As tâmaras são comumente chamadas de “pão do deserto”, pois há vários milênios são o principal produto da dieta alimentar dos habitantes do Oriente e da África. A propriedade única dos frutos da palmeira é que podem substituir uma refeição completa. Seu uso regular tem efeito positivo na saúde humana, por isso é recomendável conhecer os benefícios e malefícios das tâmaras para o organismo.
- Composição da fruta
- Vitaminas e calorias
- Microelementos
- Como isso afeta o corpo humano?
- Normaliza os processos gastrointestinais
- Fortalece dentes e ossos
- Prevenção da anemia
- Afeta a função cerebral
- Reduz reações alérgicas
- Elimina a ressaca
- Para os brônquios
- Para rins e fígado
- Para imunidade
- Reduzindo a pressão arterial e o risco de acidente vascular cerebral
- Recursos benéficos
- Para mulheres e durante a gravidez
- Para homens
- Para crianças
- Tâmaras na dieta diária - como comê-las corretamente
- De que forma usar
- Qual é a melhor hora para comer tâmaras?
- Aplicação de sementes
- É possível e como comer com diabetes tipo 2?
- Danos e contra-indicações
Composição da fruta
Graças ao que consta da data, muitas pessoas em África ainda conseguem resolver o problema da fome. O incomum teor calórico da fruta e o alto teor de nutrientes permitem que o produto seja utilizado como um excelente substituto de uma refeição tradicional.
Vitaminas e calorias
A fruta contém mais de 10 tipos de vitaminas, por isso é considerada líder entre outras frutas e bagas. Eles são ricos em vitaminas B, responsáveis pelo metabolismo e função das células cerebrais do corpo. A deficiência de tais elementos leva à deterioração do estado das unhas e dos cabelos, atrapalha os processos de degradação da gordura e a produção de hormônios.
A polpa de tâmara contém vitaminas A e C, que melhoram as propriedades protetoras do organismo.
Graças às vitaminas D, K, PP, o consumo do produto tem efeito positivo em todos os órgãos. O conteúdo calórico de 100 g de fruta é de 200 kcal. Esta característica permite que sejam utilizados como fonte adicional de nutrição e energia, por isso são incluídos na dieta alimentar caso seja necessário ganhar peso e tonificar rapidamente o corpo.
Microelementos
As tâmaras são famosas por sua composição mineral, por isso as frutas são frequentemente utilizadas para deficiências de micronutrientes. A polpa da fruta contém substâncias como cálcio, ferro, fósforo e zinco.São cerca de 15 minerais no total, um deles é o selênio, conhecido por suas propriedades antitumorais. A polpa contém 23 tipos de aminoácidos, alguns dos quais encontrados apenas nas tâmaras.
Como isso afeta o corpo humano?
As propriedades medicinais das frutas são consideradas únicas, com a inclusão regular das frutas na dieta alimentar, observa-se um efeito positivo no funcionamento de todos os sistemas vitais. Têm um efeito benéfico não só no funcionamento dos órgãos internos, mas também se observa uma melhoria no aspecto dos cabelos, unhas e pele. Um fornecimento suficiente de nutrientes ajuda a melhorar a estrutura dos ossos e dentes e reduz o risco de doenças articulares.
Normaliza os processos gastrointestinais
Comer frutas tem um efeito benéfico no funcionamento do trato gastrointestinal. 100 g do produto contém 6,7 g de fibra, o que ajuda a limpar naturalmente o intestino das toxinas e a normalizar as fezes.
As frutas não devem ser consumidas durante períodos de exacerbação de gastrite ou outras doenças gástricas.
As datas oferecem os seguintes benefícios:
- devido à presença do ácido glutâmico, a polpa normaliza o equilíbrio ácido-base;
- a falta de colesterol e o alto teor calórico proporcionam rapidamente uma sensação de saciedade, o que ajuda se você precisar seguir uma dieta alimentar;
- neutralizar eficazmente bactérias e parasitas, ajudar a restaurar a microflora intestinal.
