A variedade de uva Kishmish 342 apresenta muitas vantagens que determinaram a alta popularidade da cultura entre os jardineiros. Esta cultura atrai pelo sabor agradável dos frutos silvestres que não contêm sementes. A planta exige pouca manutenção e produz uma colheita antecipada. A videira é caracterizada por um crescimento rápido, por isso as uvas devem ser podadas constantemente.
Um pouco de história
Esta variedade surgiu graças ao trabalho de criadores húngaros. A planta foi obtida através do cruzamento das uvas técnicas Save Villar e da colheita Perelet de maturação precoce.
De suas formas ancestrais, o Kishmish 342 recebeu a capacidade de suportar temperaturas abaixo de zero.
A planta produz frutos adequados para consumo precoce. A videira pode ser cultivada em áreas com clima rigoroso: parte norte dos Urais, Bielo-Rússia.
Descrição da variedade
A descrição da casta afirma que as uvas húngaras se caracterizam por um rápido crescimento. Portanto, a planta é cultivada distante de outras culturas e podada regularmente. Para conseguir um bom amadurecimento, os jardineiros recomendam remover de 6 a 8 “olhos” da videira. Graças a isso, até 85% dos brotos darão frutos em uma planta.
A videira produz uma colheita abundante, cujo peso total chega a 25 quilos. O peso de um cacho é de 600 gramas. Mas às vezes esse número chega a 1,5 quilo.
Kishmish 342 praticamente não forma formações rudimentares. Isto deve-se ao facto de os rebentos e cachos fornecerem carga suficiente à videira, impedindo o desenvolvimento deste processo.
Na Rússia Central, Kishmish produz uma colheita em setembro, nas regiões do sul - em meados de agosto. Em média, a maturação dos cachos demora até 135 dias a partir do final da floração das vinhas.
Características da planta e frutos
Kishmish 342 é caracterizado por uma frutificação estável. A variedade resiste a geadas de até -26 graus, desde que seguidas as técnicas de cobertura de inverno. Esse processo é complicado pelo fato da planta crescer rapidamente e possuir vinhas elásticas.
Os frutos da colheita são caracterizados pelas seguintes características:
- a ausência de sementes, por isso os bagos são utilizados para fazer passas;
- forma oval;
- o peso é de 3-4 gramas;
- polpa elástica e doce;
- o nível de açúcar chega a 19-21% (dependendo das condições climáticas).
Kishmish é usado principalmente para fazer vinhos de mesa devido ao seu sabor moscatel. As uvas apresentam frutos densos, pelo que são adequadas para transporte em longas distâncias.
Kishmish pode ser armazenado na geladeira por até 5 semanas após a colheita. Esta variedade é resistente à maioria das patologias fúngicas características da uva. Devido ao alto teor de açúcar, a planta é frequentemente atacada por vespas. Recomenda-se organizar armadilhas para insetos perto da videira.
Prós e contras das uvas Kishmish 342
Kishmish 342 cresce em diversas condições climáticas, o que se explica pela boa resistência da variedade às baixas temperaturas. As vantagens da cultura incluem os seguintes recursos:
- ausência de sementes nas bagas;
- sabor agradável de frutas;
- resistência a fungos comuns;
- baixos requisitos de manutenção;
- alta produtividade;
- crescimento rápido;
- videira forte.
Não é recomendado manter os cachos de Kishmish na videira por muito tempo após o amadurecimento. Nesse caso, os frutos perdem o aspecto comercializável. Se as regras de cuidado e cultivo não forem seguidas, o arbusto rapidamente fica coberto de folhas e brotos extras, o que afeta negativamente o rendimento.
Dicas de plantio
Para o plantio, recomenda-se escolher áreas bem iluminadas localizadas nas partes leste ou oeste do local. O suporte próximo à bucha deve ser instalado a uma distância de 80 centímetros. O intervalo entre as mudas deve ultrapassar 3 metros. Kishmish deve ser plantado no início de abril ou outubro, antes do início da geada.
O comprimento da cova para mudas é de 80 centímetros, a largura é de 70 centímetros. Argila expandida ou brita necessária para criar uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo.De cima, o buraco é preenchido até a metade com uma mistura de solo de grama, húmus, cinza de madeira e areia. Depois disso, uma estaca e uma muda são cavadas. A planta é regada abundantemente e o solo próximo à futura videira é coberto com cobertura morta.
Ao final, a muda é cortada em 2 “olhos”. O local do rebento deve permanecer acima da superfície do solo.
Crescendo e cuidando
Todos os anos, os arbustos de uva são podados de 6 a 10 “olhos”. A cada temporada, a planta é regada abundantemente, coberta com cobertura morta e tratada contra fungos. Três meses após o plantio, as partes superiores das mudas são arrancadas.
No meio do verão, fertilizantes de potássio e fósforo são introduzidos no solo. Durante a temporada, também é necessário retirar o excesso de brotos e brotos.
Doenças e pragas
Para evitar a contaminação da cultura, recomenda-se tratar a planta com calda bordalesa ou outros produtos biológicos toda primavera. Kishmish 342 raramente fica doente. O principal perigo para a planta são os insetos: vespas, forras, ácaros e rolos de folhas. Sem os devidos cuidados, as uvas podem perder até 90% dos brotos e folhas.
Qual é o melhor lugar para crescer?
As uvas Kishmish 342 podem ser cultivadas tanto nas regiões do sul do país quanto em áreas onde no inverno a temperatura costuma cair para -26, -30 graus.
A cultura é capaz de crescer em diversas condições climáticas, desde que sejam realizados os devidos cuidados. O solo preto é considerado o solo ideal para o cultivo.