O damasco é uma árvore famosa por sua produtividade, sabor das frutas e facilidade de cuidado. É por isso que, mesmo num pequeno jardim, os proprietários procuram reservar uma área para uma árvore. Não é necessário comprar mudas, se você entender com antecedência como cultivar um damasco a partir de uma semente e as regras básicas da tecnologia agrícola, é bem possível obter material de plantio de alta qualidade.
- Quais grãos de damasco são adequados para o plantio?
- Quando plantar damasco
- na primavera
- no outono
- Sobre o esquema de plantio
- Composição recomendada do solo
- Local ideal para plantio
- Bairro indesejável
- Profundidade de plantio de mudas
- A que distância plantar
- Cuidados após plantar uma muda
- Proteção contra pragas e doenças
- Formação de árvores
- Fertilizante
- Rega
- Cuidados com damasco no inverno
- Enxertando uma árvore cultivada a partir de sementes
- Um damasco cultivado a partir de uma semente dará frutos?
- Nuances e épocas de plantio de acordo com as condições climáticas
- Plantando damascos na Rússia central
- Plantando damascos na Bielo-Rússia
- Plantio de damasco nos Urais
- Plantando damascos na Sibéria
Quais grãos de damasco são adequados para o plantio?
Acredita-se que as árvores cultivadas a partir de sementes raramente retêm as características da mãe, embora muitos jardineiros tenham descoberto na prática que não é esse o caso. Por isso, ao planejar a propagação de uma cultura por sementes, é recomendável prestar atenção ao sabor da fruta. Os damascos devem ser grandes, doces, com polpa suculenta e aromática. Você também precisa verificar o sabor dos grãos das sementes - não deve haver amargor muito óbvio. Você também precisa primeiro decidir qual variedade é preferível para a região. Em regiões frias é melhor cultivar damascos precoces, em regiões quentes - de maturação média ou mesmo tardia.
Ao planejar o cultivo de uma árvore a partir de sementes, é recomendável primeiro verificar a qualidade do material de plantio:
- Despeje água morna em um recipiente.
- Coloque as sementes no líquido.
- Remova as sementes que flutuam na superfície; elas são inadequadas para o cultivo; material de baixa qualidade não produzirá brotos.
Use apenas sementes frescas para o plantio. Mesmo com armazenamento adequado em local fresco, a taxa de germinação é significativamente reduzida em apenas um ano.
Quando plantar damasco
A época ideal para plantar sementes de damasco é outono, primavera, mas mesmo no verão, os jardineiros que gostam de experimentar plantam sementes que brotam rapidamente.Independentemente de quando exatamente o material de plantio será enviado ao solo, é necessário preparar a semente para o plantio. Até que congele (passe pela fase de estratificação), não se pode esperar que apareçam brotos.
Recomenda-se congelar adequadamente o material de plantio em condições naturais, mas antes do plantio na primavera ou verão será necessário colocar as sementes no freezer. O plantio no outono é mais simples - basta colocar as sementes no solo para que os brotos apareçam quando o tempo esquentar.
na primavera
Na primavera, recomenda-se a germinação do material de plantio em terreno aberto. É importante cuidar com antecedência de um local adequado - escolha um local ensolarado, sem correntes de ar.
O replantio de plantas plantadas depois do inverno só é possível na primavera seguinte, durante o verão recomenda-se realizar os cuidados normais.
2 a 3 meses antes do plantio, envie as sementes para estratificação. Use o freezer para isso - a baixa temperatura garante alta germinação. Se não sobrar tempo para congelar, é recomendável usar um método de emergência - mergulhe os ossos em água gelada por 2 a 3 dias. Troque o líquido com pedaços de gelo regularmente.
no outono
As plantas obtidas a partir de sementes plantadas no outono são resistentes às difíceis condições climáticas e doenças, mas em termos de germinação são significativamente inferiores ao material de plantio da primavera. As sementes são enviadas para campo aberto pouco antes da geada - desde os últimos dias de outubro até a neve cair.
Mesmo a geada não é um obstáculo ao plantio de mudas. O principal é fazer sulcos com antecedência e estocar terra para depois polvilhar as sementes.
Sobre o esquema de plantio
É melhor plantar sementes de damasco em sulcos longos.A distância entre as fileiras é de pelo menos meio metro, o que permitirá regar, soltar o solo e fertilizar sem risco de danificar árvores delicadas. Profundidade de plantio - até 7 cm.
Deixe uma pequena distância entre as sementes - 20-30 cm, que é recomendável encurtar caso haja dúvidas quanto à qualidade do material de plantio. É melhor germinar as sementes primeiro e depois desbastar.
