Os ancestrais da uva Catalunha foram as variedades Talisman e Burgundy Magnolia (Mantle). A planta e seus cachos obtiveram seu apelo estético da Magnólia da Borgonha, e os frutos obtiveram seu sabor refinado do Talismã. Esta variedade de uva de mesa autofértil com flores bissexuais foi dada aos jardineiros pelo criador Alexander Vasilyevich Burdak.
- Descrição das uvas Catalunha
- Origem da variedade
- Descrição do arbusto
- Características principais
- Baga doce e suculenta
- Imunidade contra doenças e pragas
- O que há de especial e como a variedade difere das outras?
- Aterrissando no chão
- Preparando o local de pouso
- Escolhendo mudas
- Calendário de pouso
- Sequência de etapas durante o desembarque
- Crescendo e cuidando
- Poda de arbusto
- Rega
- Fertilizante
- Como se proteger contra doenças e pragas
- Amadurecimento da baga
- Tâmaras de frutificação
- Trabalho preparatório antes do inverno
- Colheita e uso
Descrição das uvas Catalunha
A frutificação da variedade Catalunha começa na primeira safra após o plantio. As uvas cultivadas na Ucrânia, Bielorrússia e Moldávia não requerem nenhum cuidado especial. Para as regiões frias do Noroeste, da região de Moscou e dos Estados Bálticos, esta variedade não é a mais adequada, deverá ser cuidadosamente coberta antes do inverno.
O arbusto desta casta tem uma estrutura poderosa, cachos maciços com peso entre 600 ga 1 kg seguram-se facilmente na videira. Os arbustos estão generosamente repletos de enormes cachos cônicos.
Dependendo da região de crescimento, a variedade pode ser classificada como de maturação precoce ou intermediária. Nas regiões quentes, os frutos começam a amadurecer no final de julho, nas latitudes médias não é possível saborear o seu sabor antes dos últimos dez dias de agosto.
Origem da variedade
A casta foi cultivada pelo habitual cruzamento de vinhas de duas castas com grandes frutos vermelhos e azuis. O que melhorou o sabor de um e a aparência e transportabilidade do outro.
Descrição do arbusto
Os arbustos são vigorosos, extensos e resistentes ao estresse. Os brotos que crescem juntos reforçam-se mutuamente. As folhas são de tamanho médio, verde escuro. As nervuras não diferem na cor, mas destacam-se claramente na lâmina foliar.
A muda enraíza-se rapidamente em solos férteis. A planta é altamente adaptável às condições climáticas. Imediatamente após o plantio, a planta começa a enraizar-se intensamente e, simultaneamente a esta etapa, ocorre a formação da videira.
A primeira colheita consiste principalmente em cachos não superiores a 500-600 g.O cuidado adequado da planta aumentará o rendimento aumentando o peso de cada fruto (de 12 para 18 g).
Características principais
A Catalunha não é muito resistente às geadas. A onda de frio máxima que o arbusto pode suportar durante o inverno sem consequências é de -23 °C. Resistência a doenças fúngicas e pragas de insetos. A frutificação é abundante, anual.
Baga doce e suculenta
Os frutos da casta Catalunha atraem vespas e pássaros pelo seu aroma e suculência. É extremamente difícil para as vespas danificarem a pele grossa, mas os bicos dos pássaros podem danificar seriamente a colheita. Bagas grandes, que crescem em cachos pesados, são mais frequentemente utilizadas para fazer vinho do que para consumo cru. A avaliação de degustação do sabor da Catalunha é de 8,9 pontos em 10 possíveis.
O sabor adocicado da polpa mistura-se com o aroma ácido da casca, o que confere um final de boca adstringente. Esta combinação de sabores de polpa e casca é típica das castas cultivadas para a produção de vinho.
Imunidade contra doenças e pragas
Os arbustos de uva catalã são resistentes a patógenos fúngicos - míldio, oídio, podridão cinzenta. A maioria dos insetos-praga não gosta desta variedade de videira. O aroma ácido da casca dos frutos silvestres repele os rolos de folhas e a filoxera.
O que há de especial e como a variedade difere das outras?
A peculiaridade da variedade está na tendência à fasciação - fusão dos caules. Isto não pode ser considerado uma desvantagem, porque os rebentos da vinha têm de suportar uma carga significativa.
Os cachos de uvas amadurecem simultânea e uniformemente, resistem a uma longa vida útil sem perda de apresentação e sabor. Quando ficam cachos maduros na videira, os bagos também não enrugam e não perdem o sabor. Os bagos da casta Catalunha não têm tendência a ervilhas.
A planta se desenvolve mal em solos com alta acidez, não tolera alagamentos e é suscetível a clorose e mofo. Durante geadas severas, as raízes congelam, o que prejudica a saúde do arbusto e a qualidade da colheita.
Aterrissando no chão
Antes de plantar mudas de uva no solo, suas raízes devem ficar embebidas em água por um dia. Se o solo não for fértil, um regulador de crescimento pode ser adicionado à água. Promove melhor enraizamento e formação de brotos.
Preparando o local de pouso
A área de plantio deve ser nivelada, retiradas as raízes do mato e das pedras. Na hora de escolher o local é preciso levar em consideração que as mudas devem ficar expostas aos raios solares e protegidas dos ventos. O solo magro deve ser saturado com fertilizantes minerais, o solo ácido deve ser normalizado com cal fofa ou, melhor ainda, cinza.
Escolhendo mudas
A muda jovem apresenta brotos marrons com tonalidade esverdeada. A cor cinza ou marrom escuro da casca indica que a muda está velha. Não é adequado para o plantio, sua adaptação a um novo local será longa e dolorosa.
