Montar uma vinha de sucesso no seu próprio terreno exige que o jardineiro tenha um certo conhecimento sobre o assunto. É importante estudar não só as medidas agrotécnicas básicas, mas também informações sobre em que ano após o plantio as uvas são capazes de dar frutos. Isto permitirá evitar muitos erros no desejo de obter uma colheita antecipada e provar os primeiros frutos suculentos já no 2-3º ano.
Hora de início da frutificação
No cultivo de uvas não irrigadas em escala industrial, os arbustos não podem dar frutos até os quatro anos de idade.Acredita-se que só nessa época a planta consegue produzir uma colheita sem comprometer a saúde e a qualidade dos frutos. O arbusto deve ter tempo para acumular um volume suficiente de massa de raiz antes de começar a dar frutos. Após a poda, a planta adquire uma forma adequada às condições climáticas e de solo.
Os primeiros quatro anos de formação adequada dos arbustos permitem posteriormente dedicar um mínimo de tempo ao cuidado da vinha. Isto é especialmente importante para plantações não irrigadas em grandes propriedades. Quando as uvas começam a frutificar, os arbustos já apresentam raízes poderosas de até 2 a 3 metros de profundidade e uma parte aérea desenvolvida do arbusto.
No seu próprio terreno, você pode obter os primeiros cachos 1-2 anos antes. A rega e a fertilização regulares removem a maior parte da carga da planta na extração de umidade e nutrientes. A principal tarefa do jardineiro após o plantio é ter tempo para cultivar uma videira forte e madura durante a estação. Isto determinará em que ano as uvas estarão prontas para produzir as primeiras inflorescências e frutos.
Utilizando algumas técnicas agrícolas, é possível estimular o crescimento e desenvolvimento do mato.
Fatores que afetam a frutificação
Com os devidos cuidados, você poderá degustar as primeiras uvas já no 2-3 ano após o plantio. Mas às vezes o jardineiro não consegue colher mesmo no 5-6º ano. A capacidade dos arbustos de dar frutos depende de muitas condições.
Tempo
As estacas de vegetação com raízes secas expostas, plantadas no final da primavera, sofrerão por muito tempo, a videira provavelmente não terá tempo de amadurecer e não sobreviverá ao inverno. Mesmo com os cuidados ideais, você não deve esperar frutos dessas uvas nos próximos anos.
As mudas adquiridas devem ser colhidas com a raiz fechada.Se se tratar de uma plantação de outono, recomenda-se prestar atenção ao estado da videira, o crescimento deste verão deve ser maduro (não verde) e com pelo menos 6-7 mm de espessura. Essa muda, bem protegida do frio, sobreviverá bem ao inverno e poderá florescer na próxima estação.
Na primavera, as uvas são plantadas de várias maneiras:
- estacas dormentes no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva;
- já despertaram estacas vegetativas (mudas) no final de maio - início de junho;
- Mudas de 2 a 3 anos antes do início do fluxo de seiva.
Quando plantada pelo primeiro método, a planta enraíza-se mais facilmente, sofre menos, mas muito provavelmente não terá tempo de produzir crescimento suficiente para dar frutos no próximo ano.
O segundo método envolve o plantio de mudas no final de fevereiro em garrafas plásticas em local aquecido. No início de maio as mudas crescerão até 50 cm, no momento do plantio manuseie a planta com cuidado, sem perturbar o coma de terra. Tal muda, se bem cuidada no próximo ano, provavelmente produzirá suas primeiras inflorescências. Neste caso, pode-se deixar uma pequena inflorescência no rebento mais forte e experimentar os primeiros frutos.
As estacas de 2 a 3 anos nem sempre criam raízes bem, mas com os devidos cuidados dão frutos no ano seguinte. No ano do plantio, as inflorescências devem ser retiradas para não enfraquecer a planta.
Lugar
As uvas são muito exigentes em termos de exposição solar e não toleram planícies frescas e sopés de encostas. Num local sombreado e húmido, as uvas crescerão rapidamente em massa verde, a videira só amadurecerá no final da estação, será frágil e rala e muito provavelmente congelará no inverno. Tal vinha pode não dar frutos mesmo no 5-6º ano. Uma área aberta no lado sul, protegida no lado norte por edifícios ou árvores, é adequada.
