A macieira da variedade Fragata é de tamanho médio e alto rendimento anual, suportando perfeitamente invernos gelados. Os frutos são grandes, com pelo menos 250 gramas cada. O fruto tem casca grossa e sabor agridoce, a polpa não escurece por muito tempo. Essas maçãs são perfeitas para fazer sucos, geléias, compotas, conservas, pois são ricas em vitaminas e armazenam bem.
Descrição da macieira Fragata
Uma das variedades - Fragata - é caracterizada pela resistência ao gelo com uma descrição semelhante à Antonovka vulgaris. A árvore é de tamanho médio e formato redondo. Os frutos são grandes, de formato regular, com casca fina e lisa. As maçãs destacam-se com um forte rubor vermelho. A polpa é de grão fino e suculenta.
A macieira prefere solos férteis e com muita umidade e adora o sol. Apesar disso, a fruta tolera bem os invernos gelados e é capaz de restaurar a resistência às geadas perdida durante o período de degelo.
A espécie fragata tem alta imunidade a doenças e é resistente a condições ambientais adversas. A fruta é consumida fresca e seca. Também é utilizado para enlatar compotas, fazer vinhos, sucos, geléias, conservas, geleias e mousses.
História do desenvolvimento de variedades
Esta variedade apareceu há relativamente pouco tempo. Ele foi eliminado pelos Savelyevs e Yushkov. Para isso, cruzaram dois tipos de maçãs - Karpovoe e Scala.
Os autores oficiais da variedade são N.I. Savelyev, A.N. Yushkov e N.N. Saveliev.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outra variedade de maçã, a Fregate tem suas vantagens e desvantagens. As vantagens dessas maçãs incluem:
- sabor de sobremesa;
- coloração uniforme dos frutos;
- alto rendimento;
- o fruto é grande e de formato regular;
- a capacidade de consumi-lo de diversas formas;
- as frutas são ricas em vitaminas e minerais;
- As frutas devem ser consumidas no inverno.
Porém, a espécie também apresenta desvantagens: as partes vegetativas da árvore não toleram bem as geadas, pois apresentam resistência média às geadas; O período de consumo dessas maçãs termina no final do inverno.
Principais características da variedade
A macieira Fragata difere de outras variedades em certos parâmetros do fruto, tamanho e sabor.Essas frutas têm características próprias, vamos considerá-las com mais detalhes.
Tamanho da árvore
A árvore é pequena. Também é chamado de altura média. A copa ao redor dos galhos não é densa e tem formato arredondado. Os ramos estão localizados em relação ao tronco em um ângulo agudo. Os brotos de crescimento crescem de 4 a 5 botões. Têm formato redondo e cor marrom-avermelhada. As folhas da árvore são grandes e alongadas. As folhas são de cor verde escura e têm superfície lisa.
Degustação de frutas
Os frutos desta árvore têm formato redondo regular. Eles dão uma unidimensionalidade à colheita. O funil da maçã é pequeno e estreito, o pedúnculo é pequeno e de espessura média. As maçãs distinguem-se pelo seu pires. É largo e não implica ranhuras. A casca do fruto tem consistência densa e superfície não rugosa. A polpa apresenta estrutura densa, cor branco-esverdeada, com sabor agridoce. Os grãos da fruta são pequenos.
Segundo os dados, a pontuação da degustação é de 4,3-4,5 pontos. Se armazenadas adequadamente, as maçãs desta variedade podem ser consumidas até março inclusive.
Resistência ao gelo
Segundo os dados fornecidos pelos autores da variedade, após o rigoroso inverno de 2005-2006, a casca da árvore não sofreu nenhum dano particular, o seu grau não ultrapassou meio ponto. A macieira reteve 90% de seus botões florais.
Portanto, podemos concluir que a variedade Fregat apresenta resistência satisfatória às geadas, não tem medo de congelamentos especiais durante geadas médias, mas pode não sobreviver em temperaturas do ar muito baixas, principalmente em idade jovem.
Doenças e pragas
Entre outras variedades, Fregate se destaca pela imunidade absoluta à sarna, pois possui o gene Vf.Porém, dependendo das condições climáticas e da tecnologia de cultivo, a macieira pode ser atacada por insetos e doenças fúngicas:
- oídio - os inseticidas Skor e Tobaz são usados para tratamento ou a árvore é pulverizada com calda bordalesa;
- lagartas - destruídas por meios químicos, como Metaphos;
- pulgões - para prevenir a invasão de pragas, é necessária a realização regular de pulverizações preventivas com Karbofos na primavera;
- ácaro vermelho - destruído com o inseticida Nitrafen;
- a citoporose é uma doença fúngica que surge devido à rega mal organizada. A doença é difícil de tratar e demorada, por isso é melhor pulverizar a planta anualmente com o produto químico Hom;
- traça da maçã – use Clorofos e Nitrafen.
Frequência de frutificação
As árvores Fregate são consideradas variedades de frutificação precoce. As mudas começam a frutificar ativamente cinco anos após o plantio. Não há interrupção na colheita, pois a macieira apresenta boa resistência às geadas e tendência à autocura. A frutificação ocorre anualmente.
Produtividade
O volume médio de colheita é de 130 quilos por árvore. Se a árvore for cultivada em condições climáticas favoráveis, esses números aumentarão.
Qual é o melhor lugar para crescer?
É melhor cultivar macieiras em um espaço aberto e ensolarado, pois a árvore não gosta de escurecer. Escolha solo fértil.
As covas para plantio de mudas são preparadas com antecedência. Cada buraco é cavado com um metro e meio de profundidade e pelo menos um metro de largura. Coloque solo fértil e esterco no fundo, só depois plante árvores.
A principal nuance do cultivo da variedade Fregate é a profundidade do local de plantio, já que muitas vezes as árvores morrem devido a pequenos buracos.
Do exposto, podemos concluir que esta casta distingue-se pelo sabor agradável e apresentação apresentável. Estas maçãs podem ser consumidas em qualquer forma, fazem sumos e compotas doces, cidra e vinho azedo e também, devido ao seu elevado teor de pectina, compotas e compotas espessas.