O grão de bico também é conhecido pelos nomes: grão de bico, bolhas e ervilha de cordeiro. A cultura é valorizada pelo leve sabor a nozes, alto rendimento, despretensão e muitas características positivas. Hoje não é difícil comprar um produto antigo que até recentemente era exótico. Alguns consumidores utilizam o grão-de-bico para fins medicinais, outros preferem preparar vários pratos com ele, cujas receitas nos chegaram dos países orientais.
Propriedades úteis e contra-indicações
Esse variedade de ervilha estimula o processo digestivo, normaliza o metabolismo, fortalece o sistema imunológico, previne o aparecimento de células cancerígenas, fornecendo ao corpo fibra alimentar grossa. Tem um efeito benéfico no sistema nervoso, na composição do sangue, na função cardiovascular e na atividade mental.
O grão de bico reduz os níveis de açúcar no sangue, protege contra coágulos sanguíneos, restaura os recursos energéticos humanos, inibe o processo de envelhecimento, melhora a visão, aumenta a resistência óssea, estimula a lactação, normaliza o ciclo menstrual e previne cáries.
A exposição à fibra alimentar ajuda a eliminar resíduos e toxinas, normalizar os níveis de colesterol e reduzir o peso. O produto é eficaz na prevenção e tratamento de glaucoma e catarata. A cultura tem sido usada há muito tempo como meio de aumentar a libido masculina.
A inclusão regular do grão de bico no cardápio melhora o bem-estar geral, protege contra a ocorrência de muitas doenças e alivia a condição de órgãos problemáticos.
A grande quantidade de proteína vegetal faz da ervilha um substituto alternativo para carnes e aves.
Aspectos indesejáveis da ingestão de leguminosas incluem flatulência e fermentação nos intestinos. Os pratos de grão de bico são proibidos para problemas gastrointestinais, prisão de ventre, problemas circulatórios, inflamação da bexiga e em caso de intolerância individual.
Composição do grão de bico
A crescente popularidade das ervilhas turcas baseia-se no sabor do produto e no valor dos seus componentes, totalizando mais de 80 substâncias: vitaminas, minerais, proteínas, fibras. Um terço de todos os elementos vegetais são proteínas e mais da metade são carboidratos. Aminoácidos e fibras alimentares são importantes. A presença de gordura é insignificante.
Quais são os benefícios dos brotos de sementes?
Os brotos de ervilha de cordeiro são ricos em vitaminas, meteonina e cisteína. Seu consumo ajuda a regular e restaurar o funcionamento de órgãos e sistemas internos importantes, fortalecer o sistema imunológico e melhorar o metabolismo. As sementes germinadas apresentam alto valor nutritivo e baixo teor calórico.
Como fazer brotar grão de bico
O processo envolve aumentar o volume inicial dos grãos de três a quatro vezes.
O grão-de-bico é lavado com a retirada simultânea dos corpos danificados e enchido com água em quantidade cinco vezes maior que o volume dos grãos. O contêiner é instalado em local sombreado. Após 12 horas, as ervilhas são lavadas e deixadas secar antes de serem regadas novamente e mantidas aquecidas. Este procedimento é repetido até que apareçam brotos do tamanho desejado em intervalos de 12 horas.
O que cozinhar - receitas
O acervo de receitas de pratos de grão de bico inclui mais de 500 opções de sopas, petiscos, acompanhamentos e sobremesas. Alguns são tradicionais e reconhecíveis em todo o mundo.
Patê de grão de bico - homus
Para preparar um patê tradicional, dois copos de grãos são despejados em água até amolecer e triturados no liquidificador. A massa é aromatizada com azeite, cominhos, sementes de sésamo, nozes, sumo de limão, alhos picados e sal a gosto.
Grãos-de-bico torrados
O grão de bico torrado lembra pipoca. O feijão é embebido em água durante a noite e seco com papel toalha pela manhã. Em uma frigideira alta, aquece-se o óleo vegetal refinado e despeja-se o grão de bico, deixando até dourar. O produto acabado é colocado sobre toalhas com uma escumadeira para eliminar o excesso de gordura, colocado em um recipiente e, conforme desejar, polvilhado com sal ou açúcar granulado.
Chana Masala
Numa frigideira aqueça o óleo vegetal e refogue o pimentão picado, a cebola, o alho e o gengibre por cinco minutos. Reduza o fogo, acrescente o colorau, o coentro, o cominho, o garam masala, misture o conteúdo, frite por um ou dois minutos e acrescente o tomate picado. Despeje a água, acrescente as ervilhas e cozinhe por 10 minutos. Tempere o prato acabado com sal e suco de limão.
Costeletas de grão de bico
Faça um purê com 200 g de grão de bico pré-embebido, acrescente sal, coentro, cúrcuma, pimenta-do-reino e uma colher de farinha. Amasse e forme costeletas. Enrole o produto semiacabado em sementes de gergelim e frite.
Como preparar falafel de grão de bico
Escorra a água dos grãos embebidos (dois copos), seque e triture junto com uma cenoura. Misture ervas, sal e seus temperos favoritos na pasta, despeje uma colher de sopa de suco de limão, forme bolinhas, passe nas sementes de gergelim e frite. O falafel geralmente é servido com vegetais.
Se você acompanhar pratos de grão de bico com bebidas geladas, o risco de cólicas estomacais agudas aumenta.
Esse tipo de ervilha faz parte da dieta alimentar devido ao seu baixo índice glicêmico. Os carboidratos saudáveis proporcionam uma sensação de saciedade por muito tempo.