As uvas sem sementes são muito procuradas por amantes e consumidores. Devido à procura, foram criadas variedades para cultivo doméstico. Consideremos a descrição e as características da uva passa Zaporozhye, seus prós e contras, características de cuidado e tecnologia agrícola. Como plantar uma muda, regar, adubar e podar. Como tratar doenças e pragas. Quando colher e como armazenar a colheita.
Características e descrição da variedade
O híbrido de passas Zaporozhye foi criado a partir das variedades Victoria e Rusbol.Pertence aos primeiros, os bagos amadurecem em agosto, após 110-120 dias de cultivo. Os cachos são grandes, pesam até 1,5 kg cada, densidade média, formato cônico. As uvas são ovais, pesam 2 a 4 g, roxas e vermelhas escuras. A casca é de espessura média, a polpa é suculenta, o sabor é adocicado, os frutos ficam firmemente presos aos pedúnculos.
O arbusto da uva é vigoroso, a videira amadurece rapidamente. A variedade é autopolinizadora, podendo formar-se 2-3 inflorescências nos rebentos. As passas Zaporozhye são produtivas, mas requerem racionamento: a carga por arbusto é de 27 a 35 botões.
Prós e contras das uvas passas Zaporozhye
A última desvantagem pode ser neutralizada pelo cuidado adequado das plantas e pela regulação da irrigação.
Cuidado e tecnologia agrícola
Plantar passas Zaporozhye não é difícil. Os princípios gerais de plantio e cuidado são padrão para a cultura.
Pousar
Mudas de uva são plantadas na primavera e no outono. A variedade é bastante resistente às geadas, mas no outono o plantio deve ser feito no máximo um mês antes do início do frio e o arbusto deve ser coberto para o inverno. Plante na primavera, antes que os botões se abram.
Os locais ensolarados são adequados para uvas desta casta, a doçura dos bagos depende da iluminação. Os solos preferidos são férteis, leves, soltos e permeáveis ao ar e à água. As mudas são plantadas em fileira a uma distância de 2 a 3 m, em covas de 0,7 m de profundidade e largura.O solo é coberto com cobertura morta para manter a umidade.
Regar e fertilizar
Após o plantio das mudas, elas devem ser regadas com freqüência até que ocorra o enraizamento. Em seguida, a frequência de rega é reduzida para 1-2 vezes por mês. Embora a videira seja jovem, precisa de rega artificial, principalmente no calor. Plantas maduras e poderosas não sofrem mais tanto com a falta de umidade.
Primeiro são aplicados fertilizantes de nitrogênio, depois aqueles que contêm fósforo e potássio. Você pode alimentar as uvas com húmus, cinzas ou escolher fertilizantes minerais para elas. Neste caso, você pode adicionar misturas de nitrato, uréia, superfosfato e potássio.
Regras de poda
Além da poda de outono ou primavera, que envolve a remoção de brotos secos, congelados, doentes e danificados por insetos, é realizada a poda de verão. No verão, o excesso de brotos verdes é cortado e os pontos de crescimento são pinçados. A videira está amarrada a uma treliça. Este método de cultivo facilita o cuidado e a colheita.
Abrigo para o inverno
Antes do início do frio, o solo ao redor da videira deve ser isolado com material vegetal. A camada de cobertura morta deve ter no mínimo 15 cm. Nas regiões frias é aconselhável cobrir os brotos - retirá-los do arame, amarrá-los e colocá-los no chão. Cubra os ligamentos com agrofibra ou outro material isolante.
Tratamento contra pragas e doenças
Segundo os criadores, o híbrido de passas Zaporozhye é resistente às principais doenças fúngicas da uva. No entanto, você não deve confiar apenas nisso.Por segurança, é necessário realizar pulverizações preventivas com fungicidas até o período em que as condições climáticas se tornem favoráveis à propagação da infecção. Você pode escolher qualquer medicamento com efeito fungicida. Normalmente 1 tratamento é suficiente se a situação da doença na região não for grave.
Você também pode prevenir danos causados por pragas da mesma maneira. Só para destruí-los é necessário usar inseticidas. Na hora de escolher um produto é preciso estar atento ao tempo de espera, ou seja, o tempo que deve passar após o último tratamento antes da retirada dos bagos.
Se durar muito tempo com medicamentos químicos, deve-se escolher produtos biológicos, por exemplo, bacterianos. Podem ser processados mesmo durante o período de maturação dos bagos.
Colheita e armazenamento
As uvas sem sementes amadurecem em agosto. Os cachos são retirados após a maturação. A colheita pode ser enviada imediatamente para processamento ou venda. Os cachos selecionados para armazenamento devem estar inteiros e sem danos. Eles são colocados em caixas em 2-3 camadas, forradas com papel. Coloque as caixas em um porão frio e escuro. Lá, as uvas passas Zaporozhye podem ser armazenadas, no máximo, até o Ano Novo.
Os frutos do híbrido podem ser consumidos frescos, enlatados ou adicionados a outras preparações de frutas. Também são adequados para a produção de passas. Os frutos são moderadamente grandes e doces; a sua suculência permite que sejam espremidos e secos para produzir passas.
A passa Zaporozhye é um híbrido frutífero promissor, cujas mudas podem ser plantadas em um terreno privado. Suas principais vantagens são a ausência de sementes, sabor adocicado, autopolinização, baixa necessidade de manutenção e capacidade de frutificação em enteados.O híbrido é resistente às geadas, por isso pode ser plantado não só em regiões de clima temperado, mas também em zonas mais frias (com abrigo para o inverno).