Existem muitas variedades de uvas, mas as variedades moscatel formam uma categoria especial. Eles emitem um aroma rico e têm um sabor único. Um representante dessas variedades de uvas é a Tason, que hoje é cultivada com sucesso não apenas nas regiões do sul. Se quiser plantá-la no seu canteiro, você deve se familiarizar com as recomendações básicas para o cuidado da planta.
- História de origem
- Vantagens e desvantagens
- Características e descrição da aparência
- Arbusto
- Quantidade de rendimento e sabor dos frutos silvestres
- Tecnologia de plantio da variedade Tason
- Seleção de mudas
- Prazos
- Padrão e profundidade de plantio
- Condições de cultivo
- Iluminação
- Requisitos para solo
- Rega
- Fertilizante e tratamento
- Aparar
- Abrigo para o inverno
- Polinização e início da frutificação
- Duração da colheita e armazenamento
- Doenças e pragas. Medidas para combatê-los
História de origem
As uvas Tason pertencem à categoria de variedades cultivadas artificialmente. Deve seu aparecimento aos cientistas do Centro de Pesquisa Ya. I. Potapenko. Ao criá-lo, foram utilizadas duas variedades - Itália, Zorieva. Inicialmente, a casta era cultivada na Crimeia e na Ucrânia, mas hoje apresenta uma boa taxa de sobrevivência nas condições da região de Moscovo e da região de Leningrado.
Vantagens e desvantagens
Tason resultou da seleção de duas castas, pelo que retirou dos seus progenitores apenas as melhores qualidades. As vantagens da cultura do jardim incluem:
- alta produtividade;
- curto período de maturação;
- capacidade de suportar tensões mecânicas durante o transporte;
- resistência aos fenômenos de putrefação, capacidade de preservar o sabor e as qualidades externas por muito tempo;
- retenção prolongada de cachos de uva nos galhos;
- capacidade de suportar baixas temperaturas, alta umidade e precipitação excessiva.
A principal vantagem das uvas Tason é o excelente sabor dos frutos silvestres de moscatel, que foram avaliados pelos especialistas com 8,2 pontos. A uva é reconhecida como uma das melhores representantes das castas do sul. Ao mesmo tempo, os jardineiros observam apenas 2 desvantagens da cultura - resistência insuficiente a doenças fúngicas, necessidade de abrigo no inverno.
Características e descrição da aparência
Os especialistas reconheceram a uva Tason como um representante proeminente das variedades moscatel, o que se deve em grande parte às excelentes características da fruta. A sua peculiaridade reside no facto de praticamente não ser utilizado para fazer vinho, sendo ideal para fins de venda.É um dos primeiros a amadurecer, tem sabor único, resiste facilmente ao transporte por longos períodos e tem longa vida útil.
A planta é resistente à geada; suas qualidades de seleção permitem suportar temperaturas tão baixas quanto -22 0C, mas nas regiões norte é necessário cobrir os brotos para o inverno.
Arbusto
A videira distingue-se pelo seu crescimento poderoso. As lâminas das folhas adquirem uma cor verde escura e têm formato de cinco lóbulos. A videira apresenta um bom amadurecimento ao longo do rebento. É permitido propagar a cultura por meio de estacas.
Quantidade de rendimento e sabor dos frutos silvestres
Os bagos são colhidos em grandes cachos com peso de 500 a 800 g, alguns podem atingir o peso de 1.200 g, com número de 30 a 40 brotos, 55% são frutíferos. Os frutos caracterizam-se pela cor branco-rosa claro, podendo adquirir um leve bronzeado quando expostos ao sol. Características das uvas:
- comprimento - 25 cm;
- largura - 18mm;
- peso - 7g.
Os bagos da variedade Tason apresentam casca densa e polpa suculenta com pequeno teor de sementes pequenas. O sabor é caracterizado pela doçura com um pronunciado tom de noz-moscada.
Tecnologia de plantio da variedade Tason
A obtenção de uma boa colheita de uvas exige o cumprimento de técnicas agrícolas de cultivo. A chave para obter um bom rendimento de frutos silvestres é a escolha correta das mudas, o cumprimento dos requisitos e cuidados de plantio, tendo em conta as características da cultura da horta.
Seleção de mudas
Recomenda-se adquirir mudas em viveiro especializado no cultivo de variedades de uva. O ideal é aquele localizado na mesma zona climática. É importante escolher brotos com sistema radicular bem desenvolvido, sem danos, formações ou sinais de ressecamento excessivo.Durante o transporte, as raízes são embrulhadas em filme para manter um nível de umidade suficiente.
Prazos
O plantio é realizado no final de março ou início de abril. É importante que os rebentos tenham tempo de enraizar bem, o que lhes permitirá hibernar tranquilamente e resistir às baixas temperaturas.
Padrão e profundidade de plantio
O solo para o plantio é preparado no outono, escavando-o cuidadosamente. Para o plantio são feitas covas com profundidade de 80 cm e largura de 1 m, devendo a distância entre os arbustos ser de no mínimo 1 me deixar 3 metros entre fileiras. Composto, estrume podre e um complexo de fertilizantes minerais são colocados no fundo de cada cova. Imediatamente antes do plantio, as raízes são podadas, retirando 15 cm dos brotos. Para desinfecção use uma solução:
- "Hexaclorano" - 200 g;
- argila - 400 g;
- água - 10 litros.