Composição recomendada do solo
O sucesso do cultivo de uma árvore de damasco depende muito do solo correto. O solo deve ser leve e fornecer acesso ao oxigênio. Se o solo do local for pesado, é melhor adquirir um substrato pronto para mudas ou misturar uma composição especial:
- 3 partes de solo de jardim;
- parte de areia grossa;
- 2 partes de grama;
- um pouco de cinza de madeira;
- 2 partes de turfa;
- parte do barro.
Recomenda-se adicionar um pouco de salitre (não mais que um punhado por 10 litros de mistura de solo). Misture bem - os componentes devem ser distribuídos uniformemente. Recomenda-se usar a mesma composição do solo no transplante de mudas.
Certifique-se de colocar uma camada de drenagem - pequenos entulhos, seixos, tijolos triturados. Coloque a mistura de solo preparada no sulco, coloque cuidadosamente as sementes e cubra com uma camada de terra. Recomenda-se o uso de cobertura morta (turfa, composto), o que permitirá que você não se preocupe com o ressecamento do solo.
Local ideal para plantio
Para plantar mudas no campo, é recomendável escolher um cantinho aconchegante e sem correntes de ar. Certifique-se de que as rajadas de vento não prejudicam as árvores - instale uma cerca ou escolha um local próximo a edifícios anexos. Os damascos são uma cultura que adora o calor, por isso é recomendável escolher um local ensolarado para plantá-los. A sombra parcial clara também é permitida, mas ainda existe o risco de as árvores ficarem muito alongadas.
Bairro indesejável
A compatibilidade com outras árvores frutíferas também desempenha um papel importante. Não é recomendado plantar damascos perto de grandes plantações - macieiras, peras, nozes. As copas largas das plantas vizinhas impedem o acesso à luz solar e ao ar fresco, o que causa doenças e má frutificação.
No local, os vizinhos mais recomendados para os damascos são as cerejas e as ameixas. A colheita cresce bem perto de arbustos - groselhas, framboesas.
Profundidade de plantio de mudas
É melhor preparar com antecedência a cova de plantio dos damascos. O diâmetro recomendado é de no mínimo 70 cm e a profundidade é de até meio metro. Certifique-se de colocar uma camada de drenagem.
Regras básicas para plantio de plantas:
- Coloque solo nutriente preparado (10 cm) na camada de drenagem;
- despeje um monte baixo para colocar os brotos das raízes;
- polvilhe com terra, compacte facilmente;
- coloque uma camada de cobertura morta;
- água abundantemente.
Certifique-se de amarrar imediatamente a muda a um suporte, o que permitirá que você não se preocupe com rajadas de vento.
A que distância plantar
No cálculo da distância entre as mudas, é recomendável levar em consideração a variedade do damasco. Alguns representantes desta cultura crescem até 15 m com raio de copa superior a 4 m. As plantas não devem ser plantadas muito próximas umas das outras ou de outras árvores frutíferas - posteriormente, tal negligência nas regras da tecnologia agrícola ameaça a má frutificação.
A distância recomendada entre os damascos é de no mínimo 5 m, pode-se usar o plantio escalonado - deixe também 5 m entre as linhas.
Cuidados após plantar uma muda
Independentemente da cultura, o replantio é um estresse considerável para a planta.É por isso que você deve prestar muita atenção às mudas, garantir a rega oportuna, a adição de nutrientes e a poda. Inspecione as árvores regularmente, verificando se há pragas - os insetos podem destruir as plantas jovens.
Proteção contra pragas e doenças
A maneira mais fácil de proteger as plantas é tomar medidas preventivas em tempo hábil. Remova regularmente galhos secos, danificados ou doentes e colete insetos. É imprescindível realizar a pulverização preventiva das mudas com calda bordalesa e sulfato de cobre. Recomenda-se não esquecer a caiação com cal apagada.
Afrouxe o solo pelo menos uma vez por mês, pois as ervas daninhas retiram muitas substâncias úteis do solo, o que afetará imediatamente o crescimento e desenvolvimento da cultura.
Formação de árvores
Como a maioria das culturas frutíferas, damasco requer formação de coroa. Recomenda-se iniciar a poda 1 a 2 anos após o plantio em local permanente. O tronco principal é geralmente encurtado, a distância da superfície do solo ao ponto de corte é de 75-80 cm.
Após a formação da copa, os brotos esqueléticos são podados. Deixe o ramo central, encurtando-o em cerca de um terço. Remova também regularmente os brotos que crescem em um ponto - é recomendado deixar apenas 1-2 ramos.
