Tempo de processamento e regras para diluição da calda bordalesa para uva, tempos de espera pelos resultados

Muitos viticultores usam a mistura bordalesa para proteger as videiras de doenças e pragas. Antes de usar a mistura bordalesa para uvas, você precisa se familiarizar com sua descrição detalhada e características.


Mistura bordalesa: composição

Antes de usar o líquido, é preciso estudar de quais componentes ele é feito. Para prepará-lo você precisará dos seguintes componentes:

  • água aquecida;
  • sulfato de cobre;
  • cal apagada.

O vitríolo é considerado o principal componente da composição, pois é ele que promove o desenvolvimento dos arbustos de videira. Se a planta não tiver essa substância em quantidade suficiente, sua imunidade enfraquecerá, o que levará ao desenvolvimento de patologias perigosas.

Mistura bordalesa

Vantagens e desvantagens

Como qualquer componente contra doenças de plantas, a calda bordalesa apresenta vantagens e desvantagens. As vantagens incluem o seguinte:

  • Os microelementos da solução penetram rapidamente nas folhas com casca. No entanto, não são removidos da superfície das uvas, mesmo durante chuvas fortes.
  • O produto é considerado universal, pois pode ser utilizado no outono e na primavera. Isso permite processar os arbustos antes e depois da colheita da colheita madura.
  • A mistura combate eficazmente uma ampla gama de parasitas e patógenos patogênicos.

As desvantagens do produto incluem:

  • Fitotoxicidade. Aparece se você borrifar líquido nos arbustos com muita frequência.
  • Toxicidade do cobre. Para os humanos, este componente é considerado perigoso e tóxico. Portanto, os viticultores experientes aconselham a pulverização com traje de proteção.
  • Acumulação no solo. Os microelementos da mistura bordalesa acumulam-se no solo. No futuro, isso pode fazer com que as folhas amarelem e caiam.

droga química

Princípio de funcionamento

Para saber como a solução afeta as uvas processadas, você terá que estudar o princípio de funcionamento da mistura. Depois de atingir a superfície das folhas ou da casca, os componentes do líquido penetram nas células dos patógenos e começam a destruí-los.

Se atingir não só a planta, mas também os insetos, eles também morrerão. Essa solução também é utilizada para prevenção, pois os arbustos tratados não atraem mais pragas.

Quando o efeito ocorre?

Algumas pessoas acreditam que o efeito terapêutico do uso da mistura ocorre imediatamente após o seu uso, mas não é assim. O período de espera para um efeito visível da droga é de 2 a 3 horas. O efeito protetor dura muito mais tempo e dura 1-2 semanas após a pulverização.

aplicação da mistura

Toxicidade

A mistura bordalesa é considerada um agente fungicida e, portanto, tóxica para os seres humanos. A pessoa que trabalha com o fungicida deverá usar roupas de proteção especiais, respirador, luvas de borracha e óculos de proteção. Somente esse equipamento de proteção pode protegê-lo de queimaduras perigosas.

Devido à toxicidade, todos os recipientes que continham a mistura deverão ser descartados. Não podem ser reutilizados para irrigação e muito menos para armazenamento de água potável.

Como determinar a qualidade de um medicamento

Para determinar a qualidade de um fungicida, preste atenção à sua cor. O líquido devidamente preparado deve ter uma cor azul. As soluções de baixa qualidade são incolores e nem sequer apresentam uma leve tonalidade azul. Os viticultores não recomendam o seu uso, pois não aderem bem às folhas e são rapidamente lavados.

Além disso, para verificar a qualidade, um prego é imerso no recipiente com o medicamento. Se aparecer uma leve camada em sua superfície, será necessário adicionar um pouco de leite de limão.

 qualidade do medicamento

Como diluir o líquido de pulverização

Para preparar adequadamente a solução, é necessário entender as recomendações básicas para diluição do líquido.

Solução a 1%

Ao preparar uma solução a 1%, será necessário adicionar 100 gramas de fungicida a um litro de água.Em seguida, adicione mais 4 litros de água à solução e despeje em um recipiente separado.

Solução a 3%

Para fazer uma solução mais concentrada a 3%, será necessário misturar 400 gramas de cal com sulfato de cobre e adicionar cinco litros de água.

spray líquido

Instruções de uso

Recomenda-se a leitura das instruções de utilização da calda bordalesa para não danificar acidentalmente as uvas.

Processamento de estacas

Todas as mudas de uva são tratadas com uma mistura de 3% para prevenir doenças. Para fazer isso, eles são completamente mergulhados em um líquido de vitríolo e cal por 20 a 25 segundos.

Desinfecção de feridas

O produto é frequentemente usado para tratar e desinfetar feridas. Para isso, basta borrifá-los 2 a 3 vezes com uma mistura fracamente concentrada de 1%.

processamento de estacas

Tempo e dosagem

Quem vai usar a calda bordalesa deve decidir com antecedência o momento da pulverização e a dosagem.

Pulverizar em uma videira dormente

Este método de processamento é usado no início da primavera, antes do aparecimento dos botões. Na primeira quinzena de março, as uvas são retiradas do abrigo, após o que o solo com a videira é pulverizado com fungicida.

na primavera

A pulverização é feita no primeiro mês da primavera, até que os botões estejam totalmente despertados. Na primavera, basta pulverizar os arbustos uma vez por mês.

 processamento na primavera

no outono

Nas regiões sul, as uvas são processadas após a queda das folhas, e nas regiões norte - antes de cobrir os arbustos. No outono, a pulverização não é feita mais de uma vez.

Tratamentos de folhas verdes

Não é segredo que as folhas verdes são sensíveis às soluções fungicidas e, por isso, no verão as uvas são pulverizadas com 1% de líquido. O procedimento é realizado uma vez por mês.

Precauções de segurança ao trabalhar com produtos químicos

A mistura bordalesa é perigosa para o ser humano e, para proteção contra seus efeitos, são seguidas precauções de segurança durante o trabalho. Antes de pulverizar, use óculos de segurança, luvas e respirador que proteja as membranas mucosas do trato respiratório. Após o tratamento, todos os equipamentos de proteção são cuidadosamente lavados em água quente e sabão.

robô com produto químico

Quais erros ocorrem durante o processamento

As pessoas que usam a mistura bordalesa pela primeira vez costumam cometer os seguintes erros:

  • Não use um pulverizador. No processamento de uva é necessário usar pulverizadores que ajudem a solução a penetrar em qualquer parte das plantas.
  • Eles não cumprem prazos. Se você não tratar a planta a tempo, poderá prejudicá-la.

Análogos do produto

Pessoas que estão familiarizadas com todos os recursos da solução Bordeaux muitas vezes não querem usá-la e procuram análogos. Existem vários medicamentos que possuem propriedades semelhantes para proteger as videiras. Os remédios comuns incluem Kuproksat e Hom. Eles se distinguem pelo preço acessível e pelo efeito terapêutico eficaz. Muitos viticultores os utilizam para tratar doenças e prevenir a sua ocorrência.

análogos do produto

Conclusão

Ao cultivar uvas, muitas pessoas enfrentam patologias perigosas que podem prejudicá-las. Para curar a planta e prevenir o desenvolvimento da doença, utiliza-se a mistura bordalesa e fungicidas semelhantes.

cultivo de uvas

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim