Muitas pessoas gostam de se deliciar com azeitonas, mas poucas sabem como colher azeitonas de maneira adequada. Os gregos foram os primeiros a usar azeite. Eles chamam o azeite produzido de “ouro líquido”. Gradualmente, o produto se espalhou por todos os países do mundo, é ativamente utilizado fresco, em conserva e transformado em óleo.
Quando é a colheita
A colheita é feita de setembro a dezembro, dependendo da área de cultivo e da variedade. As azeitonas começam a aparecer no 4º ao 5º ano da estação de cultivo.De uma árvore são colhidos de 50 a 150 kg de colheita, ela vive quase 600 anos e dá frutos por 50 a 150 anos. Tudo depende das condições climáticas e dos cuidados. Azeitonas e azeitonas são frutos da mesma árvore. Apenas azeitonas totalmente maduras, mas as verdes não.
Escolhendo azeitonas verdes
A coleta das drupas verdes é realizada no final de setembro - início de outubro. Retire-os até que os frutos comecem a escurecer. Deixam algumas árvores para extração de azeitona ou removem-nas parcialmente.
Escolhendo azeitonas pretas
As azeitonas pretas maduras são colhidas do final de novembro ao início de dezembro. Em boas condições climáticas, a coleta é realizada em fevereiro. Se as drupas amadureceram até o fim, elas seguram fracamente os galhos; arrancá-las dos brotos é muito mais fácil do que coletá-las individualmente. Assim que os bagos começam a cair e a cor preta cobre toda a azeitona, inicia-se a colheita.
Ferramentas necessárias
Para colher azeitonas manualmente, são necessárias as seguintes ferramentas:
- Caixa com corda no pescoço;
- Escada;
- Óculos de proteção contra sol e frutas voadoras.
Para coletar azeitonas você precisa de:
- A tela tem pelo menos 12 m de diâmetro;
- Pente especial;
- Escada para frutos apicais.
Para coleta de máquinas:
- A tela tem 12 metros de diâmetro;
- Máquina com mecanismo de batida no cano ou pente elétrico;
- Óculos de segurança para proteção contra frutas voadoras.
Como são colhidas as azeitonas?
As azeitonas verdes são colhidas manualmente e à máquina. No método manual, os trabalhadores coletam a colheita em caixas de 25 kg. Eles sobem em árvores, usam escadas e tentam coletar o máximo possível. Em seguida, todos os frutos são colocados em uma esteira, que os classifica por tamanho e os limpa de folhas e detritos. Azeitonas danificadas e batidas são processadas e a partir delas é feito azeite. Para 1 litro desse óleo são 11 kg de fruta.
O método mecanizado não é bem recebido por todos os agricultores. O mecanismo da máquina bate na madeira, as drupas caem. Ao cair, os frutos danificados ficam maiores.
Também são utilizados “pentes” de ramificação conectados a um motor. Eles fazem o trabalho rapidamente. Esse trabalho exige muita força, então uma mulher não consegue fazer. Eles são penteados junto com pequenos galhos e folhas. Antes do trabalho, uma tela é colocada sob a madeira. Depois de colocar as drupas no chão, elas são retiradas de galhos e folhas e embaladas em sacos de pano.
As azeitonas crescem na mesma árvore que as azeitonas verdes. Eles são apenas mais maduros. Após a colheita da colheita verde, uma lona de 12 metros de comprimento é colocada sob a árvore. Depois espere a fruta amadurecer completamente. Alguns deles caem sozinhos, o restante é recolhido manualmente. As frutas que crescem alto são penteadas com um pente especial. As azeitonas são então recolhidas e transportadas para um transportador de triagem. Lá eles são classificados por tamanho e limpos de detritos e folhas.
Armazenamento de colheita
A azeitona não pode ser armazenada ao ar livre por muito tempo. Prazo máximo 3 dias. Os cestos de armazenamento são forrados com papel. Em seguida, eles são transportados e tentam enviá-los para processamento o mais rápido possível. Caso isso não seja possível, o período de armazenamento é estendido e a colheita é colocada na geladeira. Isso é para conservar as frutas por 7 dias.
Uso
Após a colheita, as azeitonas são vendidas às fábricas. Lá eles são em conserva e enlatados, muitas vezes usados como complemento de um prato ou lanche. O azeite é extraído de frutas danificadas e machucadas.
Nos países onde as oliveiras são comuns e crescem em todas as zonas, costuma-se utilizar este óleo para todos os fins: para fritar, para temperar saladas, para marinar carnes.
As azeitonas são ricas em microelementos benéficos, melhoram a função intestinal e melhoram a condição da pele. A sua recolha é bastante trabalhosa; em muitos países onde a produção é generalizada, ainda recorrem à recolha manual. Acredita-se que este método seja mais confiável e cause menos danos às azeitonas.