Cultivar a sua própria vinha com a finalidade de produzir sumo, preparar preparativos para o inverno ou produzir vinho é uma tarefa desafiante e emocionante. Há um grande número de variedades técnicas mais adequadas para esses fins. Entre elas está a casta Saperavi, cuja história de seleção remonta a décadas. Vamos descobrir por que é útil e como é cultivado.
História da seleção
Saperavi é uma das variedades de uva mais famosas da Geórgia, cuja terra natal é considerada Kakheti.Graças ao seu sabor, a variedade tornou-se amplamente conhecida e é cultivada em países como:
- Armênia;
- Ucrânia;
- Cazaquistão;
- Bulgária;
- Uzbequistão.
A região mais adequada e com condições ideais de crescimento é considerada a bacia do Mar Negro. Os especialistas não recomendam o cultivo desta variedade em latitudes médias. Isso se deve ao amadurecimento tardio da variedade, razão pela qual a colheita não tem tempo para se formar adequadamente.
Descrição da variedade
Então, descobrimos onde cresce o Saperavi “Norte”, agora vamos dar uma olhada na descrição detalhada da variedade:
- A variedade não necessita de polinizador externo, pois suas flores são autopolinizadoras.
- O cacho é de tamanho médio e pesa cerca de 150 gramas.
- Os bagos são de tamanho médio, com casca densa e azul escura.
- Possui bons indicadores de suculência. A partir de 100 litros de colheita obtêm-se 85 litros de suco.
- Existem poucas sementes na baga. Normalmente - não mais do que algumas peças.
Observação! O suco Saperavi contém muitos corantes. Isso deve ser levado em consideração na hora de prepará-lo e degustá-lo.
Princípio de pouso
A quantidade e a qualidade da colheita dependem não só da casta, mas também do correto cumprimento dos princípios de plantação. Jardineiros iniciantes precisam saber o seguinte:
- como escolher o local certo para plantar;
- como é tratado o solo do local;
- como plantar uma safra corretamente.
Selecionando um local
O principal critério que deve ser seguido na escolha de um local é a iluminação. Quanto mais luz solar incidir no local, melhor.
Não se deve plantar a safra em local soprado por ventos, principalmente do norte. Isso afetará negativamente o crescimento e a qualidade da colheita.
No entanto, também não se deve construir um terreno com uvas com cerca alta. O local de plantio deve ser ventilado, caso contrário existe o risco de infecção da cultura por doenças fúngicas.
Lavoura
O solo não tem forte influência no crescimento da cultura. É preferível plantar a planta em solo solto, que aquece rapidamente ao sol. Os solos preferidos incluem:
- adubo;
- argila;
- solos argilosos leves.
Não é recomendado plantar a cultura em:
- solo arenoso;
- em superfícies argilosas;
- solos com elevada acidez;
As uvas são plantadas da seguinte forma:
- a largura e profundidade do buraco para a muda é de 100 centímetros;
- o buraco é preenchido com uma mistura de solo fértil e fertilizantes;
- adicione um pouco de areia grossa e cascalho;
- Antes do plantio, a cova é regada generosamente.
Pousar
Saperavi é plantado no outono. A temperatura ideal no dia do plantio é 15 Ó durante o dia e não inferior a 5 Ó à noite. Estas datas são adequadas para regiões do sul com clima quente e ameno. Possível plantando uvas na primavera - de meados de abril ao início de maio. Se as estepes predominam em sua região, o plantio é adiado duas semanas depois.
Cuidado adequado
Não basta plantar Saperavi corretamente para ter esperança de uma boa colheita. As uvas requerem autocuidado oportuno e sistemático.
Rega
Graças ao seu poderoso sistema radicular, a cultura é capaz de obter umidade de forma independente, mas requer reposição com umidade externa durante os seguintes períodos:
- inchaço dos rins;
- depois que a planta floresceu;
- durante a formação dos frutos.
Importante! Não regue o Saperavi durante o período de floração. Devido ao excesso de umidade, as flores começarão a cair.
Aparar
Poda de uva forma um arbusto e estimula o processo de frutificação. Certifique-se de que não se formem mais de 60 olhos no arbusto. A poda é realizada de acordo com o 10º olho, e em algumas áreas, por exemplo, na Crimeia, de acordo com o 8º.
Abrigo para o inverno
Os rebentos das uvas jovens são completamente cobertos durante o inverno com estruturas de película especiais. Os rebentos adultos podem resistir a geadas até -20 Ó, então você só deve se preocupar com o sistema radicular cobrindo o solo ao redor da muda.
Cobertura
O fertilizante ideal para as uvas é o estrume. Fornece à cultura todas as substâncias necessárias ao crescimento e desenvolvimento. É aconselhável fertilizar o solo com esterco na primavera, na proporção de 6 quilos de fertilizante por 1 metro quadrado. Após a colheita, os especialistas aconselham fertilizar o solo com substâncias com alto teor de fósforo e potássio.
Vantagens e desvantagens da variedade
A variedade tem uma série de vantagens, incluindo:
- maior resistência ao gelo;
- a variedade traz uma colheita abundante;
- autopoliniza;
- tolera transporte em longas distâncias sem complicações.
Imperfeições:
- fraca resistência a pragas e doenças;
- queda de inflorescências.
Pragas e doenças
Susceptível a vários tipos de doenças fúngicas, especialmente:
- Mofo.
- Oídio.
- Podridão cinzenta.
- Filoxera.
A melhor proteção contra eles é a inspeção preventiva da planta e a retirada das folhas danificadas pela doença na fase inicial de desenvolvimento.
Se a ocorrência da doença não puder ser evitada, use medicamentos especiais para combater organismos prejudiciais.