Para a Zona Média, com verões não muito longos e invernos rigorosos, é difícil escolher uvas para plantar. Uma baga doce e grande com um curto período de maturação é a casta Victoria. Este arbusto enraíza-se ou enxerta-se facilmente, quando coberto tolera bem os invernos frios e agrada com uma colheita abundante e um sabor distinto. É resistente a doenças e quase desinteressante às pragas.
História de origem
Esta variedade foi criada na década de 90 por criadores russos. A principal tarefa era obter uvas resistentes à geada para cultivo em latitudes médias com verões curtos.A seleção foi realizada com base em três castas: Vitis Vinifera, Vitis Amurenzis e Save Vilar 12-304.
O resultado foi uma planta muito semelhante à japonesa Uehara, que originalmente tinha o mesmo nome provisório. Mais tarde, a variedade recebeu o nome da Imperatriz Vitória.
Descrição da variedade
O arbusto se sente bem nas condições da Sibéria, Zona Média, e pode suportar geadas de até 27 ° C. Em tamanho é médio, com um poderoso sistema radicular. As folhas são tenras, macias, de cor verde escura.
A descrição da casta indica um tipo de floração feminina. É necessário plantar outras variedades polinizadoras nas proximidades.
As uvas Victoria se sentem bem com uma carga de 25-30 botões distribuídos de 5 a 8 por broto. Frutifica 2 a 3 anos após o enraizamento. O tempo de maturação da colheita é de 115-120 dias. Pincéis de média densidade, pesando de 0,5 a 0,7 kg. O fruto é oblongo, grande, de casca fina e carnudo.
Existem diversas variedades da variedade com base na cor dos frutos:
- Pink Victoria - pincéis rosa-púrpura que amadurecem ao mesmo tempo;
- Victoria Branca - os cachos são verde-amarelados, menores;
- Victoria romena - os frutos são amarelos, rosa e verdes devido ao amadurecimento não simultâneo.
Recursos de pouso
Para o plantio, escolha um local com boa iluminação e com mínimo de correntes de ar. A melhor época é o outono, pois na primavera o arbusto acorda rapidamente e começa a crescer.
Seleção de solo
Para o sistema equestre, é preparada uma cova com diâmetro de aproximadamente 0,8-1 metro. O fundo é preenchido com drenagem e, em seguida, camadas alternadas de 10 centímetros de solo comum de jardim e húmus. Para o sistema radicular, deixe um buraco com as dimensões exigidas. O solo está bem compactado e regado. Após o plantio das uvas, a superfície é coberta com serragem ou palha.O plantio é realizado em incrementos de 1,5 a 3,0 metros.
Seleção de mudas
A taxa de sobrevivência da planta depende da qualidade do material de plantio. Ao escolher uvas, preste atenção em:
- comprimento – não inferior a 20 centímetros;
- qualidade da madeira - se arrancar a casca fica verde;
- desenvolvimento do sistema radicular, ausência de crescimentos e espessamentos;
- cor da raiz – branca e úmida quando cortada;
- A qualidade dos olhos - quando pressionados, eles não caem nem descascam.
Além da muda, você pode escolher uma muda e enxertá-la em outra variedade de uva de crescimento médio ou alto.
Cuidado
As principais etapas do cuidado das uvas recém-plantadas são o afrouxamento periódico do solo, a rega - se necessário, a fertilização e a poda oportunas, das quais depende o rendimento.
Cobertura
O procedimento é realizado na primavera, quando a temperatura externa é superior a 16 °C. Em um balde de 10 litros de água, dilua 20 gramas de superfosfatos, 10 gramas de nitrato de amônio e 5 gramas de sal de potássio. Após a formação do ovário, é feita uma segunda alimentação: adicione 30 gramas de uma mistura de potássio (1 parte) e fósforo (2 partes) a um balde de água. Para estimular o amadurecimento dos frutos, no final do verão regue o arbusto com superfosfatos (50 gramas) e sulfato de potássio (25 gramas).
Aparar
Na primavera, observa-se a produção ativa de suco, por isso as uvas Victoria são podadas no outono. Eles cortaram todo o excesso que cresceu durante o verão. A carga normal em um arbusto é de 25 a 30 olhos. Alguns jardineiros preferem deixar de 2 a 3 olhos em vez de 5 a 8 peças.
Pontos fortes e fracos da variedade
Victoria atrai jardineiros devido a:
- grande colheita;
- amadurecimento simultâneo de todos os bagos do cacho;
- resistência a doenças;
- capacidade de resistir a geadas até -27°C;
- rápida adaptação a um novo local.
As principais desvantagens incluem:
- esmagamento de frutos devido a podas de má qualidade e aumento de carga no mato;
- atraente para as vespas - se a cultura não for protegida, será comida rapidamente;
- fissuras na casca durante a maturação devido à violação do regime hídrico. Com regas abundantes mas pouco frequentes ou durante o tempo seco e chuvas de curta duração, a casca rebenta facilmente.
Atenção! Ao plantar uvas, é preciso lembrar o predomínio de flores femininas e selecionar outras variedades polinizadoras.
Doenças e pragas
Dentre as pragas dessa variedade, atenção especial deve ser dada às vespas e aos ácaros da uva. As vespas são atraídas por frutas suculentas e doces. Se a rega for inadequada, colhem-se os frutos maduros ou os cachos ficam baixos, as uvas quebram-se e libertam o sumo. As vespas migram para esse suco. Nem uma única uva está imune ao ácaro, e eles o combatem com meios especiais antes que as uvas comecem a amadurecer.
Na escala de resistência a doenças, Victoria recebeu nota 2,3, o que é bastante bom. Às vezes, essa variedade fica exposta ao oídio, clorose, podridão branca e cinzenta e mancha preta. Todas essas doenças são combatidas com medicamentos especiais e o tratamento preventivo é feito no outono.