As qualidades de seleção das castas determinam a principal direção de utilização da fruta. Para consumo in natura, recomenda-se trabalhar com variedades de mesa. Se pretende obter matérias-primas de elevada qualidade para a elaboração do vinho, deve dar preferência às técnicas. Existem variedades líderes geralmente reconhecidas que só se mostraram positivas, uma das quais é a uva chamada Livadia Black.
- Descrição da variedade Livadia Black
- Referência histórica
- Estrutura de arbusto
- Videira
- Monte
- Vantagens e desvantagens
- Características técnicas da Livadia
- Tipo de uva
- Conformidade com padrões de nível técnico
- Período de amadurecimento e rendimento
- Doenças e pragas típicas
- Descrição da baga
- Avaliação de degustação
- valor energético
- Nível de acidez
- Benefícios e malefícios do consumo
- Plantar em terreno aberto
- Datas de desembarque
- O que prestar atenção ao pousar
- Tecnologia agrícola e cuidados
- Aparando a videira
- Regar e fertilizar
- Medidas preventivas
- Combatemos doenças e pragas
- Colheita e aplicação
Descrição da variedade Livadia Black
O nome da casta fala imediatamente de uma das características da uva. A planta produz frutos que apresentam uma rica cor escura e que se tornam quase pretos quando maduros.
Referência histórica
Livadia Black deve o seu surgimento ao famoso instituto de vinificação Magarych, graças a cujo trabalho muitas variedades valiosas viram a luz. A planta foi obtida através do cultivo em locais experimentais, onde a nova espécie demonstrou boa resistência às doenças da uva e alto rendimento.
Estrutura de arbusto
Os arbustos de uva são altos, mas não apresentam um ritmo de crescimento rápido. Eles são capazes de suportar um número significativo de cachos. As plantas maduras podem suportar 80 botões. No momento da floração, formam-se flores bissexuais.
Videira
Uma videira poderosa ganha força no 4º ano de cultivo. O número de brotos frutíferos pode chegar a 80%. Em média, existem 1,4 cachos de uvas por rebento.
Monte
Os cachos de uvas cilíndricas não são grandes. Em média, seu peso varia dentro de 250 g.
Vantagens e desvantagens
A casta é considerada uma matéria-prima ideal para a produção de vinho. É despretensioso de crescer e pode suportar baixas temperaturas.Suas vantagens incluem:
- bons indicadores de rendimento;
- combinação ideal de açúcar e ácido em frutas;
- alto teor de suco.
Uma das vantagens da casta é o aumento da resistência a doenças de origem fúngica.
Características técnicas da Livadia
A casta é hoje muito procurada no mercado hortícola devido às suas características técnicas. A cultura é cultivada de forma ativa e com sucesso em terrenos privados e grandes fazendas.
Tipo de uva
Livadia Black pertence às variedades técnicas, o que indica a possibilidade do seu cultivo em escala industrial e utilização como matéria-prima para a elaboração de vinhos. As qualidades gustativas dos frutos silvestres receberam notas altas de degustação, e hoje a variedade é uma das mais famosas culturas de uva industrial.
Conformidade com padrões de nível técnico
Quando comparada com outras castas conhecidas, nota-se que o desempenho da Livadiysky não é inferior ao delas. Alguns deles, por exemplo, Krymsky, superam-no no teor de açúcar, mas ao mesmo tempo a acidez dos frutos silvestres é maior.
Período de amadurecimento e rendimento
A variedade é caracterizada por um período médio de maturação. Em média, decorrem 130-140 dias desde o início da floração até à colheita.
Doenças e pragas típicas
As uvas Livadia são resistentes às doenças mais perigosas da uva e lidam com sucesso com o míldio, oídio e podridão cinzenta. As plantações podem sofrer de apoplexia, oídio e podridão branca.
Para fins preventivos, é realizada a pulverização com calda bordalesa e solução de vitríolo.
Uma diminuição nos indicadores de rendimento é observada durante a invasão de pulgões, gorgulhos e cochonilhas. Para combatê-los, são utilizados medicamentos especiais.Eles afetam negativamente a produção de frutos das vespas, por isso seus ninhos precisam ser destruídos e os frutos protegidos com abrigo.
Descrição da baga
Os bagos de uva são de tamanho médio, pesando cada um entre 1,5 e 2 g, apresentam cor escura e polpa suculenta com notas de moscatel e apresentam uma camada de purinas na casca. O teor de suco pode chegar a 90%. No momento do amadurecimento, os frutos são facilmente retirados do pedúnculo. Contêm 26% de açúcar e 8 g/l de ácido, combinação considerada ideal para a elaboração de vinho.
Avaliação de degustação
Graças à ótima acidez, teor de açúcar e saturação de cor, os bagos de uva são hoje utilizados na vinificação. Produz vinhos leves de sobremesa com notas de noz-moscada e ameixa, além de notas de chocolate. Os especialistas apreciaram o sabor da fruta e atribuíram à variedade valores elevados numa escala de 10 pontos. O vinho seco recebeu 7 pontos, o vinho de sobremesa - 8 pontos.
valor energético
O teor significativo de açúcar faz com que as bagas sejam ricas em calorias. 100 g de fruta contém 70 kcal.