Aparar
Na formação de arbustos jovens, deve-se levar em consideração que as inflorescências são formadas a partir dos botões intermediários do crescimento do ano anterior. A poda muito curta pode impedir que as uvas produzam frutos nos primeiros anos. Mas a falta de poda pode atrasar a frutificação indefinidamente. A planta gasta muita energia em brotos fracos “pouco promissores”.
Cobertura
O amadurecimento da videira depende em grande parte da quantidade de nutrientes fornecidos durante o período vegetativo. O excesso de nitrogênio estimula um grande crescimento, mas a videira “engorda”, torna-se frágil e verde e os botões florais se formam mal.
A falta de potássio interrompe o desenvolvimento dos brotos, a planta fica atrasada no crescimento e as inflorescências caem. A falta de componentes orgânicos no solo afeta diretamente o sabor e a qualidade da colheita futura. Em solos pobres, sem adição de húmus e composto, os pés de uva demoram muito para acumular massa de raízes e podem não dar frutos por até 5 a 6 anos.
Regras de cuidado
Antes plantando uvas é necessário preparar o solo até uma profundidade de 100 cm, retirar toda a camada, adicionar um grande volume de húmus e composto, misturar e soltar. Solos argilosos pesados são adicionalmente diluídos com areia. Cada arbusto tem pelo menos 2 m seguidos, devendo-se levar em consideração na escolha do local que não é aconselhável plantar uva próximo a árvores de grande porte. Eles absorvem ativamente a umidade e os nutrientes ao seu redor. Ao longo do perímetro da vinha, a uma distância de 4-5 m, podem-se plantar arbustos perenes (groselhas, groselhas), que protegerão as plantas do vento e reterão a neve.
Antes de frutificar, os arbustos jovens são regados 4 a 5 vezes por temporada, ajudando as plantas a sobreviver aos períodos mais secos.No final do verão, a rega abundante pode estimular o crescimento ativo dos rebentos que não terão tempo de amadurecer antes do final da estação. É necessário garantir que uma camada de solo de pelo menos 1 metro fique encharcada. A umidade superficial estimula o desenvolvimento de raízes na camada superior do solo, que seca primeiro, e a planta fica dependente de regas frequentes.
Para proteger o solo da vinha de secar e rachar, é coberto com uma espessa camada de erva seca ou palha.
No final do outono ou início da primavera, húmus é adicionado à escavação em grandes quantidades. Durante a primeira metade do verão, em vez de fertilizantes minerais, pode-se regar as uvas com solução de verbasco. No segundo semestre, é melhor passar a alimentar-se com excrementos de pássaros. A fertilização foliar com fertilizantes potássicos de acordo com as instruções é útil. Não é desejável substituir completamente os fertilizantes orgânicos por fertilizantes minerais, o sabor e a qualidade dos frutos dependem muito do componente “húmus” do solo.
A poda de arbustos jovens para acelerar a frutificação é feita minimamente. Remova os brotos extras e fracos para que a planta não desperdice energia com eles. Um dos rebentos maiores é ligeiramente podado, deixando a parte central da videira com os botões das inflorescências. O segundo rebento é cortado “na manga”. Em condições favoráveis, essas uvas podem florescer no segundo ano após o plantio.
Na primeira época de frutificação, resta apenas uma pequena inflorescência para amostragem dos frutos. Se não retirar o excesso de ovário, a planta gastará toda a sua energia no amadurecimento dos frutos, a videira deste ano não amadurecerá e o arbusto congelará no inverno. No outono, os arbustos são cuidadosamente cobertos, sendo o primeiro e o segundo invernos após o plantio os mais críticos. As vinhas jovens muitas vezes congelam, o que pode atrasar a frutificação por pelo menos uma estação.
Métodos de colheita precoce
Plantar mudas de três anos com os devidos cuidados permitirá que você obtenha uma colheita antecipada no próximo ano. O cultivo de mudas em garrafa a partir de fevereiro acelera a formação e o amadurecimento de uma videira madura, capaz de frutificar no segundo ano.
Ao contrário do cultivo de uvas em escala industrial, você não precisa submeter as plantas jovens a uma poda muito curta em seu próprio terreno e permitir que floresçam no 2-3º ano. A rega e a fertilização regulares estimulam o crescimento acelerado do sistema radicular e o amadurecimento da videira, ao contrário das vinhas não irrigadas de grandes explorações. Isso permite que você obtenha a colheita 1-2 anos antes.