Devido ao clima rigoroso da Sibéria, nem todas as variedades de frutas são capazes de suportar adequadamente temperaturas abaixo de zero e ondas de frio repentinas. Mas, graças aos criadores, foram desenvolvidas plantas resistentes à geada que não só apresentam um alto grau de resistência a fatores ambientais adversos, mas também produzem uma colheita abundante. O principal é escolher as macieiras colunares certas para a Sibéria.
Características das macieiras da Sibéria
Uma característica distintiva das macieiras colunares é a ausência de ramos laterais, o que é explicado pela presença de um gene Co especial. Nessas árvores, os galhos crescem a partir do condutor central em um ângulo agudo, quase ao longo dele. Devido à sua aparência, assemelham-se a choupos piramidais.
O tronco das macieiras colunares é bastante grosso, nele se formam pequenos ramos, em cujos topos se localizam os botões florais. Freqüentemente, em vez de ramos laterais, formam-se frutinhos, lanças ou cachos. Os rebentos grossos têm entrenós encurtados.
Nas variedades anãs, a tendência de ramificação é menor, se comparada com plantas de tamanho médio, é 1,5-3 vezes, e com plantas altas - 4 vezes.
Após o terceiro ou quarto ano, o crescimento dos ramos laterais nas macieiras colunares cessa. Se a gema apical for lesionada, o crescimento da árvore cessa e começa a formação ativa de ramos laterais. Portanto, é recomendável proteger o ponto de crescimento da macieira pelo menos nos primeiros 2-3 anos.
As macieiras colunares chamam a atenção dos jardineiros pela sua frutificação precoce, os primeiros frutos podem ser colhidos já no 2-3º ano de vida da árvore. A partir do quinto ano a colheita torna-se mais abundante e a partir do sétimo ano torna-se consistentemente elevada, mas isso está sujeito a tecnologia e cuidados agrícolas adequados.
A duração da capacidade de frutificar ativamente nessas macieiras é de 15 a 20 anos, após os quais a maioria dos cachos morre. Prolongar a vida de uma árvore só é possível se variedades fortes ou de crescimento médio forem cultivadas em porta-enxertos de sementes através do procedimento de enxertia.
Como escolher uma variedade?
Para escolher a variedade certa para as difíceis condições da Sibéria, você deve seguir as seguintes recomendações:
- Indicador de resistência ao gelo.Plantas com alto nível de resistência e robustez invernal que não têm medo de temperaturas abaixo de zero de -50 graus são adequadas para o cultivo de macieiras na Sibéria. Além disso, devem se diferenciar pela capacidade de frutificar mesmo com falta de luz solar e umidade.
- Indicador de produtividade. A melhor opção são variedades de alto rendimento que frutificam 2 a 3 anos após a enxertia.
- Tempo de amadurecimento da maçã. Para o plantio na região Norte, recomenda-se a escolha de variedades de maturação precoce e média, cujos frutos já podem ser colhidos no início do verão ou outono. Não é aconselhável adquirir variedades de inverno, caso contrário no final de agosto, devido às geadas noturnas, a colheita pode deteriorar-se e não ser armazenada por muito tempo.
Variedades com alto nível de resistência à geada, excelente imunidade e capacidade de produzir uma colheita abundante com o mínimo de cuidado são adequadas para cultivo na Sibéria.
Para informação! As variedades de maturação precoce não se destinam ao armazenamento a longo prazo. Os frutos são colhidos em julho e duram até agosto, a vida útil desses frutos é baixa.
Plantio e cuidado
Para cultivar uma safra quantitativa na Sibéria, você precisa conhecer todos os meandros do plantio e do cuidado das colunas.
Seleção de mudas
O material de plantio corretamente selecionado permitirá que você se livre de problemas com uma macieira jovem no futuro. As plantas anuais compradas em lojas especializadas e viveiros criam raízes melhor. Ao escolher mudas de macieiras colunares, você deve prestar atenção a:
- a presença de etiquetas explicando a idade e o porta-enxerto da árvore;
- sistema raiz, deve ser do tipo fechado. A muda tolerará mais facilmente novos transplantes e se adaptará rapidamente ao novo local;
- a presença de vários botões em uma árvore.Mudas anuais não apresentam brotos laterais, são substituídas por botões;
- o estado do sistema raiz está aberto. Não deve apresentar sinais de doença ou danos mecânicos. No momento do transporte, as raízes dessas mudas devem estar em substrato úmido.
