Descrição das melhores variedades de damasco colunar Prince Mart, Zvezdny, regras de plantio e cuidados

Em condições de verões curtos e invernos frios, os jardineiros não cultivavam culturas que gostam de calor, porque congelavam e, se criassem raízes, o ovário caía na primavera, quase nunca havia frutos, e os que amadureceram acabaram por ser pequeno e sem gosto. Os criadores trabalharam no desenvolvimento de híbridos de plantas do sul que pudessem ser cultivadas na zona intermediária. O resultado do seu trabalho foi a criação do damasco colunar, que rapidamente substituiu as variedades habituais de culturas termofílicas e passou a ser cultivado em jardins e zonas suburbanas, deliciando-se com frutos perfumados.


Descrição, recursos externos

A árvore de uma nova variedade de damasco tem um interessante formato de coluna. Do tronco reto estendem-se ramos curtos, cujo comprimento não ultrapassa os 20 cm. No sul a altura da planta chega a 3 metros, na zona média as árvores são ligeiramente mais baixas. Botões brancos ou rosa florescem no início da primavera - no final de março ou abril. As folhas, independentemente do formato, apontam para cima.

Os damascos laranja, vermelhos ou amarelos amadurecem nos ramos laterais. O peso do fruto depende da variedade, das condições de cultivo e cuidado, pesa em média 20 g, alguns exemplares chegam a 80 ou até 100 gramas, mas também há frutos muito pequenos. Os veranistas ficam felizes em plantar damascos colunares, já que a árvore não precisa de mais do que um metro quadrado de área para crescer e dar frutos. As vantagens das variedades incluem:

  1. Possibilidade de conservas de frutas para o inverno.
  2. Bom rendimento.
  3. Aparência interessante da planta.

Os frutos aparecem no terceiro ano, colhê-los é fácil e cômodo. Os damascos colunares são imunes a muitas doenças das árvores do jardim. Porém, nem todos os veranistas sabem fazer uma copa, que a planta precisa ser podada todos os anos, sem isso a colheita não se desenvolve normalmente e poucos frutos amadurecem.

damasco colunar

As melhores variedades de damasco colunar

Os cientistas não se limitaram a criar apenas um híbrido de horta, mas criaram diversas variedades que diferem no tempo de maturação, cor e peso dos frutos, recomendadas pela região para cultivo. As melhores variedades de damascos para a zona intermediária devem ser escolhidas entre árvores colunares que não têm medo de invernos frios e se localizam facilmente em uma área pequena.

Para evitar ocupar espaço com plantas polinizadoras, é necessário plantar híbridos autoférteis. Perfeito para a região de Moscou:

  1. Ouro;
  2. Estrela;
  3. Ensolarado.

damasco colunar

Os frutos da variedade Prince Mart amadurecem no final de julho e já estão plantados em árvores com dois anos. O damasco tolera geadas severas, raramente é suscetível a doenças e não requer polinização adicional. Três ou quatro plantas fornecerão frutos suficientes para uma família comer e conservar durante o inverno. Na região Norte, a variedade pode ser plantada em estufas, já que a altura da árvore mal chega a 2 metros. Os frutos de cor laranja brilhante pesam cerca de 60 g.

Os residentes de verão e jardineiros da região de Moscou ficam felizes em cultivar o autofértil damasco Zvezdny, que encanta com sua produção.

Embora os frutos amadureçam bastante tarde, um balde inteiro de frutas suculentas e doces é colhido de uma planta compacta, diferindo em:

  • cor amarela;
  • polpa com aroma agradável;
  • pele fina;
  • pesando cerca de 80 gramas.

damasco colunar

Árvores da variedade Gold com mais de 2 metros de altura não morrem a 33-34 °C abaixo de zero. Em agosto, amadurecem damascos de formato oval com um incomum tom rosado. A produtiva variedade Sunny é cultivada em latitudes médias. Tolera baixas temperaturas e não congela a 35 graus negativos. Os frutos dourados amadurecem em agosto e pesam até 60 gramas, mas as plantas polinizadoras precisam ser plantadas ao lado do damasco.

A altura da árvore é de cerca de 2,5 m, mas dela são colhidos até 1,5 baldes de frutas. Sunny também cria raízes na sombra parcial, mas o rendimento nesse local cai significativamente. No Kuban, onde o clima é favorável e o solo fértil, é cultivada qualquer variedade de frutas com caroço.

Características do plantio de damascos colunares

Tanto os damascos quanto os híbridos criados por seleção exigem luz e amam o sol. Na ausência de tais condições, se os frutos estiverem firmes, serão em pequenas quantidades e o sabor deteriorar-se-á drasticamente. As árvores florescem muito mal à sombra.

damasco colunar

Não é preciso muito espaço para um damasco colunar, então você sempre encontra uma pequena área onde o vento frio não bate e não há correntes de ar. É fácil plantar uma árvore entre edifícios a uma distância de 20-15 centímetros deles, mas de forma que nenhuma sombra caia sobre ela. Os damascos não devem ser colocados em terras baixas, onde o degelo e a água da chuva estagnam e o ar frio e úmido se acumula. A árvore ficará confortável se você encontrar um lugar para ela no sopé de uma encosta suave.

