Os frutos do damasco são valorizados pelo sabor especial e pelo valor do produto. Os frutos começam a aparecer nas hortas no final de junho e a frutificação continua até o final do verão. Muitas pessoas já ouviram falar dos benefícios das frutas frescas, mas poucos pensam no fato de que abusar da fruta pode ser perigoso. Para ter uma visão completa, você deve descobrir os benefícios e malefícios dos damascos.
- Composição e componentes principais
- Benefícios e danos ao corpo
- Para mulheres
- Para homens
- Uso durante a gravidez
- Crianças
- Pessoas velhas
- Qual a melhor forma de consumir?
- Fruta madura
- Damascos secos
- Benefícios do suco de damasco
- Você pode comer damascos verdes?
- Para quais doenças a dieta do damasco é recomendada?
- Quem deve se abster de frutas?
- O uso de polpa de fruta em cosmetologia
- Quais frutas você deve escolher e por quanto tempo o damasco pode ser armazenado?
Composição e componentes principais
O conteúdo calórico de 100 g de damasco é de 43 kcal. Ao consumir uma fruta, a pessoa não recebe mais do que 12 kcal. A fruta é famosa pelo rico teor de ácido fólico, vitaminas A, B e H. O produto é valorizado pelo alto teor de potássio. Contém uma grande lista de vários compostos minerais, incluindo iodo e ferro. Os damascos são ricos em sacarose e fibras alimentares, estas últimas ajudando a melhorar o funcionamento do sistema alimentar e a acelerar o metabolismo.
Benefícios e danos ao corpo
O damasco é considerado um produto valioso para todo o corpo humano. A peculiaridade da fruta é a sua versatilidade, podendo ser consumida fresca ou seca, preparada em decocções e geléias, e utilizada como ingrediente em decocções e chás. As receitas de preparações de inverno são muito apreciadas pelas donas de casa, com as quais as valiosas qualidades do produto podem ser preservadas por um longo período de tempo.
Para mulheres
Para as mulheres que controlam o peso corporal ou querem emagrecer, o damasco é considerado um produto indispensável. O baixo teor calórico do produto permite que seja incluído na dieta de quem emagrece. O sabor agradável e a doçura natural da fruta ajudam a reduzir o nível de estresse que inevitavelmente surge quando uma pessoa precisa recusar produtos anteriormente disponíveis. É um excelente substituto para doces e balas tradicionais.
Para mulheres que sofrem de ciclos menstruais dolorosos e intensos, comer damascos é uma indicação direta.Durante o período da menstruação, a hemoglobina cai drasticamente, cujo nível pode ser facilmente aumentado com a ingestão de frutas. As frutas ajudam a normalizar a composição do sangue, eliminar tonturas e aliviar espasmos.
Para homens
Devido ao alto teor de vitaminas B no damasco, seu consumo tem um efeito positivo no funcionamento do sistema nervoso, permitindo que você esteja mais focado na resolução de problemas complexos. O fósforo e o magnésio são estimulantes naturais que podem melhorar o funcionamento das células cerebrais.
A fruta é recomendada para ser incluída na dieta alimentar quando há grande estresse mental e físico, sensação de apatia ou cansaço crônico.
Comer damascos ajuda a aumentar a potência, pois aumenta o fluxo sanguíneo na região da virilha. Eles atuam como profiláticos contra doenças da próstata. Homens com mais de 45 anos correm risco de desenvolver patologias cardíacas, as frutas ajudam a prevenir processos patológicos, aterosclerose e trombose.
Uso durante a gravidez
Os damascos contêm muito ferro. Para mulheres grávidas que sofrem de anemia durante a gravidez, torna-se uma fonte valiosa de reposição da deficiência mineral no corpo. Seu uso regular ajuda a normalizar a produção de glóbulos vermelhos e normaliza o sangue.
As mulheres durante a gravidez muitas vezes sofrem de edema, o que afeta negativamente o seu bem-estar. Os frutos do damasco têm efeito diurético e promovem a eliminação natural do excesso de líquidos. Nas mulheres, a pressão arterial normaliza, as dores de cabeça param de incomodá-las e a vontade de vomitar diminui.Graças à rica composição do damasco, seu consumo tem efeito positivo no processo de desenvolvimento do bebê e ajuda a preservar a beleza da mulher.
