, vale a pena manter a temperatura em +37,5 graus. Os pássaros estão eclodindo em massa. Leva literalmente 10 horas para as codornizes emergirem. Os pintinhos que eclodem após 12 horas não devem ser deixados para trás. Quase sempre morrem.
Para manter os pintinhos com sucesso, é importante monitorar a temperatura. Nos primeiros dias vale a pena manter os parâmetros +30-35 graus. Recomenda-se reduzi-los gradualmente ao longo de um mês. Com isso, vale a pena atingir a marca de +25 graus. Durante 2 semanas, as codornizes necessitam de iluminação 24 horas por dia, após o que a duração do dia é reduzida para 17 horas.
Doenças frequentes da raça
Todas as doenças às quais as codornas são suscetíveis são divididas em 3 grandes categorias - não contagiosas, infecciosas e parasitárias. As patologias comuns às quais as aves desta raça são suscetíveis incluem:
- singamose;
- aspergilose;
- pseudopraga;
- psitacose;
- cegueira de codorna;
- pullorose;
- varíola de codorna;
- malofagose.
As patologias geralmente se desenvolvem sob a influência de tais fatores:
- distúrbios alimentares;
- não cumprimento do calendário vacinal;
- violação das normas sanitárias e higiênicas.
A maioria das doenças tem um curso oculto. Eles aparecem quando a maior parte do rebanho está afetada ou a doença está avançada. Por isso, os especialistas aconselham atenção especial à prevenção. Recomenda-se isolar os indivíduos infectados dos saudáveis em tempo hábil.
Abate de aves e propriedades básicas da carne
Codornizes desta raça são enviadas para abate com 7 semanas de vida. Se você mantiver as aves por mais tempo, existe o risco de alto consumo de ração.Na 5ª semana, as codornas param de ganhar peso, mas seu corpo ainda não tem tempo de se formar totalmente. A pele azul fina e um mínimo de gordura fazem com que essas aves sejam atribuídas à categoria de qualidade 2.
As codornizes adquirem o maior grau de gordura às 6-7 semanas. Essas aves são caracterizadas por excelente apresentação, tecido muscular bem desenvolvido e camada de gordura nos locais certos. As codornizes Faraó são caracterizadas por carne de alta qualidade que praticamente não contém colesterol. Ao mesmo tempo, o produto contém muitas proteínas e nutrientes valiosos. A única desvantagem da carne é o tom escuro, que nem todo mundo gosta.
As codornas do Faraó são muito populares entre os agricultores. Esta raça possui parâmetros de alta produtividade e, portanto, é bastante rentável criá-la. Ao mesmo tempo, é importante proporcionar às aves condições de vida ideais e uma dieta equilibrada.