A poda das macieiras colunares é realizada de acordo com um determinado padrão, observando o formato da copa exigido. O procedimento pode ser realizado com sucesso pelos jardineiros em qualquer época do ano. O principal é preparar as ferramentas necessárias, levar em consideração as recomendações de jardineiros experientes e implementar a tecnologia. Graças à poda é possível melhorar a qualidade da colheita e aumentar a sua quantidade.
Descrição e características da variedade
Eles começaram a se encontrar frequentemente em jardins variedades colunares de macieiras. Ocupam pouco espaço e decoram o ambiente. Uma característica é a presença de um tronco, de onde se estendem brotos curtos e grossos. Os frutos são formados tanto nos ramos laterais quanto no tronco central.
Características distintivas das macieiras colunares:
- A maioria das árvores não atinge mais de 3 metros de altura, mas há exemplares que crescem até 5 metros.
- Quase todas as variedades de macieiras não toleram invernos frios. Se o botão da coroa estiver danificado, o desenvolvimento da cultura muda. O formato da copa e o sabor da fruta mudam.
- A compactação da cultura permite que seja plantada em áreas onde há pouco espaço.
- A frutificação começa dois anos após o plantio.
- As raízes estão próximas da superfície da terra.
- Alto rendimento.
Cuidar das macieiras colunares é simples, mas elas também têm características próprias:
- o sistema radicular das macieiras colunares se espalha próximo à superfície da terra, por isso é necessária rega frequente;
- altas demandas de fertilização;
- é impossível soltar e remover ervas daninhas do solo ao redor do tronco;
- Recomenda-se plantar um gramado próximo ao tronco, que reterá umidade e calor.
A desvantagem de uma cultura colunar é a estação de crescimento relativamente curta. Após 12 anos deixa de dar frutos.
Por que a poda é necessária?
Para entender se é necessário podar uma macieira colunar, é importante entender as características de crescimento dessa cultura.
A parte principal de uma macieira colunar é a ponta do botão. Se não estiver congelado ou danificado, os brotos da árvore ficarão curtos e a árvore parecerá compacta. Não há necessidade de poda.
A causa da perda de botões é a geada e a aplicação inadequada de fertilizantes.Às vezes, os jardineiros cortam a parte superior por engano. Nesse caso, inicia-se o rápido crescimento dos brotos laterais e, para salvar a colheita, é realizada a poda.
O procedimento de formação tem muitos aspectos positivos:
- forma-se o formato correto da macieira;
- elimina a possibilidade de emaranhamento de galhos;
- Os ramos jovens crescem e se desenvolvem bem;
- a colheita de frutas é rejuvenescida;
- aumenta o número de colheitas e melhora a qualidade dos frutos;
- a aparência da colheita melhora.
Para que todos esses pontos sejam concretizados, a poda deve ser realizada de maneira correta.
Além da formação adequada, os cuidados consistem em regas regulares, aplicação oportuna de fertilizantes e tratamento contra pragas e doenças.
Quando começar a podar uma macieira
O momento para cada variedade de macieira é individual. Para variedades do início do verão, as datas recomendadas são os meses de outono. Recomenda-se podar macieiras com maturação média no inverno. As variedades tardias são melhor cultivadas na primavera.
A coroa precisa ser formada corretamente. Normalmente, em cada estação, o procedimento é realizado para uma finalidade específica:
- A poda principal é realizada nos meses de inverno. A melhor época para realizar o procedimento é no final do inverno.
- A poda primaveril é realizada para determinar o tronco principal. É melhor realizar o procedimento após a floração.
- Durante os meses de verão, os galhos desnecessários são removidos.
- No outono, as áreas espessadas da copa são desbastadas, removendo fortes ramos verticais.
A poda é realizada em qualquer época do ano, a partir do segundo ano após o plantio da muda.
Quais ferramentas você precisará?
A formação de uma macieira colunar é feita com ferramentas de jardinagem bem afiadas. Para aparar a coroa, você precisa preparar um desinfetante:
- uma faca afiada é útil para remover galhos e rebarbas muito finos;
- galhos finos são removidos com tesoura de poda;
- para retirar os galhos superiores você precisará de um podador com cabo longo;
- escada.
O local do corte é imediatamente tratado com desinfetantes, que são aplicados com pincel. Adequado: gramado de jardim, tinta acrílica de jardim, mistura bordalesa. As soluções são feitas à base de componentes como sulfato de cobre e permanganato de potássio.
Esquemas e formas de poda correta
A poda de uma macieira piramidal não é feita em demasia e não envolve afetar o rebento principal. Devem ser formados ramos laterais horizontais e verticais. É neles que a colheita amadurece.
A poda dos ramos é realizada em duas direções:
- parte da filmagem é cortada;
- Na segunda opção, o galho é totalmente cortado.
