Muitas vezes as pessoas se perguntam: qual é a diferença entre uma perdiz e uma codorna? Existem várias características distintivas inerentes a cada uma das aves. As aves diferem na aparência, no sabor da carne e dos ovos e na produtividade. Há também uma diferença no estilo de vida. Para determinar as diferenças entre essas aves, você precisa se concentrar na cor de sua plumagem, peso e tamanho.
Qual é a diferença entre uma perdiz e uma codorna?
Perdizes e codornizes diferem em certas características. Isso permite distinguir os pássaros uns dos outros.
Peculiaridades
As perdizes pertencem à família dos faisões e são caça de campo e de estepe. Os pássaros vivem principalmente em uma área. Eles não são propensos à migração, mas são capazes de mudar de habitat se houver falta de comida ou ameaça à vida.
Na aparência, a perdiz lembra um frango pequeno, de cor variegada. É caracterizado por pernas fortes que sustentam seu corpo redondo. A cor da plumagem pode ser diferente - branca, marrom, vermelha, marrom. Ao mesmo tempo, os pássaros são caracterizados por cores irregulares, o que os ajuda a se camuflar.
As codornas também pertencem à família dos faisões. Eles são considerados pequenos parentes das galinhas. Os pássaros são caracterizados por penas de cor ocre. O topo das asas, cabeça, dorso e área acima da cauda são diferenciados por diferentes tons - escuro e claro.
Diferenças de outras aves
Os pássaros da família dos faisões são semelhantes entre si. Eles procuram comida no chão e se banham na poeira. O princípio de construção de ninhos também é semelhante. Ao mesmo tempo, as perdizes têm penas mais brilhantes. Eles têm penugem cinza no esterno e uma mancha escura no abdômen. A principal diferença entre codornizes selvagens e perdizes é que, com a chegada do inverno, as primeiras voam para o sul, enquanto as últimas permanecem.
Ambas as espécies de aves estão acostumadas a levar um estilo de vida terrestre. Eles quase perderam a capacidade de voar. Os pássaros se movem no chão e ali criam seus ninhos. Ao mesmo tempo, as perdizes são 2 a 2,5 vezes maiores que as codornas. As perdizes selvagens machos pesam normalmente 430-450 gramas e as fêmeas – 400-410. As perdizes chocam os ovos por mais tempo que as codornizes. Demora de 21 a 25 dias, enquanto as codornas precisam de 17 a 19 dias. Na prática culinária, são utilizadas diversas aves da família dos faisões.Ao mesmo tempo, as codornas são frequentemente criadas em fazendas, enquanto as perdizes são fornecidas por caçadores.
Peso e dimensões
O tamanho e o peso das codornizes dependem do seu tipo. As aves que pertencem à categoria de carne são consideradas bastante grandes. Seu peso chega a 280-300 gramas. Eles são caracterizados por um rápido crescimento. É permitido comer essas codornas após 2,5 a 4 meses. O peso das raças de carne e ovos é de 180 a 220 gramas. Codornizes têm o menor peso. Geralmente não excede 160 gramas.
Conteúdo calórico
A carne de codorna é considerada dietética. Apresenta uma combinação ideal de proteínas, gorduras e carboidratos. 100 gramas de carne de codorna contêm apenas 130 quilocalorias. Ao mesmo tempo, a mesma quantidade de carne de perdiz contém 254 quilocalorias. Portanto, é melhor que as pessoas que seguem dietas dêem preferência à carne de codorna.
Benefícios e malefícios
A carne de aves traz grandes benefícios à saúde. Inclui vitaminas B, A, H, K. O produto também contém muitos microelementos. Contém magnésio, cálcio, cobre, ferro e potássio. Esses minerais têm um efeito benéfico nas funções do coração e dos vasos sanguíneos. Eles também apoiam a saúde do cérebro e do sistema nervoso e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
A carne de codorna contém um componente especial - ovomucóide. É uma proteína contendo carboidratos que alivia os sintomas de alergia. Muitos anti-histamínicos são produzidos com base neste componente.
A carne de aves quase não contém colesterol. É por isso que está incluído na dieta de pessoas que sofrem de aterosclerose.A carne de codorna é usada para recuperação após lesões traumáticas complexas ou doenças de longa duração.
Ao mesmo tempo, o baixo teor calórico da carne de codorna a torna ineficaz na reposição das reservas energéticas. Os pratos feitos com ele não conseguem suprir a falta de força durante a exposição prolongada ao frio ou ao aumento do estresse. Nessas situações, é melhor dar preferência à carne de perdiz, considerada mais nutritiva.
Dicas de uso
A carne de codorna é considerada um produto bastante singular. Como as aves são leves, se cozinhadas incorretamente, existe o risco de ficar com carne seca e sem sabor. Para evitar isso, é importante seguir algumas regras:
- Compre apenas aves frescas. É melhor escolher codornizes grandes com pele amarelo-rosada ou cremosa.
- Recomenda-se retirar ou chamuscar as penas antes de cozinhar. Em seguida, enxágue bem a ave e seque-a. Depois deixe por 1-2 horas. Isso deve ser feito em local fresco.
- Corte as carcaças. Neste caso, o pescoço, as pernas e as asas devem ser removidos. Você pode fazer caldo com essas partes.
- Para deixar a carne suculenta, é importante usar temperos.
- A carne deve ser marinada antes de cozinhar. As carcaças também podem ser tratadas com manteiga derretida.
As perdizes são geralmente vendidas congeladas. Recomenda-se estripar a carcaça antes de cozinhar. Para isso, é necessário abrir a cavidade abdominal, retirar as entranhas e cortar. Para evitar o ressecamento da carne durante o cozimento, coloque manteiga sob a pele.
A perdiz pode ser assada com legumes ou recheada com maçãs ácidas. Esta carne combina bem com frutos silvestres. Para isso, é permitido o uso de mirtilos, cranberries e amoras silvestres.Dependendo do tamanho e da idade da ave, ela pode ser cozida por 25 a 45 minutos.
Qual pássaro é melhor escolher?
Ao escolher um pássaro, você precisa se concentrar em suas preferências e necessidades de gosto. Como o conteúdo calórico da carne varia, é importante considerar a necessidade de respeitar a ingestão alimentar. É melhor para pessoas com sobrepeso dar preferência às codornas.
Perdizes e codornas pertencem à mesma família, mas apresentam muitas diferenças. A diferença está na aparência, no sabor e nas características comportamentais. Ao escolher pássaros, você deve se concentrar em suas preferências pessoais.