Criadores canadenses desenvolveram a variedade Lobo pelo método de polinização aberta. Um experimento de 1906 para melhorar a muda de McIntosh foi um sucesso. Hoje, as macieiras Lobo crescem na Bielorrússia, na Ucrânia, nos Estados Bálticos e na Rússia Central, apesar de no registo das árvores de fruto a variedade ser classificada como plantas das regiões do Volga e da Terra Negra Central.
- Características e descrição da variedade
- Avaliação de degustação
- Polinizadores
- Altura e diâmetro da coroa
- Produtividade
- Início da frutificação
- Tempo de amadurecimento
- Resistência do inverno
- Vantagens e desvantagens das macieiras Lobo
- Pousar
- Qual é o esquema de plantio de mudas?
- Requisitos básicos de solo para o plantio de macieira Lobo
- Em qual cova devo plantar a muda?
- Cuidado
- Aparar
- Cobertura
- Proteção contra doenças e pragas
- Variedades de porta-enxertos
- Características de cultivo em algumas regiões
- Colheita e armazenamento
Características e descrição da variedade
Lobo é uma variedade de inverno. Suas maçãs amadurecem igualmente bem na seca e no frio do verão. As mudas distinguem-se pelos rebentos curvos e flexíveis de cor cereja. As folhas da árvore frutífera são de cor verde brilhante fosca, formato oval e a parte externa é irregular. Dependendo do porta-enxerto utilizado, o formato da folha pode variar ligeiramente.
O amadurecimento dos frutos ocorre nos cachos do crescimento do ano passado. O peso das maçãs varia de 130 a 180 G. Os formatos das maçãs provenientes de macieiras cultivadas em diferentes porta-enxertos podem ser diferentes - frutos cônicos e achatados-arredondados são característicos desta variedade. As maçãs da variedade Lobo distinguem-se por um núcleo pequeno e um testículo em forma de coração.
A casca das maçãs verdes é verde e amarela. Os frutos maduros distinguem-se por um rico rubor bordô, cobrindo quase toda a superfície. A camada cerosa que deixa a maçã azulada não esconde os pontos subcutâneos.
Avaliação de degustação
A variedade Lobo recebeu alta pontuação de degustação (de 4,5 a 4,8 em 5 pontos possíveis) por sua polpa de grão fino e agridoce, exalando um leve aroma sedutor de caramelo de framboesa.
Polinizadores
O período de floração da macieira ocorre em meados de maio, portanto, as variedades polinizadoras devem florescer no mesmo período. Lobo não tem preferência particular por certos tipos de macieiras. A única vizinha indesejada é a chinesa.
Altura e diâmetro da coroa
No estágio inicial de crescimento, a coroa apresenta uma copa arredondada e alongada. À medida que uma árvore frutífera amadurece, seus galhos começam a se curvar para baixo. O formato da coroa torna-se semelhante a uma bola achatada no topo, não podendo engrossar.A cada ano o crescimento das filiais diminui. O formato final da copa pode ser dado por meio de podas, que farão de uma árvore de tronco fino e reto uma decoração do jardim.
Produtividade
Durante o período de melhor rendimento de uma árvore adulta em uma temporada, podem ser retirados até 380 kg de frutos. Não existe tal colheita em uma árvore jovem, mas ela aumenta a cada ano. A macieira Lobo caracteriza-se por uma produtividade consistentemente elevada.
Início da frutificação
A primeira colheita de uma macieira de rápido crescimento pode ser feita na 3-4ª temporada após o plantio. Após 6 a 7 anos, a árvore enxertada com olho retirado de uma muda cultivada começará a dar frutos. Qualquer porta-enxerto é adequado para brotação, com a ajuda dessa enxertia você pode melhorar a qualidade das maçãs de uma macieira silvestre.
Tempo de amadurecimento
O amadurecimento dos frutos da macieira Lobo é simultâneo, ocorrendo no final de setembro - início de outubro. A variedade caracteriza-se pela boa conservação e preservação da apresentação após o transporte.
Resistência do inverno
Sem medidas adicionais de isolamento, uma macieira pode passar o inverno sem danos em condições climáticas com geadas de até -30 °C.
Vantagens e desvantagens das macieiras Lobo
A árvore frutífera da variedade Lobo resiste à seca e às geadas, caracteriza-se por uma produtividade estável, começa a frutificar precocemente e as maçãs não se danificam durante o transporte.
As desvantagens da variedade incluem:
- suscetibilidade a doenças de sarna e oídio durante chuvas prolongadas;
- na brotação, a data de colheita da primeira colheita é adiada em 3-4 anos;
- o armazenamento de maçãs é limitado a 3 meses;
- Os ramos necessitam de apoios para evitar que se quebrem com o peso dos frutos.
Pousar
Para o plantio na primavera, são utilizadas mudas com 2 anos. Mudas mais velhas têm pior sobrevivência, são plantadas em meados de novembro, para que suas raízes se adaptem melhor ao novo local. Um local corretamente selecionado e preparado para o plantio é a chave para boas colheitas no futuro.