Para gastrite, recomenda-se ingerir frutas na quantidade de 50 g por dose, sendo considerado o melhor horário para consumir 15 minutos antes da refeição. Se ocorrerem efeitos colaterais como inchaço, diarreia ou gases, o produto deve ser descartado.
Fortalece dentes e ossos
O produto tem efeito benéfico na estrutura dos ossos e dentes.O produto contém minerais importantes na forma de flúor e potássio, a quantidade deste último em 100 g de produto é de 64 mg. Esse elemento dá força aos ossos e dentes, por isso as frutas são recomendadas para inclusão na alimentação de idosos, gestantes e lactantes.
Prevenção da anemia
As tâmaras, pela grande quantidade de elementos minerais e vitaminas que contêm, são consideradas um produto único para suprir sua deficiência no organismo. O consumo regular melhora a circulação sanguínea e, graças ao alto teor de ferro, as frutas ajudam no combate à anemia.
Afeta a função cerebral
Um efeito positivo no funcionamento das células cerebrais se deve ao conteúdo de uma grande quantidade de vitaminas B. Estudos comprovam que a inclusão regular de tâmaras no cardápio permite fornecer ao corpo uma quantidade suficiente delas, o que ajuda a reduzir a homocisteína níveis. Esta substância é considerada a principal culpada pelo desenvolvimento da doença de Alzheimer.
Reduz reações alérgicas
As frutas são um dos poucos alimentos que contêm enxofre. É esta substância que ajuda a reduzir a gravidade das reações alérgicas. Em 2002, foram realizados estudos segundo os quais os compostos orgânicos de enxofre tiveram um efeito positivo no organismo, reduzindo o risco de desenvolver rinite alérgica sazonal.
Elimina a ressaca
As tâmaras promovem a eliminação de toxinas e resíduos, proporcionando uma limpeza natural do intestino devido ao seu alto teor de fibras. Comer frutas imediatamente após beber álcool ajuda você a ficar sóbrio em menos tempo.
Para os brônquios
As tâmaras são frequentemente usadas em receitas da medicina tradicional para tratar resfriados.Proporcionam efeito antiinflamatório e promovem um processo de cicatrização mais rápido. Para doenças associadas aos brônquios, são tomadas decocções à base de frutas. Para preparar um remédio curativo, 10 frutas são colocadas em 500 ml de água e fervidas por 30 minutos, após o que são tomadas mornas como bebida.
Uma decocção feita com 7 tâmaras e 0,2 litro de leite ajudará a eliminar a tosse seca.
Para rins e fígado
As frutas ajudam a normalizar o funcionamento dos rins e do fígado. Especialistas afirmam que basta comer 10 frutas por dia para reduzir o risco de desenvolver doenças infecciosas dos órgãos. Não só a polpa, mas também as sementes possuem propriedades curativas. As decocções de sementes são recomendadas para problemas com pedras nos rins e no trato urinário.
Para imunidade
Recomenda-se que as tâmaras sejam consumidas durante o período de pico de doenças infecciosas. As frutas ajudam a fortalecer um corpo enfraquecido e a apoiar o funcionamento do sistema imunológico, além de ajudar a lidar com a deficiência de vitaminas.
Reduzindo a pressão arterial e o risco de acidente vascular cerebral
O efeito positivo no sistema cardíaco e na capacidade de normalizar a pressão arterial se deve à presença de uma grande quantidade de minerais nas tâmaras. O magnésio presente na polpa proporciona efeito antiinflamatório e reduz a pressão arterial, em vez de aumentá-la. O potássio melhora o funcionamento do músculo cardíaco e ajuda a manter os níveis normais.
De acordo com estudos clínicos, está comprovado que o consumo regular de tâmaras reduziu o risco de acidente vascular cerebral em 9%. O magnésio é considerado um elemento importante na prevenção de patologias, e as frutas contêm 50% da necessidade diária desse elemento.
Recursos benéficos
As propriedades benéficas das tâmaras estão associadas à composição única da fruta.Devido a essa característica, são recomendados para serem incluídos na alimentação de adultos e crianças.
