As uvas Early Violet ocupam uma posição de liderança na viticultura desde meados do século passado. É caracterizada por maior resistência ao frio e aos patógenos das principais doenças. A colheita é usada ativamente para produzir vinho da mais alta qualidade chamado Muscat Steppe Rose. Cultivar este tipo de videira é extremamente simples e não requer muita atenção.
- História da criação híbrida
- Características externas da variedade
- Bagas e folhas
- Acidez e teor calórico das frutas
- Qualidades de sabor
- Bush, videira e folhas
- Parâmetros tecnológicos
- Resistência a baixas temperaturas
- Imunidade a infecções e doenças fúngicas
- Em que áreas ela pode crescer?
- Métodos de reprodução
- Características de plantio e cuidado
- Termos e regras para plantio de mudas
- Modo de rega
- O que e quando alimentar uvas
- Formação
- Liga para postagens
- Prevenção e tratamento sazonal
- Preparando-se para o inverno
- Período de amadurecimento da baga
- Colheita e uso
- Possíveis problemas durante o cultivo
História da criação híbrida
A variedade foi desenvolvida por polinização cruzada de plantas-mãe. Decidiu-se tomar como base Hamburgo e Mascate do Norte. Cientistas do Instituto Russo de Pesquisa Científica trabalharam no desenvolvimento. Ya. I. Potapenko, localizado em Novocherkassk. A uva foi cultivada em 1947, e o pedido de inscrição no Cadastro Estadual foi apresentado apenas 10 anos depois. Depois de quase o mesmo período de tempo, ele foi incluído nos testes de variedades e nas conquistas de variedades de seleção. Recomendado para cultivo nas regiões do Baixo Volga e Norte do Cáucaso. O clima de Kiev, assim como de outras áreas, é adequado para o cultivo, mas o híbrido não pode mais se orgulhar de maturação precoce e produtividade.
Características externas da variedade
A descrição da variedade indica que Early Violet possui características distintivas originais pelas quais pode ser distinguida de outras espécies semelhantes.
Bagas e folhas
As folhas desta uva são fendidas, têm formato arredondado e uma rica cor verde. Há ligeira pubescência na parte inferior.
Dependendo das condições de cultivo, as folhas podem ficar deformadas e ligeiramente modificadas.
Os frutos do Violet Early são de tamanho pequeno, o peso de um deles varia de 2 a 6 gramas. Na fase de maturação técnica, adquirem uma cor púrpura escura, quase preta, com uma ligeira camada cerosa de cor azulada. A polpa do interior da fruta é incolor. A massa do pincel chega a 200 gramas e seu comprimento é de cerca de 17 cm.Cada baga contém 2-3 sementes.
Acidez e teor calórico das frutas
O sabor da fruta Violet Early é doce e muito agradável. A acidez desta uva é baixa e o teor calórico é de cerca de 65 kcal por 100 gramas de produto.
Qualidades de sabor
Graças ao bom equilíbrio de açúcares e ácidos desta variedade, os provadores apreciaram muito o seu sabor e atribuíram uma classificação de 8,9 em 10 pontos possíveis.
Bush, videira e folhas
A vinha velha da Uva Violeta Precoce é de cor castanha. É bastante poderoso e o arbusto em si é alto. As folhas são pequenas, cinco lobadas e de formato redondo. É extremamente raro encontrar folhas inteiras cujas bordas são ligeiramente curvadas para baixo. As flores das uvas são bissexuais, portanto não há necessidade de plantar variedades polinizadoras nas proximidades.
Parâmetros tecnológicos
As características tecnológicas do Violet Early fazem com que ele se destaque da multidão e dê uma ideia das principais vantagens e desvantagens da variedade.
Resistência a baixas temperaturas
A violeta precoce é capaz de suportar temperaturas até -27 °C no inverno, no entanto, os viticultores experientes ainda recomendam cultivá-la coberta para evitar que os ramos congelem.
Imunidade a infecções e doenças fúngicas
Esta variedade apresenta maior resistência aos principais tipos de doenças e aos efeitos negativos das pragas, nomeadamente ao enrolamento das folhas e à podridão cinzenta. Além disso, a cultura não é danificada pelas vespas, mas as aves podem estragá-la, razão pela qual é necessária a instalação obrigatória de mecanismos repelentes.
Em que áreas ela pode crescer?
