As codornas mantidas em casa pertencem a raças diferentes. Uma das variedades utilizadas para cultivo em fazendas privadas é a codorna smoking. Consideremos a descrição, características e produtividade da raça. Como manter os pássaros em casa, alimentá-los e criá-los corretamente. Como tratar e prevenir doenças comuns.
Descrição da raça: produtividade, vantagens e desvantagens
A raça de codorna de smoking é do tipo carne e ovo. O peso de uma fêmea adulta é em média 160 g, machos - 150 g A oviposição começa aos 1,5 meses de idade.Durante a temporada, cada fêmea destrói 280 peças. ovos pesando 10 G. Os ovos de codorna são de qualidade superior aos ovos de galinha e a carne é uma iguaria. Os ovos podem ser guardados na geladeira por muito tempo, até 2 meses.
A cor da plumagem das codornas de smoking é característica - costas e cabeça escuras, pescoço e peito brancos. Por causa da combinação de cores, a raça ganhou esse nome.
Se compararmos os prós e os contras da raça codorna, é óbvio que as vantagens prevalecem.
Condições de detenção e cuidados
Codornas de smoking, como outras raças de codornas, são mantidas em gaiolas. Eles podem ser colocados em uma despensa, portanto não há necessidade de construir um prédio especial para eles. Mas onde as células estão localizadas é necessário manter condições obrigatórias - temperatura e umidade constantes. Deve estar quente o ano todo, se as aves estiverem com frio, elas deixarão de botar ovos e o ganho de peso dos filhotes também diminuirá. A umidade da sala deve ser de cerca de 70%.
É melhor comprar codornas de smoking pela primeira vez aos 1,5 meses de idade. São animais jovens que em breve começarão a botar ovos, toleram bem o transporte e se adaptam rapidamente.
Codornizes vivem em gaiolas de malha. Para 1 pássaro você precisa de 20 m². veja espaços.O piso da gaiola também pode ser de malha, os excrementos caem na bandeja, de onde é conveniente retirá-los. Se não houver palete, o chão é forrado com papel, que é trocado todos os dias.
A gaiola deve conter um comedouro, um bebedouro e um recipiente com areia onde as aves limparão as penas.
Planejamento de dieta
Codornas smoking são criadas para produzir ovoprodutos, por isso a alimentação deve ser completa, a dieta é rica em nutrientes, minerais e vitaminas. Uma ave come, em média, 25 g de ração por dia. Você pode alimentá-los com ração mista ou purê de grãos, raízes, vegetais com adição de giz, sal e farinha de carne e ossos. Grama picada, ervas de jardim, cebolinha e resíduos de laticínios são adicionados ao purê. Alimente codornas de smoking 2 a 3 vezes ao dia; aqueles que estão engordados – até 4 vezes.
Após a eclosão, as codornas são alimentadas com uma mistura de ovos cozidos, ervas e queijo cottage. Pintinhos de uma semana podem ser alimentados com raízes raladas, vegetais e grãos picados. Codornas com um mês de idade são transferidas para a dieta de aves adultas.
A alimentação de codornas com alimentos compostos pode ser iniciada desde cedo e alimentada até o abate. As aves devem sempre ter água limpa e fresca. A frequência de alimentação de codornas pequenas é de 5 vezes ao dia. As codornas são engordadas para obter carne até 3-3,5 meses, após essa idade estão prontas para o abate. Em seguida, as codornizes selecionadas para reprodução são engordadas.
Sutilezas da criação
Codornizes reprodutoras compreendem famílias de 1 macho e 4 fêmeas. Enquanto as codornas põem ovos para incubação, as famílias são mantidas separadas das demais. Possuem gaiolas suficientes com dimensões de 30 cm de altura, comprimento e largura.
Codornas de smoking raramente incubam ovos, então os pintinhos nascem em uma incubadora.O material é coletado por 1 a 2 semanas e armazenado em local fresco até o armazenamento. A incubação dura 16-17 dias. Após a eclosão, as codornas são criadas em chocadeira. As codornas jovens precisam receber calor e iluminação, ambos os quais podem ser fornecidos com o uso de uma lâmpada infravermelha. É pendurado acima da chocadeira, mantendo uma temperatura de 35-38˚C durante as primeiras 1,5 semanas de vida da codorna. Em seguida, é reduzido e, com um mês de idade, chega a 22 ˚C.
Doenças frequentes
Codornas de smoking podem sofrer de doenças contagiosas e não contagiosas. As infecções podem afetar animais jovens e adultos. As causas das infecções são manter as aves em condições inadequadas, em camas molhadas contaminadas e não realizar medidas de desinfecção. As infecções se espalham rapidamente e, se houver uma infecção em massa, todo o gado pode ser perdido.
As doenças não transmissíveis se desenvolvem devido à alimentação inadequada e a uma dieta formulada incorretamente. São distúrbios metabólicos e hipovitaminose, bicadas. As medidas de prevenção incluem a alimentação de alimentos que possam fornecer às codornas todas as substâncias necessárias.
Quando mantidas na mesma gaiola, as codornas de smoking podem sofrer de doenças helmínticas. Portanto, precisam ser tratados periodicamente com medicamentos antiparasitários. Tratar contra parasitas externos – piolhos, comedores de penas e pulgas. Para prevenção, mantenha areia ou cinza nas gaiolas.
Codornas de smoking são criadas por sua carne e ovos. Mas também como ave ornamental devido à sua coloração original. As características produtivas da raça a tornam promissora para o cultivo doméstico. As aves podem ser criadas para suas próprias necessidades, bem como para fins lucrativos, se você organizar uma fazenda de codornas.