As codornizes são pequenas aves de criação muito fáceis de criar. Os criadores desenvolveram muitas raças com diferentes características e produtividade. Consideremos a descrição e características das codornas pretas inglesas, as principais vantagens e desvantagens da raça. Como manter, criar, alimentar e criar pássaros em casa.
Descrição e características das codornizes inglesas
As codornizes pretas inglesas são criadas a partir de uma raça japonesa e de diversas variedades de carne. O resultado foi um cruzamento cujos representantes pesam 210 g cada (em média 180 g).A carne da codorna preta inglesa é escura, a cor permanece mesmo após o cozimento. As codornas põem bem os ovos e podem produzir em média 290 codornas por ano. ovos pesando 11 G. As fêmeas começam a botar ovos com 6 semanas de idade.
A cor da plumagem das codornas inglesas é marrom-escura, o bico é escuro e a ponta é preta. O corpo das aves é compacto, denso, pernas curtas e cauda pequena. Externamente, é possível distinguir as fêmeas dos machos apenas aos 2 meses.
Vantagens e desvantagens
Condições de detenção e cuidados
As codornas da raça inglesa são caracterizadas pela despretensão na alimentação e pela manutenção pouco exigente. Tal como acontece com outras variedades de codornizes, é necessário criar condições de vida para as aves: temperatura (15-25 °C) e humidade (60%) do ar. As codornizes devem ser mantidas aquecidas durante todo o ano; se estiver frio, as fêmeas deixarão de botar ovos. A iluminação também afeta a intensidade da oviposição. As fêmeas põem ovos quando o dia é de 18 horas. Durante os dias curtos, a sala precisa ser iluminada com lâmpadas.
Devido ao seu pequeno tamanho, as codornas podem ser mantidas em gaiolas. Eles podem ser colocados em camadas, um em cima do outro. Para isso são adequadas gaiolas com altura de 0,3 m. O volume do espaço é calculado de acordo com o número de animais, devendo ser alocados pelo menos 20 m2 para 1 ave. cm de área. Se as codornizes inglesas forem mantidas aglomeradas, o canibalismo pode começar; as aves fracas começarão a ser bicadas pelas fortes. Além disso, a produtividade da pecuária diminuirá.
Para o cultivo sazonal, nenhum equipamento especial é necessário. No verão, as aves podem ser mantidas ao ar livre, em um aviário. O curral deve ser protegido de predadores no topo. Também é necessário fornecer proteção contra correntes de ar, que as aves não toleram bem. O frio e as correntes de ar podem causar surtos de doenças infecciosas.
Cuidar de codornas consiste em limpar a gaiola, ventilar o ambiente, alimentar e dar água em tempo hábil, tratar aves e gaiolas contra infecções e parasitas. Você precisa limpar a gaiola todos os dias, mas pelo menos uma vez por semana. As aves não devem viver em camas sujas e úmidas, onde os patógenos podem se reproduzir.
Codornas pretas inglesas não são vorazes, o consumo de ração é pequeno - são necessários cerca de 35 gramas por indivíduo por dia. popa. A frequência de alimentação é de 3 vezes; com menos frequência, as aves podem comer demais, o que leva a distúrbios digestivos. Você pode alimentar codornas com ração composta se quiser obter produtos mais saborosos e ecologicamente corretos - prepare purê de grãos, grama e raízes.
Regras de criação
Para obter codornas de raça pura, você precisa criar famílias de 1 codorna inglesa e 3-4 codornas. Eles devem ser mantidos separados das aves criadas para carne e ovos. Depois que os ovos fertilizados são coletados, eles são colocados em uma incubadora. As próprias codornizes também podem incubar, mas uma incubadora fará um trabalho melhor de incubação.
Após a eclosão, as codornas são mantidas em chocadeira até crescerem. Eles são transferidos para adultos em um mês.As aves destinadas à engorda são mantidas juntas, machos e fêmeas na mesma gaiola. Os melhores são selecionados para criação: grandes, ativos, saudáveis.
Doenças e pragas
As doenças que os avicultores que criam codornas podem encontrar são infecções e distúrbios digestivos. Se aparecer uma infecção numa fazenda, todo o gado pode morrer.
A melhor forma de combater doenças infecciosas é beber preventivamente com medicamentos antibacterianos e antivirais.
A soldagem deve começar cedo e ser repetida periodicamente durante o cultivo. Se as aves adoecerem, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Nem sempre é possível determinar a doença por conta própria, por isso é recomendável entrar em contato com um veterinário que irá prescrever antibióticos.
Parasitas, tanto externos quanto internos, aparecem frequentemente em fazendas de codornas. Para prevenir a ocorrência desse problema, as aves são tratadas pelo menos uma vez por mês com medicamentos anti-helmínticos e antiacaricidas. Entre os métodos tradicionais de combate a pulgas e pererecas, pode-se usar cinza ou areia, que é colocada em uma tigela e colocada em uma gaiola.
Com manejo, alimentação e cuidados adequados, a criação de codornas pretas inglesas pode ser um negócio lucrativo. Os passarinhos não precisam de muita comida, em troca o dono recebe ovos dietéticos e carne saborosa. Para suas próprias necessidades, eles mantêm um pequeno número de codornizes e, se desejarem, podem organizar uma fazenda caseira onde serão criadas centenas dessas aves.