A principal utilização das uvas Crystal é como matéria-prima para a produção de vinhos fortificados secos e doces da marca Jerez. Mas, devido ao alto teor de açúcar dos frutos silvestres e ao sabor apurado, é muito popular entre os jardineiros amadores - para consumo in natura, fazendo sucos naturais, compotas, marshmallows, geléias, passas.
História da variedade
A casta Crystal foi obtida pelos viticultores húngaros através do cruzamento em duas fases de uvas Amur com castas húngaras: Csallotsi Lajos - 1ª fase e Villar blanc - 2ª fase de selecção.
Das uvas Amur, Crystal recebeu resistência às intempéries e geadas severas, e das variedades húngaras - sabor nobre e resistência a doenças e pragas.
Esta variedade é cultivada nas regiões do Norte do Cáucaso e do Baixo Volga.
Descrição das uvas Cristal
A Crystal é uma casta técnica com elevado teor de açúcar, é uma casta autofértil (com flores bissexuais) e não necessita de proximidade com polinizadores.
Descrição da variedade:
- os arbustos são de tamanho médio, com folhas fendidas de cor verde escura;
- cachos de tamanho médio, com densidade média de bagos;
- um cacho de formato cilíndrico cônico;
- bagas de tamanho médio (peso das bagas - de 2,0 a 2,5 gramas), formato oval;
- os bagos são verdes claros, amarelos, com tonalidade rosada quando maduros;
- As uvas têm polpa suculenta e macia, sementes pequenas, casca densa, recoberta por uma camada cerosa, que serve de proteção contra pragas.
Características de plantas e frutos
Crystal é uma variedade de maturação precoce, a maturação completa dos bagos ocorre 4 meses após o despertar primaveril da videira. Nas regiões de Saratov e Volgogrado, a colheita em massa das uvas ocorre em meados de agosto; na região de Astrakhan e no norte do Cáucaso, a colheita começa no início de agosto.
A variedade produz rendimentos consistentemente elevados - de 160, em média, a 200 centavos por hectare.
O peso de um cacho é de 180 a 200 gramas.Os bagos mantêm o sabor em cachos na videira até ao início do frio.
O cristal pode ganhar um teor de açúcar de 18 a 23% do peso dos bagos na escala Brix, o que é considerado um bom indicador.
A classificação de degustação dos vinhos de mesa da marca Sherry a partir das uvas Crystal é estimada em 8,5 pontos, e dos vinhos espumantes - 9,1 pontos em uma escala de 10 pontos.
Vantagens e desvantagens da variedade
Vantagens da variedade Crystal: rendimento elevado e estável, maturação precoce dos bagos, resistência a doenças fúngicas e podridão cinzenta (a nível genético).
A variedade tolera geadas com abrigo de -29 0De a -35 0C, dependendo dos métodos e da qualidade do material de cobertura.
A desvantagem é a formação de pequenos bagos (ervilhas) no cacho - isto decorre do mau cuidado das uvas durante a formação do cacho e das condições climáticas negativas na primavera.
Seleção de mudas e local
Seleção de locais para uvas: planícies, áreas com lençóis freáticos próximos e áreas sopradas por ventos não são adequadas para o plantio. Nessas áreas, as uvas e o seu sistema radicular apodrecem, a planta cresce lentamente ou morre e fica infectada com doenças fúngicas.
As encostas das colinas são escolhidas como parcelas e as mudas são plantadas no lado sul.
Ao escolher as mudas, preste atenção ao estado do sistema radicular. As raízes devem ter até 10 centímetros de comprimento, as raízes saudáveis são de cor marrom claro, as raízes jovens são verdes e as fibras internas são brancas.
É melhor escolher mudas enraizadas no solo.
As uvas propagam-se bem por estacas (3-4 botões), germinadas 2-4 semanas em água; Após a formação de raízes de 3 a 4 centímetros de comprimento, as mudas são plantadas no solo.
Dicas de plantio
O plantio de mudas ou estacas é feito em covas com camada de drenagem de seixos e cacos de argila; Solo nutritivo é colocado no topo da drenagem com adição de cinza de madeira e fertilizante mineral complexo.
As mudas são colocadas em ângulo e cobertas com terra, deixando o colo da raiz 3 centímetros acima do solo. Para estimular o crescimento e o enraizamento, a muda é regada com uma solução Humato de potássio e Heteroauxina (estimulador de crescimento radicular).
É melhor plantar mudas na primavera, quando o ar esquenta até +15 0COM.
A distância entre plantas é de 80 centímetros e entre fileiras - 2,5 metros.
Crescendo e cuidando
O cultivo e o cuidado da uva incluem procedimentos de cultivo agrotécnicos e tecnológicos.
É necessária a realização de podas anuais e pinçamento dos brotos, para evitar o espessamento do arbusto, o que leva à diminuição da produtividade e à doença dos arbustos. É necessário podar os rebentos no final do outono ou início da primavera, quando a videira está dormente.
Ao podar, um broto de reposição de 3-4 botões e um broto principal de até 10 botões são deixados na manga. Um total de até 60 botões podem ser deixados em uma videira madura. A rega é realizada em função das condições meteorológicas. No tempo seco, a rega é feita a cada dez dias; nos verões chuvosos, regar conforme a necessidade.
A fertilização é feita com fertilizantes minerais. O humato de potássio é um estimulador universal do crescimento e desenvolvimento da uva.
Capinar sob os arbustos e cobrir o solo com agulhas de pinheiro protegerá as plantas contra pragas.
Sobre doenças e pragas
As principais doenças da uva são o míldio, oídio, podridão cinzenta, entre as pragas a uva sofre de ácaros e vespas. O cristal possui gene protetor contra podridão e boa resistência à penetração de esporos de fungos.
O tratamento preventivo (2 vezes ao ano) com fungicidas combinados oferece proteção contra doenças e pragas.
Para proteção contra vespas, são feitas armadilhas e os cachos são envoltos em malha.