Para informação! Para um cultivo bem-sucedido na Sibéria, é mais eficaz escolher variedades zoneadas que se distinguem pela capacidade de se adaptar rapidamente às condições climáticas adversas.
Datas de desembarque
Para que a planta jovem crie raízes melhor, ela deve ser plantada na primavera, quando o solo está suficientemente quente. O principal é chegar a tempo antes que comece o intenso fluxo de seiva.
Tecnologia crescente
A cova de plantio é preparada com 14 dias de antecedência. O solo extraído da cova é misturado com 3-4 baldes de composição orgânica, superfosfato (100 g), fertilizante potássico (100 g) e um punhado de farinha de dolomita. Em seguida, a drenagem na forma de pequenos entulhos e tijolos quebrados é colocada no fundo do poço. Parte da mistura de solo preparada é colocada por cima.
No dia do plantio, deve-se inspecionar novamente o sistema radicular da jovem macieira. Se estiver levemente salgado, a muda é colocada em um recipiente com água por 10 horas. As árvores em recipientes são regadas abundantemente, o que tornará mais fácil removê-las.
Para uma melhor sobrevivência nas duras condições da Sibéria, jardineiros experientes aconselham aparar as raízes de uma macieira colunar. Ao plantar plantas, elas precisam ser levemente inclinadas, o que permitirá que sejam dobradas na hora de cobri-las para o inverno. Ao desembarcar na Sibéria de clima ameno, você pode prescindir dessa técnica, basta fazer tudo conforme o esquema tradicional.
Depois de colocar a muda no buraco, endireite suas raízes e polvilhe cuidadosamente com terra. O colo da raiz deve estar acima do nível do solo.Depois de compactado o solo, ele é abundantemente umedecido e coberto com folhas, turfa e serragem. Para apoiar a planta jovem, é instalado um suporte próximo.
Tecnologia agrícola
Ao contrário de outras regiões, as macieiras colunares da Sibéria requerem cuidados um pouco diferentes, especialmente no preparo das plantas para o inverno. Para obter maçãs saborosas e suculentas, é necessário umedecer regularmente as árvores. Para melhorar a qualidade do fornecimento de umidade às raízes da planta, é necessário fazer laterais ao longo da borda do círculo do tronco da árvore. O consumo de água por macieira é de 1 a 2 baldes.
Não se deve umedecer muito as árvores, o sinal para regar será a secagem da camada superficial do solo em 4 a 5 cm. No verão seco a frequência de rega é aumentada, o procedimento de umedecimento é realizado todos os dias . O método de aspersão tem um efeito particularmente benéfico nas plantas.
Quando cultivadas na Sibéria, as macieiras colunares são alimentadas três vezes. O primeiro procedimento de alimentação é realizado na primavera durante o período de crescimento ativo (compostos de nitrogênio), o segundo após 3-4 semanas na fase de formação de botões (misturas de fósforo e potássio) e o terceiro após 3-4 semanas durante a frutificação ( potássio e nitrogênio). Não há necessidade de aplicar fertilizante no outono.
Preparando-se para o inverno
Mesmo ao plantar árvores resistentes à geada, não há garantia de que elas serão capazes de resistir às fortes geadas da Sibéria. Recomenda-se que as macieiras colunares sejam protegidas com material de cobertura, envolvendo o tronco com malha de arame ou ramos de abeto.
Moldar e aparar
No primeiro ano após o plantio nas árvores, todos os ovários devem ser removidos, exceto 1-2 peças para amostragem de frutos. Aos 2-3 anos, metade dos ovários são cortados, deixando mais e mais flores a cada ano.A poda é realizada para liberar a árvore de galhos deformados e fracos. Na Sibéria, o topo da macieira costuma ser encurtado antes do primeiro broto forte.
Variedades de macieiras por região da Sibéria
Considerando que a Sibéria possui um território bastante extenso, onde as características climáticas variam um pouco, vale a pena escolher a variedade certa para uma determinada área.
Sibéria Oriental
Para o plantio, são utilizadas variedades com robustez invernal acima de 40 graus. Iksha e Vasyugan provaram-se bem.
Sibéria Ocidental
A opção recomendada para macieiras colunares são as variedades semi-anãs, com não mais de 2 m de altura, sendo especialmente populares President e Medok.
Avaliações
As macieiras colunares, de acordo com avaliações de jardineiros siberianos, são bastante adequadas para o cultivo em climas adversos. O principal é escolher a variedade certa e dotar a planta das condições e cuidados adequados.