O damasco é útil na amamentação, pois estimula a produção e a qualidade do leite, aumentando seu teor de gordura. A fruta ajuda a remover o amargor, que costuma aparecer nas mulheres devido à má alimentação.
Crianças
Para as crianças, os damascos são uma guloseima saborosa que pode eliminar rapidamente a fome e repor as energias. As frutas ajudam a aumentar a imunidade, o que tem um efeito benéfico na capacidade da criança de resistir a doenças virais e infecciosas. Uma fonte natural de minerais e vitaminas na forma de damasco ajuda as crianças a se desenvolverem normalmente física e mentalmente.
As propriedades curativas do damasco ajudam a lidar com o problema das convulsões em crianças. As frutas secas têm essas propriedades - kaisa, damascos, damascos secos. O suco contém substâncias especiais que podem influenciar os processos de excitabilidade cerebral, afetando assim os estados convulsivos.
Pessoas velhas
Os idosos sofrem frequentemente de vários tipos de distúrbios do sistema digestivo. Para resolver problemas deste tipo, basta comer damascos diariamente, você pode comer até 100 g de polpa por dia para sentir uma melhora no seu bem-estar. A fibra de damasco tem um efeito suave nas mucosas do estômago, ajuda a normalizar a acidez do suco gástrico e a normalizar o funcionamento do pâncreas.
O efeito complexo tem um efeito positivo no funcionamento da vesícula biliar e do fígado.
Devido à presença de carotenóides, o damasco tem um efeito positivo na função visual.Recomenda-se incluí-lo na dieta alimentar para problemas nos músculos oculares, como profilático contra a ameaça de desenvolver catarata ou glaucoma.
Qual a melhor forma de consumir?
O damasco pode ser consumido fresco ou seco, pois ambas as formas contêm grande quantidade de substâncias úteis. Fazer geléias e sobremesas é uma boa forma de preservar o valor do produto para o inverno, mas a quantidade de vitaminas no produto é reduzida devido ao tratamento térmico.
Fruta madura
A vantagem dos damascos frescos é a capacidade de obter uma valiosa fonte de vitaminas diretamente nos alimentos. Uma colheita fresca permite consumir frutas imediatamente, sem necessidade de processamento adicional. Ao usar, deve-se levar em consideração a lista de contra-indicações, que lhe permitirá não prejudicar o organismo.
Damascos secos
Os especialistas, falando sobre os benefícios dos damascos secos, os colocam em primeiro lugar em relação às frutas frescas. Isso se deve ao fato do produto desidratado conter mais nutrientes por grama de peso da fruta. Os damascos secos são especialmente indicados para quem precisa de uma fonte adicional de vitaminas e minerais durante o período de recuperação após a cirurgia. Para as gestantes, torna-se um produto valioso nos períodos de escassez de frutas frescas na estação fria.
Benefícios do suco de damasco
O suco de damasco mantém a lista completa de vitaminas e minerais presentes nas frutas frescas. Também é capaz de remover resíduos e toxinas do corpo. Quando consumidos, o risco de desenvolver placas de colesterol é reduzido e os taninos ajudam a fortalecer as paredes intestinais. As propriedades antibacterianas do produto auxiliam no combate às bactérias.
Além do efeito positivo em todos os órgãos vitais importantes do corpo, ajuda a lidar com deficiências vitamínicas e anemia. Ao beber 10 ml de suco por dia, observa-se melhora no funcionamento do estômago e normalização das fezes. Para problemas de pressão arterial, deve ser tomado 0,5 copo 3 vezes ao dia antes das refeições.
Você pode comer damascos verdes?
O consumo de damascos verdes não é recomendado, pois não contém os componentes benéficos adequados que o sistema digestivo humano seria capaz de aceitar. O consumo dessas frutas pode causar intoxicações, acompanhadas de vômitos, diarreia, febre e outros sinais característicos de intoxicação.
Para quais doenças a dieta do damasco é recomendada?
Com a ajuda dos damascos, você pode perder peso com facilidade e, o mais importante, de forma agradável. O problema do peso muitas vezes não é apenas estético: o excesso de peso corporal, em relação ao normal, pode ser a causa de vários tipos de doenças. Os principais incluem:
- doenças do sistema cardiovascular;
- problemas de pressão arterial;
- doenças articulares;
- Desequilíbrio hormonal;
- problemas ginecológicos.
