A casta Witch's Fingers é híbrida e caracteriza-se como uma casta de elite. Os frutos são valorizados pelo seu aspecto inusitado e sabor apurado. A variedade foi obtida pelo cruzamento de diversas espécies por polinização manual.
- História da criação da variedade
- Descrição botânica
- Arbusto
- Aparência e sabor das frutas
- Especificações
- Resistência ao gelo
- Condições climáticas de crescimento
- Resistência a doenças
- Período de amadurecimento e rendimento
- Criação e plantio
- Seleção de mudas
- Padrão e profundidade de plantio
- Alimentando brotos jovens
- Dicas para cuidar das plantações
- Afrouxando o solo
- Regularidade de rega
- Fertilizante
- Tratamento contra infecções e pragas
- Poda e modelagem das vinhas
- Preparando uvas para o inverno
- Onde é usada a colheita dos Dedos da Bruxa?
História da criação da variedade
A requintada uva Witch's Fingers foi criada por criadores californianos em 2002. A casta rapidamente se difundiu porque apresenta características invulgares devido à hibridização de uvas americanas com outras castas mediterrânicas.
Descrição botânica
A uva Witch's Fingers está incluída na categoria de uvas vermelhas de mesa. As vinhas são vigorosas e muitas vezes utilizadas para fins decorativos. As flores são hermafroditas e capazes de autopolinização. De acordo com o tempo de maturação, a variedade é classificada como de maturação precoce.
Arbusto
Com os devidos cuidados e condições climáticas favoráveis, os arbustos de uva crescem altos, densos e fortes. Devido à grande quantidade de folhagem, os arbustos necessitam de podas periódicas.
Aparência e sabor das frutas
O formato dos frutos maduros é tubular e oblongo. A cor é azul escuro, transformando-se gradualmente em roxo com detalhes em preto. A superfície da fruta é fosca.
Especificações
No cultivo da uva é necessário levar em consideração suas propriedades técnicas e suscetibilidade às diversas condições ambientais.
A criação de um ambiente favorável ao crescimento dos frutos silvestres tem um efeito positivo na qualidade e quantidade da colheita.
Resistência ao gelo
A planta adora o calor e a resistência à geada é média. Os arbustos são capazes de suportar quedas de temperatura de até -23 graus. Nas vésperas da geada, recomenda-se retirar as vinhas da latada e protegê-las do frio com auxílio de material de cobertura.
Condições climáticas de crescimento
A variedade é despretensiosa no cuidado e pode suportar as condições climáticas da Rússia central, ao mesmo tempo que demonstra altos rendimentos. É possível cultivar dedos de bruxa tanto em escala industrial quanto em áreas privadas.
Resistência a doenças
As uvas são resistentes a uma ampla gama de doenças comuns, incluindo míldio e penospora. Esta variedade não é suscetível a doenças devido ao seu alto teor de açúcar e reduzida acidez.
Período de amadurecimento e rendimento
O período de maturação é precoce-médio. Os primeiros frutos amadurecem em meados do verão, 115-120 dias após o início da floração. Os arbustos crescem em cachos enormes pesando de 0,7 a 1,5 kg. O peso de uma baga é de 7 a 10 g e, em comparação com outras variedades, o rendimento é médio.
Criação e plantio
Ao plantar e cultivar videiras, uma série de regras devem ser seguidas. Para obter de forma consistente uma colheita saudável e abundante, é necessário escolher uma muda adequada, decidir sua localização e cuidar constantemente.
Seleção de mudas
Ao escolher uma muda com sistema radicular aberto, é recomendável levar em consideração diversas nuances. Em particular:
- A cor das raízes deve ser clara. Se a parte principal das raízes escurecer, o arbusto provavelmente não criará raízes e apodrecerá.
- Após o tratamento com tesoura de poda, a raiz cortada deve ficar com cor cremosa.
- Não deve haver espessamento ou danos visíveis nas raízes, indicando infecção ou danos por pragas.
Padrão e profundidade de plantio
É iniciada uma plantação de uva, começando pela escolha do local. Para a variedade Witch's Fingers, áreas ensolaradas protegidas de correntes de vento e inundações são adequadas.Recomenda-se deixar uma distância de 1 a 1,5 m entre os arbustos.
O solo é preparado arando até uma profundidade de 60-80 cm, a profundidade do buraco para colocação da muda também é de até 80 cm e a largura é de cerca de 1 m.
