A Sibéria é considerada a maior região territorial da Rússia. A principal característica da região são as condições climáticas, que não são adequadas para o cultivo de muitas hortaliças e frutas. Portanto, quem for plantar mudas de pera terá que escolher as variedades de pera mais adequadas para a Sibéria.
- Características de escolha de uma cultura para cultivo na Sibéria
- Variedades populares de variedades com nome e descrição
- taiga
- Mito
- Uralochka
- Fabuloso
- Decabrinka
- Lukashovka
- Severyanka
- Lel
- Svarog
- Perun
- Sonho de outono
- Como cultivar uma pêra na Sibéria
- Especificações de como cuidar das peras siberianas
- Preparando peras siberianas para o inverno
- Conclusão
Características de escolha de uma cultura para cultivo na Sibéria
Recomenda-se entender antecipadamente as principais características da escolha de peras para cultivo na Sibéria. Ao escolher uma fruta, considere o seguinte:
- Precocidade. Jardineiros siberianos experientes recomendam o plantio de variedades de peras de amadurecimento precoce em jardins, que amadurecem no meio do verão. As culturas autoférteis amadurecem mais rapidamente, por isso é melhor plantá-las.
- Resistência ao gelo. Não é segredo que a região costuma sofrer geadas e mudanças de temperatura. Para cultivar frutas saborosas e doces, você terá que plantar peras resistentes às mudanças bruscas de temperatura.
- Resistência a temperaturas elevadas. O verão na Sibéria pode ser bastante quente, por isso é melhor procurar variedades que possam tolerar altas temperaturas.
- Produtividade. Outro fator que é levado em consideração na escolha da cultura é o rendimento. Os especialistas recomendam o plantio de plantas de alto rendimento que dêem frutos em quaisquer condições climáticas.
Variedades populares de variedades com nome e descrição
Antes de plantar peras, é necessário examinar mais de perto as melhores variedades adequadas para o plantio na Sibéria.
taiga
Esta é a mais nova pêra, cultivada através do cruzamento das variedades Povislaya e Tenderness. A taiga é classificada como uma fruta de maturação precoce, cuja colheita amadurece em meados de julho.
A pereira cresce até três metros e meio. A frutificação começa quatro anos após o plantio. O peso da fruta madura chega a 100 gramas. As vantagens da pêra Taiga incluem o sabor das frutas suculentas e carnudas. A safra colhida é adequada para fazer vinho, compotas e sucos naturais.
Mito
Uma característica distintiva da variedade são as árvores altas com mais de cinco metros de altura. Possuem copa piramidal estreita com rebentos de tamanho médio.Na primavera, pequenas folhas verdes oblongas aparecem nas árvores.
No início do verão formam-se frutos que amadurecem em 40-50 dias. Eles são cobertos por uma pele áspera com tonalidade amarela. As vantagens da colheita incluem a qualidade de conservação, que permite armazenar os frutos colhidos durante 3-4 meses.
Uralochka
Uma árvore alta que cresce até quatro metros e meio. Uralochka tem uma copa esparsa com brotos arredondados e geniculados. As folhas têm superfície perfeitamente lisa e são de cor verde escuro. Uma característica da variedade são os frutos em miniatura, que pesam 40 gramas. Eles têm pele grossa e áspera de cor dourada. A polpa da fruta é suculenta, carnuda e aromática. As peras coletadas não são armazenadas por muito tempo - 30-40 dias.
Fabuloso
Outra variedade alta que é popular entre os jardineiros siberianos. Com os devidos cuidados, as árvores altas crescem até três metros e meio. Têm rebentos vermelho-escuros, nos quais aparecem botões redondos na primavera.
Os frutos da Fairy Pear crescem até trezentos gramas. São de cor verde escura e têm uma superfície rugosa. A colheita estará madura no final de agosto ou na primeira quinzena de setembro. Deliciosas compotas, geléias ou sucos são preparados com peras maduras.
Decabrinka
Decabrinka pertence às variedades altas de peras, pois suas árvores crescem até seis metros. Devido ao fato dos ramos da planta crescerem tortos, sua copa apresenta formato arredondado. As folhas de Dekabrinka são oblongas e apresentam uma tonalidade verde.
A variedade possui frutos de tamanho médio, que pesam de 100 a 150 gramas após a maturação. Têm uma superfície lisa e um formato de pêra perfeito. Os frutos maduros são cobertos por uma casca dourada com um tom pálido.
Lukashovka
Variedade Khabarovsk, criada pelo criador russo Lukashev. Lukashovka é resistente a baixas temperaturas, pragas e doenças perigosas. Devido à sua resistência à geada, essas árvores são cultivadas em todas as partes da Sibéria.
A principal vantagem do Lukashovka é o seu alto rendimento, que permite obter de 100 a 150 quilos de frutos de cada árvore. A colheita madura é muito suculenta e aromática. Faz boas compotas e compotas.