A dieta do damasco costuma ser prescrita quando é necessário melhorar o funcionamento do aparelho digestivo. O efeito terapêutico da inclusão de frutas na dieta é obtido na forma de normalização da função renal. Devido à capacidade dos damascos de melhorar a composição do sangue, é frequentemente usado para prevenir várias doenças cardíacas.
A dieta do damasco exige o cumprimento de uma série de regras. A dieta inclui frutas frescas, preparar saladas, sucos naturais, sucos ou comê-los in natura. Nesse caso, os alimentos básicos são excluídos da dieta alimentar.Essa restrição na ingestão de alimentos não deve durar mais de 5 dias, caso contrário o corpo sofrerá estresse negativo. Durante a dieta alimentar é preciso comer em pequenas porções, antes e depois das refeições, tomar água limpa e sem gases. Eles comem até 1,5 kg por dia, resultando em uma perda de 3 a 5 kg.
Se quiser recorrer a restrições alimentares menos severas, pode incluir no cardápio alimentos que contenham muito ferro e potássio. Independentemente do tipo de dieta escolhida, você pode recorrer aos benefícios do damasco no máximo uma vez por mês.
Quem deve se abster de frutas?
O damasco não deve ser ingerido de forma descontrolada, pois apresenta uma série de contra-indicações. Pode prejudicar pessoas com sintomas de gastrite crônica e exacerbações de úlceras pépticas. A fruta deve ser consumida com cautela em casos de disfunção tireoidiana e presença de hepatite. O corpo nessas doenças absorve mal a queratina contida nos damascos, por isso é mais aconselhável que tomem vitamina A em sua forma pura.
Pacientes com diabetes devem excluir esta fruta de sua dieta. Algumas variedades de damasco contêm até 80% de sacarose, cuja ingestão deve ser controlada durante a doença.
Algumas pessoas gostam de comer nozes de caroço de damasco, o que pode ser perigoso. As nozes contêm amigdalina, exceder o limite permitido é perigoso para os seres humanos. A quantidade aceitável por dia para um adulto é considerada 20 g de grãos. A concentração de uma substância perigosa pode ser reduzida pelo tratamento térmico das sementes e do seu conteúdo.
O uso de polpa de fruta em cosmetologia
Em casa, você pode preparar cosméticos e produtos de cuidado a partir do damasco e seu óleo, incluindo máscaras para rosto, corpo e cabelos. A fruta é considerada um “salvador” dos problemas de pele, pois normaliza o funcionamento das glândulas sebáceas e ajuda a limpar os poros. O óleo tem atividade biológica única e, ao entrar nas células dos tecidos, previne o envelhecimento. É adequado para qualquer tipo de pele, melhora o seu aspecto e ajuda a melhorar o seu tom.
Os damascos são frequentemente incluídos em cremes, máscaras e xampus tradicionais. Graças à grande quantidade de substâncias orgânicas, o efeito rejuvenescedor é garantido na utilização desses produtos. O caroteno ajuda a hidratar a pele e o retinóide previne a descamação e a inflamação. Quando aplicado, uma película protetora aparece na superfície da pele e o ácido ascórbico proporciona um efeito suavizante de rugas.
Quais frutas você deve escolher e por quanto tempo o damasco pode ser armazenado?
Na hora de escolher os damascos, preste atenção na aparência da fruta. Frutas de alta qualidade atendem aos seguintes critérios:
- É inaceitável a coloração uniforme dos frutos, a presença de manchas e inclusões de qualquer cor;
- aroma agradável de fruta;
- polpa elástica que não se deforma quando pressionada;
- sem rachaduras, podridão ou sinais de impactos.
Damascos de cor laranja escuro ou com superfície de casca acastanhada fosca são mais valiosos. A presença de brilho indica que a fruta foi tratada com glicerina.
O prazo de validade depende de fatores ambientais, do método escolhido e do grau de maturidade do produto. Frutas frescas a uma temperatura de 0 0C e 90% de umidade são armazenados por 7 a 14 dias. Quando armazenado em condições acima de +20 0C a fruta escurece e perde valor nutricional.
À temperatura ambiente, os damascos secos mantêm a qualidade por 30 dias, devendo ser bem fechados em saco. Refrigerado por até 6 meses. A geléia de damasco pode ser armazenada de 1 a 5 anos, dependendo da qualidade da esterilização dos potes e da sua estanqueidade.