Fertilizante
A princípio, o damasco necessita de componentes nutricionais suficientes que são adicionados durante o plantio. Caso a mistura de solo não tenha sido utilizada, recomenda-se a aplicação de cobertura morta (misturar composto com superfosfato e fertilizantes potássicos). Para melhorar a floração e frutificação mais ativa, recomenda-se pulverizar com composição de nitrogênio no outono. Prepare a solução na proporção de 100 g de fertilizantes nitrogenados por 10 litros de água.
Rega
Regue os damascos em tempo seco, mas não com muita frequência - as árvores têm medo de encharcar. A norma por muda é de até 10 litros de líquido. Recomenda-se afrouxar primeiro o solo, isso permitirá que a umidade penetre em maior profundidade.
Atenção especial deve ser dada à rega três vezes - na época da floração, quando aparece o ovário, duas semanas antes do amadurecimento dos damascos. Use apenas líquidos quentes, mantidos por várias horas ao sol.
Cuidados com damasco no inverno
O sistema radicular do damasco pode resistir até mesmo a geadas severas, mas é melhor isolar as árvores jovens para o inverno. Isso é fácil de fazer - construa uma pequena cabana de galhos ao redor do tronco, embrulhe-a em filme e coloque galhos de abeto. É mais fácil proteger as árvores mais velhas da geada - basta embrulhar o tronco principal com estopa ou palha. Cubra a área do tronco da árvore com uma espessa camada de cobertura morta e cubra-a com neve no inverno.
Enxertando uma árvore cultivada a partir de sementes
Conduta enxertia de damasco, que são cultivadas a partir de sementes, não necessariamente - muitas vezes acontece que, mesmo sem essa operação, a árvore começa a frutificar ativamente depois de alguns anos. A época ideal para a enxertia é no início da primavera, os botões devem estar em repouso. É melhor preparar o rebento com antecedência - no outono.
Guarde em local fresco - no porão, na geladeira. O método de enxertia recomendado para mudas jovens é a cópula. Faça cortes longos (até 3 cm). Após unir as seções, fixe bem o local do enxerto.
Um damasco cultivado a partir de uma semente dará frutos?
Os damascos cultivados a partir de sementes não diferem na frutificação das plantas enxertadas, embora os primeiros frutos apareçam 2 a 3 anos mais tarde do que nas variedades cultivadas. Durante o amadurecimento, regue generosamente a árvore, caso contrário corre-se o risco de a planta não aguentar o peso do fruto.Após a frutificação, recomenda-se verificar até que ponto a árvore reproduziu as características da mãe. Se os damascos não diferirem em tamanho ou sabor, será necessário enxertar.
Nuances e épocas de plantio de acordo com as condições climáticas
Muito do cultivo de damascos depende das condições climáticas. Quanto mais quente a região, maior a oportunidade de obter plantas maduras a partir das sementes, conseguir uma boa colheita e não prestar atenção aos abrigos para o inverno.
Plantando damascos na Rússia central
O cultivo em regiões com condições climáticas temperadas não será difícil. Plante mudas na primavera (abril, maio) ou meados do outono (outubro). Certifique-se de cobrir as plantas para o inverno - use estopa, ramos de abeto, neve.
Plantando damascos na Bielo-Rússia
O clima temperado da Bielorrússia permite o plantio de mudas no início da primavera ou meados do outono. Como nas regiões da Rússia que não são caracterizadas por temperaturas baixas e severas, você terá que usar uma cobertura para o inverno. Com o início dos primeiros dias quentes, certifique-se de remover os ramos de abeto ou serapilheira - a água do degelo pode prejudicar a colheita.
Plantio de damasco nos Urais
As duras condições dos Urais permitem o cultivo de bons damascos grandes, mas é recomendável dar preferência às variedades precoces. O plantio não deve ser feito antes de maio e o mais tardar no final de setembro. Certifique-se de colocar uma camada espessa de cobertura morta, que servirá como cobertura adicional antes da geada. O tronco também deve ser isolado - geadas severas podem danificar a delicada casca das árvores jovens.
Plantando damascos na Sibéria
Ao plantar mudas nas duras condições da Sibéria, é recomendável monitorar as condições climáticas.Vá para o jardim após o início do calor estável - em maio e junho. Também é melhor não atrasar as datas de outono - o plantio deve ser feito em agosto e setembro. Uma cobertura quente para o inverno é obrigatória, sendo recomendado isolar o círculo do tronco e o tronco principal.
Se a planta não for muito grande, embrulhe até os galhos em estopa ou filme, primeiro reúna-os em um feixe grande e prenda com barbante. Cultivar damasco, essa colheita maravilhosa, a partir de sementes, é um processo interessante e não muito complicado. O principal é seguir as recomendações e normas da tecnologia agrícola, cuidar bem da árvore e evitar cometer erros grosseiros que podem ser fatais para a planta.