Severyanka
Entre as variedades compactas de peras siberianas, destaca-se a Severyanka, cuja altura chega a um metro e meio. A copa da árvore é larga, densa e tem formato piramidal. As folhas têm pontas pontiagudas e base redonda e larga.
A colheita Severyanka é coberta por uma casca amarelada. A polpa das peras maduras é leve e suculenta. As donas de casa costumam usar as frutas para criar compotas e geléias.
As principais desvantagens do Severyanka incluem:
- desmoronando;
- tamanhos de frutas pequenos;
- fraca proteção contra pragas.
Lel
Na Sibéria Oriental e Ocidental, muitas pessoas cultivam a variedade Lel. Esta árvore cresce até cinco metros e meio. As vantagens do Lel incluem a produtividade, que permite colher 50 quilos de frutos de cada planta. Os frutos pesam 150-170 gramas e são amarelos com tonalidade laranja. As características das peras maduras incluem o sabor adocicado e a suculência.
A safra colhida não pode ser armazenada em temperatura ambiente por muito tempo, pois estraga dentro de 7 a 10 dias após a colheita.
Svarog
Uma das variedades de peras mais populares da Sibéria, cultivada na década de 60 do século passado.
A planta tem frutificação média e, portanto, o rendimento é de apenas 15-20 quilos por árvore.Os primeiros frutos aparecem apenas quatro anos após o plantio das mudas na horta. O amadurecimento dura 3-4 meses e, portanto, a colheita não é feita antes de setembro. O peso de cada pêra madura é de 70 a 80 gramas. As frutas Svarog são adequadas para processamento e consumo in natura.
Perun
Esta variedade híbrida de pêra foi cultivada para cultivo na Sibéria. Perun tem um sistema radicular forte que tolera mudanças de temperatura e geadas severas. Uma característica da fruta são seus frutos grandes, pesando de 200 a 300 gramas. Apresentam aroma agradável e sabor adocicado. As peras não são muito suculentas e, portanto, raramente se prepara compota ou suco com elas.
Sonho de outono
Frutos de baixo crescimento, alto rendimento e resistência à geada. Na primavera aparecem nas árvores frutos verdes, que amadurecem até o final de agosto. A colheita Autumn Dream colhida não pode ser armazenada à temperatura ambiente, pois irá estragar rapidamente. Em salas frias, as frutas são armazenadas por 2 a 4 meses.
Como cultivar uma pêra na Sibéria
Para cultivar pereiras em um terreno particular na Sibéria, você precisa se familiarizar com as peculiaridades do cultivo da fruta. Ao plantar mudas, é preciso lembrar o seguinte:
- A pêra é considerada uma planta que adora calor e luz, por isso o plantio deve ser feito em local bem iluminado.
- Os solos Chernozem são mais adequados para o cultivo de pereiras, pois contêm muitos nutrientes.
- As variedades siberianas devem ser regadas abundantemente no meio do verão, durante a fase ativa de amadurecimento dos frutos.
- O plantio deve ser feito na primavera, quando a temperatura está acima de zero.
- Antes do plantio, a área é fertilizada com fertilizantes minerais e orgânicos.
- Na primavera, todas as árvores são tratadas com argamassa de cal para proteção adicional contra pragas.
Especificações de como cuidar das peras siberianas
Cuidar das pereiras plantadas é o seguinte:
- Rega. Os especialistas aconselham o uso de sistema de irrigação por aspersão, pois é o mais eficaz. Caso isso não seja possível, será necessário umedecer o solo manualmente. A rega é realizada 2 vezes na primavera e no verão, durante o período de maturação da cultura. Cada árvore consome de 15 a 20 litros de água.
- Alimentando. As peras, como outras árvores frutíferas, precisam de fertilizantes. Recomenda-se o uso de fertilizantes orgânicos no máximo uma vez por temporada. Os fertilizantes minerais são usados com mais frequência - 2 a 3 vezes. Para aumentar a produtividade, são adicionados ao solo cloreto de potássio, húmus e uréia.
- Prevenção de doenças. As peras siberianas geralmente morrem de fungos fuliginosos, podridão de frutas e crostas. Para proteger as árvores dessas doenças, elas são pulverizadas com soluções fungicidas.
Preparando peras siberianas para o inverno
Variedades de peras resistentes ao inverno também precisam ser preparadas para o inverno. Durante isso é necessário:
- livrar-se dos frutos maduros que permanecem nas árvores;
- corte todos os galhos secos;
- adicionar fertilizantes de fósforo e potássio ao solo, que melhoram a resistência à geada;
- realizar amontoamento.
Conclusão
A pêra é uma fruta popular cultivada por muitos jardineiros. Antes de plantar pereiras na Sibéria, você precisa ler a descrição das conhecidas variedades siberianas resistentes à geada.