O ramo vertical fica mais forte e mais rápido. Os brotos localizados horizontalmente crescem mais lentamente, mas possuem mais botões florais, característica que serviu de base para o procedimento de poda.
Para formar uma bela coroa e aumentar a produtividade, será necessário esperar 5 anos. O esquema geral de poda de uma árvore, adequado para jardineiros iniciantes, envolve as seguintes etapas:
- algum tempo após o plantio, o tronco é encurtado e os brotos laterais são retirados; é melhor fazer o trabalho no início da primavera, antes que os sucos comecem a fluir (no primeiro ano de crescimento é melhor cortar todos os lados brotos de modo que dois botões permaneçam em cada um);
- no ano seguinte, o tronco central não é tocado e os rebentos laterais são encurtados para 28 cm (o rebento superior deve ser deixado para servir de continuação do tronco principal);
- depois de mais um ano, todos os ramos enfraquecidos são cortados e os restantes são encurtados para 38 cm;
- no quarto ano, apenas galhos enfraquecidos, danificados e secos precisam ser removidos;
- no quinto ano, recomenda-se retirar a copa para limitar o crescimento (nessa altura a altura da macieira será de cerca de 3 metros).
Não há necessidade de podas adicionais. Apenas galhos secos e doentes são removidos.
Opções de corte
Durante o processo de formação, os ramos laterais ou superiores são cortados. É melhor aparar os ramos laterais no verão ou na primavera. O procedimento envolve várias etapas:
- Um ano após o plantio, é necessário cortar todos os brotos, exceto o topo, deixando dois botões.
- Um ano depois, novos brotos aparecem nos botões abandonados. O galho que vai crescer verticalmente é cortado novamente. E novamente restam apenas dois botões. Resta outro galho, que cresce mais horizontalmente, para formar a lavoura.
- Na safra seguinte, o galho horizontal do qual a colheita foi colhida é totalmente removido.
- No sexto ano, todo o ramo frutífero é totalmente retirado, pois a essa altura já esgotou todos os seus recursos.
A poda do rebento da copa é efectuada quando este está congelado. A principal tarefa é determinar o broto mais forte que cresce na posição vertical. Será uma continuação do tronco principal. Os brotos restantes são removidos de acordo com o procedimento padrão.
No inverno, uma árvore com galhos podados deve ser isolada com material de cobertura.
Técnica do procedimento
O ponto fraco de uma macieira colunar é o topo. Para o desenvolvimento normal, é importante proteger a gema apical de fatores desfavoráveis. Durante o período de formação da primavera, é importante determinar o broto mais forte, que fica para maior desenvolvimento, e todos os demais são removidos.
Para realizar o procedimento corretamente, é importante seguir as seguintes recomendações:
- Apenas são removidos os rebentos jovens com não mais de um ano;
- o corte é feito no sentido da base ao topo do galho;
- o corte é feito 12 mm acima da gema;
- a incisão é feita de maneira cuidadosa e uniforme, tentando não danificar a casca.
Os galhos devem ser aparados com cuidado, tomando cuidado para não danificar a casca. Não faça cortes muito profundos.
Poda de macieiras no inverno
No inverno, quando não há folhas na árvore, a poda é mais fácil. Todas as áreas estão visíveis e você pode ter certeza de que a árvore está em repouso. O principal objetivo da poda de inverno é trazer os galhos inferiores para a metade superior da árvore. Durante a formação de inverno, os ramos secos, fracos e danificados são podados simultaneamente e forma-se uma zona de frutificação.
A macieira colunar não possui ramos permanentes. Como seu crescimento é cilíndrico, os ramos inferiores não apresentam condições muito favoráveis de desenvolvimento. Recebem pouca luz e não dão frutos. É melhor podar os brotos nos dias em que a temperatura do ar não cai abaixo de -10 graus.
Primavera
Para estimular o crescimento das árvores e a formação de copas, são realizadas podas de primavera. O melhor período é considerado meados ou últimos dias de março. É importante realizar o procedimento antes que o suco comece a escorrer. A poda adequada envolve deixar 4-5 botões em cada galho.
Depois do inverno, as pontas dos galhos congelados também são retiradas. A poda permite rejuvenescer a árvore e aumentar sua resistência a fatores adversos.
Verão
Nos meses de verão, são removidos os brotos desnecessários com folhas que crescem no tronco principal. Absorvem componentes nutricionais e umidade, evitando o desenvolvimento de ramos com frutos.
Os ramos da macieira colunar são facilmente removidos por arrancamento.Os brotos pequenos devem ser removidos com extremo cuidado, pois a árvore tolera melhor um ferimento grande do que vários pequenos.
Outono
A poda de outono é realizada depois que a seiva para de fluir. O procedimento só começa depois que todas as folhas caem da árvore. Primeiro, são removidos os galhos secos e danificados e, em seguida, os brotos retorcidos. O procedimento tornará mais fácil para a colheita suportar o inverno.