Alimentando brotos jovens
Para o desenvolvimento intensivo das plantas, é necessária fertilização no momento do plantio de uma muda. Composto, fertilizantes minerais e estrume podre são colocados no fundo do buraco cavado. O solo é diluído com areia grossa e terra preta.
Dicas para cuidar das plantações
O cuidado regular e adequado é a chave para obter uma colheita de qualidade. O cuidado das vinhas envolve fiscalização constante para detecção atempada de doenças, cultivo do solo, fertilização e eliminação de factores desfavoráveis.
Afrouxando o solo
O afrouxamento profundo do solo é realizado todo outono. A terra é escavada até uma profundidade de cerca de 1 m para misturar as camadas inferior e superior. Como resultado do afrouxamento completo, o solo fica completamente saturado com componentes nutricionais, que são transferidos para as raízes da planta. Além do afrouxamento profundo, recomenda-se afrouxar periodicamente a camada superior do solo para que o líquido e a precipitação não fiquem estagnados.
Regularidade de rega
É importante manter regas regulares da variedade Dedos de Bruxa, pois a falta de líquido leva ao desenvolvimento insuficiente dos arbustos e à redução da produtividade. O alagamento do solo provoca o apodrecimento das raízes, com o que as plantas morrem.
Ao cultivar mudas jovens, forma-se um buraco e a rega é realizada apenas dentro de seus limites.
Depois que as vinhas crescerem, regue o solo sob os arbustos. Durante a temporada, o solo é umedecido diversas vezes, observando o estado externo das plantas. Imediatamente após o plantio, as mudas são regadas uma vez por semana, diminuindo a frequência com o tempo.
Fertilizante
As uvas requerem fertilizantes complexos com alto teor de nitrogênio, fósforo e potássio. As substâncias são responsáveis por estimular o crescimento da massa verde, a formação de inflorescências e ovários, aumentar a resistência às geadas, aumentar o rendimento e melhorar as características gustativas.
O primeiro fertilizante é aplicado na fase de plantio da uva. Então você precisa fertilizar as plantas na primavera para um crescimento ativo e 10 dias antes da formação dos ovários. 3-4 semanas antes da colheita, a fertilização final é usada para aumentar o peso dos frutos e melhorar a vida útil.
Tratamento contra infecções e pragas
Apesar da resistência da variedade Dedos de Bruxa às doenças, se as regras de cuidado forem violadas ou o clima for desfavorável, existe o risco de desenvolver infecção ou ataque de insetos nocivos.
Os sinais de danos às uvas são:
- manchas escuras nas folhas;
- formação de mofo;
- apodrecimento das raízes;
- o aparecimento de placa na parte verde da planta.
Para proteger os arbustos e para fins preventivos, é necessário pulverizar as plantas com inseticidas e fungicidas. Grandes pragas podem ser removidas dos espaços verdes por conta própria.
Poda e modelagem das vinhas
A poda da videira é necessária para garantir que luz solar e ar suficientes cheguem às uvas. A planta pode ser formada na primavera, quando o risco de retorno das geadas já desapareceu, ou no início do outono. Durante a poda, são retirados galhos velhos, folhas podres e excesso de matéria verde. O objetivo secundário da modelagem das videiras é proporcionar uma aparência decorativa.
Preparando uvas para o inverno
Antes do início das primeiras geadas é necessário preparar a vinha e proteger os arbustos com material de cobertura.A necessidade de abrigo surge quando há geadas abaixo de -25 graus ou durante a poda de outono. Como material de proteção dos arbustos, pode-se usar uma película densa de polietileno reforçado ou serapilheira.
Ao cobrir as uvas, deve-se ter o cuidado de ventilar parcialmente as plantas para evitar que apodreçam. Também é importante não cobrir os arbustos prematuramente, pois nos períodos de prevalência de temperaturas positivas a planta necessita de condições naturais de crescimento.
Onde é usada a colheita dos Dedos da Bruxa?
Devido às suas características gustativas incomuns, os frutos colhidos são frequentemente utilizados para consumo in natura. A variedade Witch's Fingers praticamente não é utilizada para fazer vinhos e sucos. Caso seja necessário conservar parte da colheita após a colheita, pode-se congelar os bagos ou deixá-los por um curto período em local fresco e escuro. Para evitar que a cultura perca as características gustativas, durante o armazenamento é necessário evitar a exposição ao sol e à alta umidade.