Variedades anãs de árvores frutíferas começaram a ser cultivadas recentemente e os jardineiros imediatamente se apaixonaram por elas. A facilidade de cuidar deles atrai cada vez mais pessoas. Existem diversas variedades de peras anãs que cabem de forma compacta no jardim e proporcionam uma excelente colheita. É fácil decidir qual variedade escolher para sua casa de verão depois de se familiarizar com as características das pequenas árvores.
Benefícios das peras anãs
O atrativo das árvores de baixo crescimento é que em baixa altura conseguem dar uma boa colheita, os frutos não serão pequenos nessas árvores. Além disso, existem muito mais vantagens:
- Fácil de cuidar das plantações. Eles são fáceis de pulverizar e aparar.
- Colheita conveniente. Não há galhos na árvore que sejam impossíveis de serem alcançados pelo jardineiro.
- Numa pequena área existem diversas espécies, com diferentes períodos de maturação dos frutos.
- Aparecimento rápido de frutas. A primeira colheita é obtida após 3-4 anos.
É impossível comprar uma pêra anã em um viveiro. Os criadores ainda não conseguiram desenvolver essas árvores frutíferas. Essas árvores são chamadas corretamente: peras em porta-enxerto anão. As frutas são enxertadas em marmelo, sorveira e espinheiro. Para o porta-enxerto, são utilizadas variedades zoneadas. Essa árvore adquire as melhores características do porta-enxerto: resistência à geada, capacidade de resistir a doenças.
As melhores variedades
Desta forma, podem ser cultivados diferentes tipos de pereiras. As variedades diferem em sabor, tamanho e período de maturação.
Bere Ardanpont (Ferdinand)
Espécies tardias (inverno) com frutos de tamanho médio ou grande, pesando de 160 a 220 gramas. Possui alto sabor. Os frutos são grumosos, com casca fina e fosca. A polpa é branca, suculenta, de sabor agridoce. Os frutos têm formato de pêra e sino, de cor verde, tornando-se amarelados quando totalmente maduros. O amadurecimento é heterogêneo, os frutos ficam bem presos aos galhos, ficam bem armazenados após a colheita e são fáceis de transportar.
A robustez invernal é média, cultivada na região sul, a falta de calor prejudica a qualidade dos frutos.
As peras no porta-enxerto de marmelo começam a frutificar 5 anos após o plantio. Um clima seco e quente é necessário para uma boa colheita.
Bere Gardi
Pertence às variedades de outono, frutas com peso de 100 a 200 gramas, excelente sabor de sobremesa, doce e suculenta, oleosa, com final de vinho. Os frutos são verdes, com grande número de pontos castanho-acinzentados, quando totalmente maduros tornam-se amarelados.
Esta variedade não é exigente com o solo, é plantada em áreas abertas e ensolaradas.
Velesa (Filha do Excelente)
Uma variedade de outono com excelente resistência ao gelo. Os frutos são verde-amarelados com a face rosada. Peso – 170-180 gramas. O sabor é agridoce, a fruta é suculenta, com casca lisa e lisa.
A variedade pode ser plantada na zona intermediária, na região do Volga e na região de Moscou.
Grande Campeão (Grande Campeão)
Variedade de frutificação precoce no inverno. A pêra anã começa a frutificar 3 anos após o plantio. Os frutos são grandes, enferrujados e de cor dourada. Peso - até 250 gramas. A polpa é suculenta e azeda. Excelente qualidade de conservação dos frutos.
A enxertia em marmelo garante o alargamento dos frutos com baixo crescimento das árvores.
Rossoshanskaya é linda
Peras precoces, adequadas para cultivo na região do Volga, zona intermediária e nos Urais. Frutas de tamanho médio, pesando até 120 gramas. A cor bordô claro muda para verde na parte inferior do fruto. A variedade é de alto rendimento, resistente ao gelo e com características de alto sabor da fruta.
A variedade cresce bem em solos de chernozem. Adora regar abundantemente quando o solo drena.
Qual é melhor escolher?
Normalmente são selecionadas diversas variedades com diferentes períodos de maturação. Isto aumenta o rendimento (a proximidade de 2-3 pereiras aumenta em 15-30%). As condições climáticas da região e o tipo de solo são levados em consideração. A formação da copa é imprescindível, a poda oportuna evita que os galhos das árvores anãs quebrem com o peso dos frutos.
Plantio e cuidado
Selecione áreas ensolaradas para o plantio. A cova é preparada com antecedência, para o plantio no outono - com 7 a 10 dias de antecedência, para o plantio na primavera - no outono. Para plantar várias peras, são cavados buracos a uma distância de 50-70 centímetros um do outro, a distância entre as fileiras é de pouco mais de um metro.
Importante: o sistema radicular dessas árvores é menos profundo do que o das peras comuns.
Os ramos jovens das peras anãs são amarrados com barbante a estacas, dando-lhes uma posição horizontal. Eles devem se afastar do tronco, formando um ângulo de 40-45°. Os fertilizantes não são necessários durante os primeiros 2 anos. Então, na primavera, são aplicados fertilizantes de nitrogênio e, no meio da temporada, fertilizantes de potássio. As árvores são pulverizadas contra doenças e protegidas de pragas com inseticidas.
As peras anãs dão bons frutos, mas sua vida útil é menor do que a das árvores grandes. Após 10-12 anos, é necessário renovar os plantios. Então sempre haverá frutas em abundância no jardim.