A macieira Phoenix Altai foi cultivada por criadores do Instituto de Pesquisa sob a liderança da cientista-horticultora Lisavenko, especificamente para cultivo nas duras condições da região da Sibéria. Graças ao seu cuidado pouco exigente e despretensioso, bem como aos belos frutos e de excelente sabor, a sua popularidade espalhou-se rapidamente muito além do Território de Altai.
Descrição e recursos
A variedade Phoenix Altai foi obtida como resultado da polinização aberta da macieira Bellefleur-Phoenix, espécie que é uma cultura frutífera universal de inverno de alto rendimento. As árvores são descritas como semelhantes à variedade Golden Delicious e crescem até 8 metros de altura. No momento do plantio é necessário levar em consideração que a macieira pertence a uma espécie autoestéril e sua polinização é realizada com a participação do pólen de árvores de outras variedades. Portanto, recomenda-se plantar a Fênix de Altai com mudas de outra variedade em faixas, cuja distância entre elas deve ser de 4 a 5 m.
Vantagens e desvantagens
A variedade Altai Phoenix cresce com sucesso nas duras condições da Sibéria. Suas principais vantagens são:
- cresce bem em baixas altitudes;
- frutificação abundante;
- altas propriedades comerciais e de consumo das maçãs;
- longo período de preservação dos frutos colhidos;
- pouco exigente no cuidado.
Entre as poucas desvantagens da variedade, nota-se a robustez média do inverno e o risco de congelamento em climas frios, bem como a suscetibilidade a danos por fungos microscópicos patogênicos, bactérias e actinomicetos.
Características da macieira Altai Phoenix
As macieiras crescem de tamanho bastante compacto, com folhagem verde brilhante. Os ramos estão localizados em um ângulo de 90 graus em relação ao eixo do tronco. Na formação das macieiras, elas devem ser desbastadas para não se entrelaçarem e engrossarem a copa. A casca das árvores é de cor castanho escuro acinzentada, os rebentos jovens são de cor acastanhada com um pequeno rebordo.
Dimensões
As macieiras desta variedade distinguem-se por uma taxa de crescimento moderada de 6 a 8 cm por ano, altura média, não ultrapassando 7,5 a 8 m. A copa é medianamente densa, tem formato esférico, compacta e formada por ramos esqueléticos esparsos durante o desenvolvimento.
Produtividade
Uma rica colheita de macieiras Altai Phoenix pode ser obtida já no quinto ano a partir do momento do plantio em local permanente. Apesar do tamanho relativamente pequeno das maçãs, a variedade apresenta alto rendimento devido à abundância de frutas.
Via de regra, as primeiras maçãs aparecem já no 2-3 ano após o plantio da muda, mas durante os primeiros 5 anos recomenda-se cortar as flores para obter uma colheita maior no futuro.
Os frutos costumam pesar de 70 a 150 g, porém, de uma árvore jovem é possível colher até 40 kg de maçãs por ano, e o rendimento médio é de até 22 toneladas por hectare.
Frequência de frutificação
As macieiras frutificam anualmente 5 anos após o plantio, variando no grau de abundância de frutos. Eles amadurecem totalmente no final de agosto e início de setembro. Sujeito às regras de armazenamento, as maçãs permanecerão intactas até fevereiro.
Resistência do inverno
A resistência ao gelo da variedade Phoenix Altai é média. Se o inverno for rigoroso, há uma grande probabilidade de congelamento das árvores. Eles crescem melhor em áreas de várzea.
Resistência a doenças
Árvores e frutos da variedade Phoenix Altai são suscetíveis a sarna, fungo poliporoso e oídio, especialmente em alta umidade. Portanto, vale a pena prestar atenção especial aos tratamentos oportunos com herbicidas.
Quando afetado por crostas, manchas, verrugas, pústulas aparecem na folhagem e uma crosta escamosa acastanhada aparece nas maçãs. O fungo tinder se instala na casca. O oídio ocorre após chuvas prolongadas, cobrindo as folhas com uma camada esbranquiçada.
As macieiras também podem ser danificadas pelas mariposas - mariposas que põem ovos na folhagem e, se você não se livrar deles a tempo, nos frutos. Posteriormente, surgem vermes dos ovos, que devem ser destruídos com inseticidas.
Avaliação de frutas
Maçãs Phoenix redondas com nervuras distintas distinguem-se pelo excelente sabor e comercialização. Os frutos são de cor amarelo pálido ou avermelhado, de tamanho médio e casca lisa. A polpa é moderadamente densa, suculenta, com sabor agridoce de sobremesa.
Os frutos da macieira Altai Phoenix possuem rica composição química, alto percentual de açúcar e teor de pectina. Além disso, 100 g de produto contém 17 mg de ácido ascórbico, até 115 mg de taninos e 124 g de compostos P-ativos.
Espalhando
A etapa final de regionalização da variedade Phoenix Altai ocorreu em 1974. O território com as condições naturais mais favoráveis para o cultivo desta fruteira é considerado a Sibéria Ocidental, entre o leito do rio Yenisei e os Montes Urais. Porém, se forem observadas as sutilezas de plantio e cultivo, a árvore pode se adaptar a diferentes regiões da Rússia.
Avaliações de macieiras
Mikhail, 37 anos: “As macieiras Altai Phoenix nos cativaram pela sua fertilidade, todos os anos faço uma grande colheita em pequenas árvores. As maçãs são suculentas e podem ser armazenadas por pelo menos 4 meses. Cultivar árvores saudáveis, é claro, dá muito trabalho. É imperativo tratá-los regularmente contra doenças fúngicas e pragas, caso contrário não haverá sentido.”
Svetlana, 34 anos: “Passamos muito tempo escolhendo quais árvores plantar no jardim. Foram plantadas seis variedades, incluindo Altai Phoenix. Nas nossas terras baixas e nos invernos frios cresce excelentemente; os rebentos nunca congelam. São muitas maçãs, mas você pode aumentar o rendimento seguindo uma série de recomendações sobre seleção de mudas, regras de plantio, fertilização e cuidados. Gosto de espremer suco de maçã.”