Descamação e protuberâncias na casca são sinais de doença. Danos à casca e galhos quebrados são as áreas de maior risco de danos por fungos e bactérias. Essas mudas também não são adequadas. Não deve haver danos ao rizoma da planta.
Calendário de pouso
De meados ao final de outubro, é necessário plantar a muda em cova previamente preparada. Os dias favoráveis para o plantio mudam a cada ano. O que permanece inalterado é que é recomendado replantar plantas na lua crescente e não na lua minguante.Se as uvas são classificadas como arbustos de baga, então os dias adequados são 2, 3, 11, 12, 15, 16, 20, 21; se a Catalunha, pelo seu elevado crescimento e pela peculiaridade da fusão dos rebentos, é classificada como fruta árvores, então deve ser plantado nos dias 11, 12, 15, 16, 20, 21, 25, 26. Não se pode planejar o plantio nos dias 8, 9, 10 ou 24, será mais difícil para a planta se adaptar e entrar na fase de enraizamento sem dor.
Sequência de etapas durante o desembarque
A cova de plantio é preparada com antecedência, aproximadamente 10-14 dias antes do plantio. A largura e profundidade recomendadas são de 1 m. Está parcialmente preenchido:
- 15-20 cm - camada de drenagem.
- Solo misturado com húmus e fertilizantes minerais necessários para a fertilização de outono (a lista exata de aditivos minerais é especificada de acordo com as características do solo da região).
- O solo enriquecido é coberto com solo selecionado da cova.
- É realizada umidificação - 10 litros de água.
Um dia antes do plantio, o sistema radicular da muda é embebido em água. Imediatamente antes do plantio, as raízes são tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Isso protegerá as raízes de pragas de insetos e vermes:
- A muda tratada é colocada no meio da cova em uma elevação de terra.
- Suas raízes são cuidadosamente esticadas.
- O buraco é preenchido 2/3 com solo (em regiões de chernozem, simples, em regiões não chernozem, enriquecido com composto, húmus, esterco).
- É feita a rega, o que vai compactar um pouco o solo.
- O buraco é preenchido até o topo com terra.
- Após a compactação do solo, a área é coberta com cobertura morta.
A liga para arbustos de uva da Catalunha de rápido crescimento é uma etapa obrigatória.
Crescendo e cuidando
O cuidado adequado garante a saúde do mato e uma colheita de qualidade ao viticultor.
Poda de arbusto
Na poda no outono e na primavera, os rebentos velhos são removidos e distinguem-se dos restantes pela casca cinzenta e escamosa. A poda de vinhas, folhas e rebentos afetados por doenças ou insetos é realizada imediatamente após a detecção da doença. Os rebentos fracos e finos também são cortados, só extraem sumo dos rebentos fortes, o que afecta o tamanho dos cachos.
Rega
A rega sistemática das uvas Catalunha durante a fase vegetativa da planta é recomendada em zonas de clima quente e seco. A Catalunha não suporta umidade forte e pode ser afetada por um fungo putrefativo. Em regiões frias, recomenda-se rega abundante para a planta nas etapas:
- quebra de botões;
- floração;
- formação de cachos – ganho de peso;
- antes do início das geadas de inverno.
Atenção! Nenhuma rega é realizada 4 semanas antes da colheita planejada. Quanto mais umidade as uvas receberem nesse período, mais ácidos e menos açúcares haverá em seu suco.
Fertilizante
Antes do período de floração e durante a formação dos ovários, o solo próximo às raízes é enriquecido com fertilizantes contendo nitrogênio. Os fertilizantes minerais são aplicados conforme a necessidade, dependendo do solo em que a vinha está plantada.
Como se proteger contra doenças e pragas
Medidas preventivas:
- proteção oportuna contra geada;
- fertilizantes de alta qualidade;
- pulverização com inseticidas até a fase vegetativa;
- remover folhas e frutos caídos debaixo do arbusto;
- substituição regular de cobertura morta após o inverno e a colheita;
- poda de brotos afetados e danificados à medida que são detectados.
É mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la, arriscando a colheita.
Amadurecimento da baga
A maturação da casta Catalunha ocorre simultaneamente.Na Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia e no Território de Krasnodar, cai sobre os cavalos de julho, na Rússia central, sobre os cavalos de agosto - início de setembro.
Tâmaras de frutificação
Após o plantio, já na primeira safra, os arbustos da Catalunha deliciam-se com uma colheita digna. Do início da safra até a colheita nas diferentes zonas climáticas, leva de 90 a 110 dias.
Trabalho preparatório antes do inverno
Num clima onde os invernos não são particularmente rigorosos, o termómetro não desce abaixo dos -23 °C, as uvas da Catalunha não são ameaçadas pelo congelamento das raízes e dos rebentos. Aqui basta realizar uma cobertura morta do solo de alta qualidade. Onde houver ameaça de degelos frequentes, é necessário fornecer drenagem e drenagem da água do degelo das plantas.
Nas regiões frias, é necessário cobrir o vinhedo com filme, criando para ele condições de inverno em estufa, e a cada queda de neve aumentar o monte de neve próximo a ele. Quanto mais espessa for a camada de neve, menos o solo congelará.
Colheita e uso
As uvas da Catalunha são colhidas em plena maturação. Por algum tempo, os cachos maduros podem ficar pendurados nos arbustos sem causar nenhum dano ao produtor. Após a colheita, as uvas podem ser enviadas para armazenamento, venda ou transformação em mosto vínico.