As raízes são mantidas na solução por 5 minutos, após os quais são mergulhadas em uma “mistura” de argila e esterco. Se desejar, adiciono um estimulador de crescimento - “Fumar”, humato de sódio.
Condições de cultivo
A chave para o cultivo bem-sucedido é o conhecimento das características da variedade e o cumprimento das recomendações básicas. É importante escolher o local de plantio correto e podar e fertilizar a planta em tempo hábil.
Iluminação
As uvas são plantas que gostam de calor, por isso são escolhidos locais ensolarados e bem iluminados para o plantio. A cor dos frutos dependerá da suficiência de iluminação. Se houver deficiência, ficarão rosa pálido e, se normais, adquirirão um bronzeado agradável.
Requisitos para solo
As uvas precisam de solo leve e com boa capacidade de passagem de umidade e ar. Solos pesados requerem obras para melhorar a permeabilidade, para isso utilizam-se tijolos quebrados, mistura de pedrinhas ou areia grossa. Tason exige nutrientes suficientes no solo.
Rega
Tason adora regar abundantemente e regularmente com água morna. Umedeça o solo nas primeiras horas da manhã ou ao pôr do sol, quando a planta não está exposta à luz solar direta. A estagnação de líquidos não deve ser permitida, pois o alagamento afeta negativamente a saúde dos brotos.
Fertilizante e tratamento
Ao fertilizar as plantas, os especialistas aconselham alternar a fertilização com matéria orgânica e fertilizantes minerais. Os jardineiros costumam usar estrume, composto e excrementos de pássaros para esses fins. A escolha dos produtos químicos depende das preferências pessoais do jardineiro. Dependendo da estação de crescimento, as necessidades nutricionais da planta variam. Você deve seguir as seguintes recomendações:
- fertilizantes nitrogenados - promovem o crescimento da massa verde, por isso são aplicados na primavera com uréia ou salitre, e no outono essa fertilização prejudica a planta;
- fósforo - é necessário para a uva durante o período de floração, portanto a adição de superfosfato contribuirá para uma melhor formação e amadurecimento dos bagos;
- cloreto de potássio - aplicado no outono para acelerando o amadurecimento dos cachos de uva e preparando a planta para o inverno;
- cobre - acelera o crescimento das plantas;
- zinco - aumenta o rendimento.
Para a alimentação de uvas, você pode escolher preparações monocomponentes ou multicomponentes. Os meios populares de ação complexa incluem “Florovit”, “Aquarin”, “Kemira”. As taxas de aplicação de fertilizantes são calculadas com base nas recomendações das instruções do produto.
Aparar
A poda ajuda a aumentar a produtividade, melhorar o sabor dos frutos silvestres e aumentar o seu tamanho. O procedimento ajudará os frutos a amadurecer mais rapidamente e reduzirá os custos de mão de obra para cuidar da planta.Tason adora o sol, por isso os arbustos são moldados de forma que cada cacho receba sol suficiente. Um arbusto deve conter de 30 a 40 olhos e seu número não deve ultrapassar 8 em um galho.
Abrigo para o inverno
O abrigo para os brotos da uva é necessário no plantio em região de clima frio. Para o efeito, utilize qualquer um dos materiais disponíveis - painéis de madeira, ardósia, feltro, linóleo. A proteção da planta é formada em forma de triângulo com ponta pontiaguda.
Polinização e início da frutificação
A planta produz flores de ambos os sexos, não havendo necessidade de plantar outras variedades no local. As uvas Tason são representativas de variedades de maturação precoce, o período de maturação é de 100-110 dias. A primeira safra da região Sul começa a ser colhida na segunda quinzena de julho. Em condições frescas de cultivo, o tempo de colheita aumenta, mas os indicadores de rendimento não sofrem com isso.
Duração da colheita e armazenamento
Os primeiros cachos de uvas são colhidos na segunda década de julho. Se a colheita for abundante, podem ficar nos brotos até meados de setembro. Para consumo in natura, as frutas vermelhas são armazenadas na geladeira, mas não mais que 30 dias. Na organização de locais especiais em sala arejada, o prazo pode ser estendido para 3 meses. Tason não é consumido apenas fresco. As passas são feitas de uvas, preparam-se vinho, suco e compotas.
Doenças e pragas. Medidas para combatê-los
Para a uva, a doença mais perigosa é o oídio, em que a planta fica coberta por uma camada esbranquiçada. Para combatê-lo, utilizam “Karbofos”, “Folpet” e outros medicamentos que contêm sulfato de cobre.
Das pragas, a mais perigosa são os pulgões.O inseto se alimenta da seiva da planta, o que com o tempo leva à falta de nutrientes. A invasão de pragas é indicada pelo aparecimento de folhas enroladas, bolhas e inchaços. Para combater infestações por pulgões, são usados medicamentos direcionados.