Para mulheres e durante a gravidez
Incluir tâmaras na dieta ajuda as mulheres a ficarem bonitas. Graças às vitaminas B e a um grande número de microelementos, a aparência do cabelo e da pele melhora e os antioxidantes previnem o envelhecimento.
As datas são boas para a saúde da mulher grávida. Durante o período de gravidez, eles ajudam a lidar com a anemia e a repor as deficiências de vitaminas. Incluí-los na dieta 4 semanas antes do nascimento ajuda a melhorar o tônus do útero e aumenta sua capacidade de contração, o que é a chave para a ausência de problemas na passagem do bebê pelo canal do parto.
Para as nutrizes, o produto ajuda a melhorar a qualidade e a quantidade do leite, normaliza o estado emocional e ajuda no combate à depressão.
Para homens
As tâmaras ajudam a fortalecer a saúde do homem, proporcionando um efeito complexo. A ingestão das frutas tem efeito positivo na qualidade do espectrograma, por isso é recomendável consumi-las caso haja risco de infertilidade. Eles têm um efeito benéfico na potência, aumentando a resistência sexual.
Para crianças
As tâmaras permitem que as crianças recebam quantidades suficientes de nutrientes e reponham as deficiências de vitaminas e minerais, o que tem um efeito positivo no desenvolvimento físico e mental da criança. As frutas são uma excelente forma de fazer um lanche rápido, saciando rapidamente e saciando a fome da criança. As qualidades gustativas especiais fazem do produto um excelente substituto dos doces e açúcares tradicionais.
Tâmaras na dieta diária - como comê-las corretamente
Hoje, as tâmaras estão disponíveis nas prateleiras em vários formatos, por isso muitas vezes surgem dúvidas sobre como consumir a fruta de maneira adequada.
De que forma usar
As tâmaras secas com caroço são consideradas a melhor opção de consumo. Eles contêm mais nutrientes e são minimamente processados. Não há necessidade de retirar a casca ao comer a fruta. Se os frutos secos forem brilhantes, significa que foram preparados para venda com gordura. Em qualquer caso, após a compra, deve-se enxaguar o produto com água.
As tâmaras são consumidas como prato independente, os frutos secos servem para fazer compotas e compotas e fazem parte de receitas de sobremesas e bolos.
Qual é a melhor hora para comer tâmaras?
A recepção das datas é organizada durante a primeira metade do dia. Consumir imediatamente antes de dormir causará peso no estômago e poderá causar insônia. Para um adulto, a norma diária é consumir de 10 a 15 frutas. Neste caso, deve-se alternar entre o consumo de frutas e a alimentação normal, caso contrário poderá ocorrer desconforto e peso no estômago.
Aplicação de sementes
Os caroços de tâmaras são usados para preparar decocções usadas no tratamento dos rins. O pó feito com eles ajuda no tratamento de distúrbios estomacais, é um remédio eficaz para curar feridas e escoriações.
É possível e como comer com diabetes tipo 2?
As tâmaras contêm 70% de açúcar, cujo consumo deve ser reduzido ao mínimo se você tiver diabetes. Além disso, o produto é muito rico em calorias, o que é um ponto negativo para pacientes com esse diagnóstico. Nesse sentido, é melhor para os dependentes de insulina evitar tomar tâmaras, incluir o máximo possível 1 fruta na dieta, mas a quantidade diária de carboidratos deve ser levada em consideração.
Danos e contra-indicações
Ao consumir tâmaras, é importante considerar o quão prejudicial o produto pode ser ao organismo.As contra-indicações para comer tâmaras são:
- diabetes;
- intolerância a frutas secas;
- períodos agudos de gastrite e outras patologias gástricas.
As frutas são ricas em calorias, o que pode afetar negativamente o peso de pessoas com sobrepeso. Um alto teor de açúcar pode acelerar a formação de cáries e afetar negativamente a saúde bucal. Exceder a ingestão permitida de frutas pode causar peso no estômago e dores de cabeça.