Nas regiões sul, os damascos colunares são plantados em campo aberto em outubro e abril. No outono, consegue criar raízes e ficar mais forte antes que o frio chegue, não antes de dezembro. Na zona média, as árvores são plantadas apenas no final da primavera ou no primeiro mês do verão, pois aqui as geadas são frequentes e o centro hidrometeorológico não consegue prever quando chegarão.

Os damascos desenvolvem-se mal e muitas vezes adoecem no local onde costumavam crescer:

  1. tomate e pimentão;
  2. framboesas e morangos;
  3. batatas e berinjelas.

damasco colunar

Essas plantações são atacadas por helicópteros e infectam as árvores frutíferas com fungos. É muito difícil lidar com o patógeno. Mudas de damasco, preferencialmente com 2 anos, são colocadas a uma distância de 80 cm-1 m, deixando pelo menos um metro entre linhas. As árvores criam raízes bem em solos soltos, permeáveis ​​​​à umidade, e crescem em solos argilosos, cinzentos e chernozems.

É aconselhável comprar mudas em viveiros especiais localizados na sua região, pois os damascos que comercializam são adaptados especificamente a este clima. A altura da árvore deve estar dentro de um metro. É necessário verificar se as raízes dobram, se as mudas têm casca sã e se há vestígios de enxertia.Você não deve comprar damascos cultivados a partir de sementes.

plantio de damasco

O buraco para a árvore é preparado no outono. Tanto a profundidade quanto a largura devem estar entre 60 e 70 cm. Para evitar que a água azeda, despeja-se no fundo argila expandida ou pequena brita em uma camada de 40 mm, após o que cinzas de madeira ou fertilizantes minerais na forma de uréia , são adicionados superfosfato ou nitrato de potássio.

A camada superior de terra é misturada com húmus e areia, colocada no fundo do buraco, um suporte para a árvore é instalado próximo e coberto, e na primavera:

  1. Faça um buraco onde o damasco seja plantado verticalmente.
  2. Despeje e compacte o solo, deixando um colo da raiz cerca de 5 cm acima da superfície.
  3. É feito um sulco ao longo do tronco da árvore, polvilhado com turfa ou palha.
  4. A árvore é fixada em um suporte e regada com 2 baldes de água morna.

damascos plantados

Para que a planta colunar enraíze-se mais rapidamente, as raízes são embebidas em solução de permanganato de potássio ou bioestimulante, depois são encurtadas um pouco e mergulhadas em purê feito de argila e esterco.

Cuidado

Para agradar o damasco colunar com frutas suculentas, só o plantio na hora certa não é suficiente. A árvore precisa de cuidados constantes.

regando damascos

Os cuidados incluem:

  • alimentando;
  • rega;
  • tratamento preventivo;
  • poda;
  • preparação para o inverno.

Os fertilizantes são aplicados todos os meses, começando na primavera e terminando no outono. O esterco de galinha é adequado como matéria orgânica: 1 kg da substância é colocado em 3 baldes de água. O damasco precisa de potássio, fósforo e nitrogênio. A cultura tolera a seca normalmente, mas morre quando a umidade estagna. A árvore não deve ser regada mais do que uma vez a cada 2 semanas, a menos, é claro, que haja calor extremo; um sistema de irrigação é melhor. Se estiver ausente, adicione até 5 baldes de água embaixo do damasco.

regando damascos

Antes do frio, eles também começam a umedecer abundantemente o solo no círculo do tronco da árvore. O solo deve ser solto com cuidado para não tocar nas raízes localizadas próximas à superfície. O damasco colunar é tratado com sulfato de cobre no início da primavera e após a formação do ovário. O tronco da árvore é envolto em material denso para evitar que seja mastigado pelas lebres, e o solo sob a planta é coberto com uma espessa camada de feno, serragem e húmus.

Aparar

Depois que a copa está formada, e isso deve ser feito, caso contrário a árvore não dará bons frutos, todos os anos os brotos são encurtados para que seu comprimento não ultrapasse 20 cm, ficando em cada um pelo menos 3 botões. Certifique-se de remover os ramos secos e aqueles nos quais o ovário não se forma mais. A poda do damasco colunar é realizada em março e outubro.

poda de damasco

Controle de Doenças

As fruteiras com caroço são afetadas pela podridão dos frutos, que ocorre quando o fungo ascomiceto se multiplica. As flores caem da árvore, o ovário murcha, os galhos e as folhas secam. Os damascos colunares também sofrem de moniliose, e a cultura sofre de manchas de buracos, o que é facilitado pelo tempo chuvoso e úmido.

Pulverizar as plantas com uma solução de sulfato de cobre, calda bordalesa, remover caules secos, frutos mumificados, folhas enegrecidas, cascas danificadas e desenterrar troncos de árvores ajuda a prevenir a ativação de fungos. O tratamento das árvores é feito no início da primavera, quando os botões ainda não despertaram, e é repetido após a formação do ovário.

Damascos doentes pulverizado com fungicidas. Os mais eficazes entre eles são “Signum”, “Horus”, “Malkin”, “Kuproksat”.

As feridas e rachaduras que aparecem nos brotos e troncos são limpas, capturando alguns centímetros de madeira sã.Em seguida, a área danificada é desinfetada com sulfato de cobre, solução de permanganato de potássio ou Fundazol e coberta com pasta Rannet ou piche. Para que os damascos se desenvolvam melhor e adoeçam menos, é necessário plantar variedades adaptadas a determinadas condições climáticas.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim