Os residentes das regiões do norte da Rússia provavelmente estão familiarizados com o sabor agridoce das uvas Zilga. Talvez para os nativos mimados das regiões do sul esta não seja a variedade mais memorável. Mas onde cresce pouco, a uva Zilga é uma das melhores. É uma variedade híbrida que apresenta alto desempenho em vários pontos.
História da variedade
A variedade em questão provém da Letónia, onde foi criada pelo criador P. Sukatnieks em meados dos anos 60 do século passado.Os ancestrais das espécies foram as variedades Smuglyanka, Dvietes e Yubileiny Novgorod.
Descrição das uvas Zilga
A primeira coisa que precisa ser destacada na descrição da variedade é a resistência ao gelo. Indicadores de -28 graus não assustarão os viticultores, a variedade irá lidar perfeitamente com eles. Ao mesmo tempo, os arbustos amadurecem cedo - o final de julho pode ser dedicado à colheita da primeira colheita, que, aliás, é bastante rica. Os frutos são grandes e aromáticos. Há um leve muco na polpa.
O formato dos cachos é cilíndrico, os bagos grandes aderem densamente ao cacho, que pesa de 320 a 400 gramas. Esta variedade é caracterizada por boas taxas de crescimento do mato. Para preservar a aparência, os brotos visam um crescimento rápido e eficiente. Para não perder a massa e a forma do arbusto, deve-se podá-lo várias vezes durante a temporada.
Como resultado da avaliação de degustação, a casta obteve 7,1 pontos. A transportabilidade é excelente.
Características principais
As uvas apresentam características próprias. Pode suportar as máximas temperaturas abaixo de zero (até -25 graus), tem uma acidez que varia de 4,5 a 5 gramas e um teor de açúcar de 18 a 20%. Os cachos são grandes, pesando até 400 gramas, de formato cilíndrico. Uma baga pesa, em média, 4 gramas. Os frutos são de cor azul profundo, com leve sabor de noz-moscada.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da variedade são:
- Não sujeito a danos de vespas.
- A videira é despretensiosa às condições naturais.
- Resistência às doenças oídio e míldio (4 pontos). Disto segue-se apenas que a pulverização tripla é necessária durante a estação de crescimento.
- Se as uvas crescem nas regiões sul, não precisam ser cobertas durante o inverno.
- Bom enraizamento de estacas.
- Boa resistência a baixas temperaturas.
- Uma colheita abundante.
- Aplicativo multifuncional.
As desvantagens incluem sabor azedo, presença de grãos e casca bastante dura. Isso também inclui a necessidade anual de formação de arbustos. A razão é o rápido crescimento de numerosos brotos.
Seleção e plantio de mudas
Compre a planta imediatamente antes de plantar. Certifique-se de que a seção da raiz seja verde clara e o broto marrom. Comprimento – a partir de 10 centímetros, altura – a partir de 40 centímetros. É necessário plantar uma muda depois de ela ter “descansado” previamente na varanda ou janela da casa - deixe-a repousar alguns dias. O plantio é feito no outono ou na primavera, quando você tem certeza de que não haverá frio no futuro próximo.
Importante! Se o plantio estiver planejado para a primavera, prepare a cova no outono.
Imediatamente antes do plantio, instale o tubo de rega a uma profundidade de 40 centímetros. Coloque a muda, endireite as raízes, depois encha com terra e regue.
Crescendo e cuidando
A tecnologia agrícola não é complicada. A rega de uma planta jovem deve ser feita 4 vezes: após a retirada da cobertura, na formação dos botões, no final da floração e antes de enviar a planta para o inverno. A rega de plantas adultas limita-se apenas à recarga de água. No resto do tempo, o mato se contenta com a precipitação natural.
A primeira fertilização deve ser realizada apenas 3 anos após o plantio. Selecione fertilizantes orgânicos e minerais.
Sobre doenças e pragas
Doenças fúngicas como míldio e oídio evitam Zilga. Mas este fato não significa que se possa abandonar completamente as ações preventivas, principalmente se as condições de cultivo durante a estação forem desfavoráveis (umidade excessiva ou seca).
Para evitar a ocorrência e propagação de doenças, siga as seguintes medidas:
- aparar madeira morta em tempo hábil;
- monitorar a remoção oportuna de ervas daninhas ao redor do mato;
- preste atenção à necessidade de aparar o excesso de vinhas.
Durante o verão, a planta deve ser tratada 2 vezes com solução fungicida (como alternativa - calda bordalesa, solução a 1%). A pulverização é realizada no início da primavera - antes do aparecimento dos ovários, e no outono - após a colheita.
Importante! Se mesmo assim notar a ocorrência de alguma doença, irrigue o arbusto com uma solução de manganês ou solução de refrigerante a meio por cento.
Melhores regiões em crescimento
Devido ao facto de a variedade ser resistente ao gelo, é cultivada nos seguintes países: Lituânia, Letónia, Estónia, Suécia, Noruega. Contudo, crescerá com não menos sucesso na Zona Média e nas regiões Sul.