Qual é o esquema de plantio de mudas?
Mudas de macieira Lobo são plantadas em fileiras em intervalos de 4 a 5 metros. Ao enxertar em troncos velhos de macieiras ou drupas, é preferível manter um espaçamento entre as árvores de pelo menos 5 m, tanto em linha como entre linhas.
Requisitos básicos de solo para o plantio de macieira Lobo
O melhor solo para a macieira Lobo é solo leve (argiloso) em local elevado, ensolarado e protegido dos ventos. A ocorrência de água subterrânea neste local não deve estar a menos de 1 m da superfície, caso contrário a macieira sofrerá constantemente com o excesso de umidade.
Em qual cova devo plantar a muda?
A profundidade da cova de plantio é de 90 cm, a largura é de 1 m. Para áreas de várzea e com ocorrência próxima de aquíferos, é necessária uma drenagem de alta qualidade, para isso despeja-se cascalho ou brita de fração média no fundo da cova de plantio; tijolo vermelho quebrado também é adequado.
A maior parte do solo selecionado é misturada com:
- 30 litros de turfa;
- 20 litros de húmus;
- 1 kg de superfosfato.
O buraco é preenchido até uma profundidade de 40-50 cm com esta mistura, e solo simples de jardim é derramado sobre o solo enriquecido com a mistura de nutrientes. Quando a camada fértil está severamente esgotada, o solo é eliminado com chorume.
Cuidado
A saúde da árvore e sua produtividade dependem de cuidados de qualidade. A poda no caso da variedade Lobo afeta o formato da copa - o aspecto estético da planta. Mulching - cobrir uma área de solo próxima ao tronco de uma árvore com serragem e palha, evita o aparecimento de ervas daninhas e promove a evaporação da umidade.
Aparar
Uma árvore plantada na primavera é podada pela primeira vez na estação seguinte para formar uma copa de galhos do 1º e 2º estágios.A formação ativa da coroa é realizada nos primeiros 4 anos após o transplante.
Em seguida, basta podar os galhos danificados e deformados e uma leve correção dos galhos crescidos. Considerando a peculiaridade dos frutos se firmarem nos cachos do ano passado, é necessário substituir anualmente os brotos velhos por novos.
Cobertura
Na fase de formação do ovário, a macieira necessita de nitrogênio, que dá força para a formação e amadurecimento dos frutos. Na segunda quinzena de junho, recomenda-se fertilizar a macieira com uréia, fertilizantes minerais e orgânicos.
Quando a frutificação é alcançada, a árvore é fertilizada com uréia, minerais, nitrogênio e fertilizantes orgânicos. No verão, fertilizantes com cinzas, composto e potássio são adicionados ao solo. Recomenda-se adicionar cinzas ao solo.
Proteção contra doenças e pragas
A macieira Lobo não difere em sua alta imunidade a doenças. No arsenal do jardineiro contra os principais inimigos da macieira - a sarna e o oídio - deveriam estar os agentes preventivos contendo cobre - "Horus" e "Skor".
Medidas preventivas antifúngicas:
- fertilizar com fertilizantes à base de potássio e fósforo;
- cinzas para reduzir a acidez do solo;
- tratamento com enxofre coloidal;
- remoção das áreas afetadas, queimando-as;
- podas sanitárias anuais;
- colheita oportuna.
O cuidado sistemático das árvores, alimentação, poda e caiação reduzirão significativamente o risco de doenças.
Variedades de porta-enxertos
A variedade Lyubo necessita de um porta-enxerto resistente ao inverno, suas principais características são transferidas para a planta enxertada:
- Uma macieira com altura não superior a 3 m crescerá em um porta-enxerto anão.
- Num porta-enxerto semi-anão, utilizado principalmente em hortas muito limitadas, a frutificação do Lobo começará já na 2-3ª época.
- As macieiras mais curtas crescem sobre um porta-enxerto colunar, sua altura não ultrapassa 2 m, essas plantas não possuem ramos esqueléticos, a formação dos frutos ocorre em cachos que crescem no tronco.
- A altura de uma macieira em um porta-enxerto de ardósia é igual à de um porta-enxerto padrão. É mais resistente a doenças e produz altos rendimentos.
Quanto menor for a macieira, menor será o rendimento, a vida e o período de frutificação da planta.
Características de cultivo em algumas regiões
Na região do Volga, esta macieira, apesar do clima árido, cresce sem exigir atenção especial do jardineiro. Para os moscovitas e moradores da região de Leningrado, no cultivo dessa variedade de maçãs, é necessário o cumprimento estrito das etapas agrotécnicas de plantio, enriquecimento do solo, cuidado e preparação da árvore para o inverno.
Colheita e armazenamento
As maçãs são coletadas para armazenamento de longo prazo na fase de maturidade técnica. Neste caso, tanto a manutenção da qualidade como a transportabilidade da colheita estarão ao mais alto nível. O prazo máximo de validade das maçãs Lobo é de 3 meses a partir da data de coleta. Depois disso, os frutos começam a secar, enrugar e o sabor fica prejudicado.