Nível de acidez
A acidez dos bagos de uva é de 8 g/l, o que é considerado o indicador ideal para castas técnicas.
Benefícios e malefícios do consumo
As uvas são uma fonte valiosa de vitaminas e minerais, que podem compensar a deficiência de nutrientes no corpo. Devido ao alto teor de açúcar, as frutas não são recomendadas para inclusão na dieta de pessoas com sobrepeso e diabetes.
As uvas são úteis para problemas de pressão arterial, têm um efeito positivo nos vasos sanguíneos e previnem o risco de aterosclerose. Eles têm a propriedade de afinar o sangue, reduzindo assim o risco de coágulos sanguíneos.
Devido ao seu alto teor de ferro, as frutas auxiliam no combate à anemia.
Pessoas que sofrem de hipersensibilidade dentária não devem incluir uvas em sua dieta, pois o ácido piora a situação. Pelo mesmo motivo, seu uso deve ser abordado com cautela por quem sofre de acidez elevada do suco gástrico.
Plantar em terreno aberto
O início do plantio em campo aberto depende da região. Antes do plantio, o sistema radicular é embebido em estimulador de plantas, o que aumenta sua taxa de sobrevivência. A cova de plantio é preparada com antecedência, aproximadamente 2 semanas antes do início dos trabalhos é formada uma cova com 80 cm de profundidade. Para solos pesados é necessário criar uma camada de drenagem, que ajudará a evitar a estagnação da água e o apodrecimento do sistema radicular.
Datas de desembarque
Nas regiões centrais, o trabalho de plantio começa quando não há retorno da geada e o solo está suficientemente quente. Na maioria das regiões, este período é considerado maio, quando a temperatura ambiente atinge um valor estável de +5 0C.
O que prestar atenção ao pousar
As uvas Livadia são exigentes com o solo, por isso deve-se escolher com cuidado um local para cultivo permanente. Não deve ficar na sombra, deve haver muita luz e calor. Para isso, escolha uma área ensolarada e protegida de rajadas de vento.
O solo deve ser de terra preta, no momento do plantio é enriquecido com fertilizantes minerais e a planta deve receber suporte.
Tecnologia agrícola e cuidados
A tecnologia agrícola para cultivo e cuidado da planta é padrão. É necessário controlar a suficiência de umidade do solo, fazer podas e realizar tratamentos preventivos para proteção contra doenças e pragas. Durante o período vegetativo, a fertilização é realizada com fertilizantes orgânicos e minerais.
Aparando a videira
A formação dos pés de uva é realizada no segundo ano. A poda é realizada várias vezes:
- na primavera - remova os brotos quebrados e danificados que não sobreviveram ao inverno;
- no verão - são retirados os ramos não frutíferos, é feito o pinçamento e o desbaste da massa verde;
- no outono - o arbusto está preparado para o inverno e coberto.
Ao podar na primavera, use o método de formação de brotos em leque. Na hora de formar um arbusto, deixe de 6 a 8 “mangas” fortes, colocando-as em diferentes direções nas treliças. Em cada um deles restam 5-6 vinhas, que são cortadas em 2-3 olhos.
Regar e fertilizar
Durante a temporada, são realizadas pelo menos 3 regas completas. Para cada metro quadrado de plantio devem ser 50 litros de água. A primeira rega abundante é feita com água morna até o florescimento dos primeiros botões. A segunda é repetida na época da floração e a terceira - 14 dias antes da coleta dos pincéis. A irrigação adicional é determinada com base nas características climáticas e na suficiência de precipitação.
Na primavera, são introduzidos preparados contendo nitrogênio, que ajudam a estimular o crescimento das plantas. Durante o período de floração, o solo é enriquecido com fertilizantes fosfatados e potássicos.
Medidas preventivas
Para prevenir doenças, os fungicidas são pulverizados antes e depois da planta começar a florescer. Se forem detectados sinais de anomalia, o procedimento é repetido. Para reduzir o risco de infecção, os brotos são desbastados e as partes doentes são removidas. O solo precisa ser afrouxado periodicamente para evitar a estagnação da água. Um bom efeito é conseguido com a cobertura morta, para isso forma-se uma camada de 5 cm de palha, grama cortada ou turfa próximo ao tronco.
Combatemos doenças e pragas
Para combater pragas e doenças, são utilizados medicamentos direcionados, que hoje existem em grande número no mercado de produtos de jardinagem. Pulverizar com calda bordalesa e sulfato de cobre é eficaz. Seguir as regras de rega, poda e fertilização ajudará a prevenir problemas de saúde das plantas.
Colheita e aplicação
A colheita nas regiões sul começa 130-140 dias após a floração. Nas regiões Norte, o período de maturação é determinado pelo clima e pelo número de dias quentes, podendo ocorrer no início de outubro. Não se deve atrasar o trabalho, pois se deixados por muito tempo, os frutos perdem o sabor e começam a cair.