O melhor rendimento e qualidade dos frutos são obtidos no cultivo do Early Violet nas regiões do Baixo Volga e do Norte do Cáucaso, mas as uvas são cultivadas com sucesso em todo o país e até muito além de suas fronteiras. Adapta-se ao clima rigoroso do norte e ao calor do sul.
Métodos de reprodução
Esta variedade pode ser propagada por todos os métodos conhecidos e disponíveis, mas os viticultores experientes preferem fazê-lo por camadas ou enraizamento de pecíolos. Ao mesmo tempo, as características da planta-mãe são melhor transmitidas aos arbustos-filhas. Muitas vezes também fazem um enxerto, que cria raízes rápida e bem.
Características de plantio e cuidado
Mesmo uma variedade tão despretensiosa como a Early Violet precisa de cuidados e cuidados adequados. Caso contrário, a qualidade e a quantidade da colheita são sensivelmente reduzidas.
Termos e regras para plantio de mudas
As videiras jovens Violeta precoces são plantadas de maio a outubro. O tempo pode variar dependendo da região e das condições climáticas. A distância entre os arbustos é de pelo menos 1,5 metros. A profundidade da cova de plantio é de cerca de 35 cm. Perto das vinhas não devem existir árvores altas, edifícios ou outras estruturas que sombreiem significativamente a área.
Modo de rega
Regar uvas O roxo precoce é executado conforme necessário se o tempo estiver quente e seco lá fora. A planta não gosta de excesso de umidade no solo. Recomenda-se aplicar no máximo 70 litros de água em cada arbusto. A irrigação é interrompida completamente quando os frutos começam a amadurecer e a colorir.
O que e quando alimentar uvas
Nos primeiros 2-3 anos após o plantio da videira no local, não é necessário alimentá-la. No período subsequente, no outono, adiciona-se composto ou húmus, além de 250 g de cinza de madeira, sob o arbusto.No momento da formação dos ovários, os pés de uva são cobertos com solução de verbasco fermentado. Durante o período vegetativo, é aconselhável realizar várias alimentações foliares pulverizando a vinha com fertilizante líquido.
Formação
Os primeiros arbustos violetas começam a se formar a partir do segundo ano de vida. Primeiro a videira é podada em 2 botões, na safra seguinte já em 4. Se a planta for planejada para ser coberta, a moldagem é feita em 4 mangas, e quando cultivada sem cobertura - em 2 mangas. O padrão é deixado com 1,2 metros de altura. Cada manga não deve conter mais do que 7 olhos e não devem sobrar mais do que alguns cachos em um broto.
Liga para postagens
No primeiro ano após o plantio é necessário amarrar a videira jovem em postes altos e depois construir para uvas em liga treliças ou instalar postes em forma de T nos quais serão fixadas mangas com brotos pendurados.
Prevenção e tratamento sazonal
Apesar de Violet Early demonstrar muito boa resistência a doenças comuns, são necessários tratamentos preventivos. Eles são feitos apenas algumas vezes durante todo o período de cultivo: na primavera e no outono. Para isso, utilizam-se preparações contendo cobre ou calda bordalesa.
Preparando-se para o inverno
O roxo precoce demonstra resistência recorde à geada, no entanto, jardineiros experientes recomendam cobri-lo para o inverno, especialmente quando cultivado em um clima do sul. Isso é feito para evitar a formação de gelo na videira. Como último recurso, deve pelo menos ser retirado da treliça, dobrado ao solo e polvilhado com terra solta.
Período de amadurecimento da baga
As uvas Early Violet amadurecem em média 130 dias após a floração, mas este período é altamente dependente das condições climáticas. Os frutos amadurecem por volta do início de setembro, mas para fazer vinho podem ficar nos arbustos por mais algumas semanas.
Colheita e uso
O clima seco e ensolarado é o escolhido para a colheita das uvas. O trabalho é realizado durante o dia, quando não há orvalho. Os frutos devem estar bem maduros e cheios de açúcar. As bagas são utilizadas principalmente para a vinificação, mas podem ser consumidas frescas, processadas e preparadas.
Possíveis problemas durante o cultivo
A casta precoce Violeta é resistente e imune a pragas, mas os jardineiros durante o amadurecimento da colheita muitas vezes se incomodam com os pássaros que tentam se deliciar com os saborosos frutos. Você deve tomar cuidado com antecedência ao instalar equipamentos de proteção adicionais e repelir pássaros.