Uma das principais características da casta Agat Donskoy é que a colheita produz uma colheita abundante. A cultura é capaz de crescer em várias regiões da Rússia devido ao fato de tolerar bem as geadas e ser caracterizada por maior resistência a pragas comuns. Os frutos da planta são adequados tanto para consumo como para elaboração de vinho.
- História da criação de Agat Donskoy
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Área de cultivo de uva
- Características e descrição botânica
- Bush e atira
- Polinização
- Quantidade de colheita
- Tamanho e sabor das frutas
- Plantando mudas
- Iluminação
- Composição necessária do solo
- Profundidade e diâmetro da cova de plantio
- Alimentação após o plantio
- Características de cultivo e cuidado
- Frequência e taxa de rega
- Aplicação de fertilizante
- Beliscar
- Moldar e aparar
- Preparando-se para o inverno
- Quando podemos esperar a primeira colheita?
- Tempo de amadurecimento da fruta
- Coleta e armazenamento de frutas vermelhas
- Maneiras de aumentar a produtividade
- Doenças e pragas - sua descrição e métodos de controle
História da criação de Agat Donskoy
A variedade surgiu graças ao cruzamento de Zarya Severa, Russian Early e Dolores. Essas culturas foram trazidas ao Cavaleiro. Os criadores de Novocherkassk estavam empenhados na criação de um novo híbrido.
Vantagens e desvantagens da variedade
As ágatas Donskoy têm as seguintes vantagens:
- boa taxa de sobrevivência;
- baixos requisitos de assento;
- colheita precoce e estável;
- maior resistência a doenças e transporte.
Esta variedade apresenta boa resistência ao gelo. Sem abrigo, as uvas podem tolerar temperaturas de até -26 graus.
Entre as desvantagens da Agat Donskoy está que a cultura é suscetível a diversas pragas. Para o amadurecimento normal das plantas, devem ser evitadas mudanças bruscas de temperatura.
Área de cultivo de uva
A região sul do país é considerada o local ideal para o plantio da cultura. Mas se seguirmos as regras de cuidado e cultivo, a planta produz safras em latitudes temperadas, assim como nos Urais.
Características e descrição botânica
Esta variedade proporciona uma colheita estável. A taxa de amadurecimento dos bagos depende diretamente da região de crescimento.
Bush e atira
A planta é caracterizada por um rápido crescimento. Até 80% dos rebentos capazes de produzir uma colheita são formados na videira. Por isso, é recomendável aparar regularmente os olhos, reduzindo assim o nível de estresse da planta.
O arbusto possui estrutura ramificada. As raízes da videira formam um grande sistema e penetram profundamente no solo.Devido à sua alta resistência à geada, não mais que 20% dos novos brotos morrem quando expostos a baixas temperaturas.
Polinização
A planta possui flores de ambos os sexos. Portanto, Agat Donskoy não exige o plantio de outras variedades polinizadoras no local.
Quantidade de colheita
A ágata Donskoy produz uma colheita em meados de agosto ou setembro (quando cultivada em latitudes temperadas). O peso médio de um cacho é de 400-600 gramas. Nesse caso, é possível o aparecimento de pincéis com peso de até 1 quilo. Em média, uma videira madura produz até 50 quilos de colheita.
Tamanho e sabor das frutas
Os cachos de Agat Donskoy contêm frutos redondos de tonalidade azul escura. A superfície da fruta é coberta por pruin (revestimento ceroso). O peso total de cada baga varia entre 4-6 gramas.
Os bagos caracterizam-se por uma casca densa e polpa crocante. Os frutos têm sabor agradável mas simples. A concentração de açúcar nas bagas não ultrapassa 15%. Os frutos podem ficar pendurados no mato por várias semanas sem perder suas qualidades originais.
Plantando mudas
O plantio da uva Agata Donskoy é realizado de acordo com um esquema semelhante ao utilizado no cultivo de outras culturas. É ideal que as mudas sejam enterradas na primavera ou no outono. As uvas criam raízes rapidamente e no futuro produzem ramos para propagação. A distância entre furos deve ultrapassar 1,5 metros. No plantio da uva, recomenda-se a instalação de treliças ao longo das quais a videira se enrolará.
Iluminação
As uvas não crescem em áreas sombreadas. Para plantar a cultura, é recomendável cavar covas nas partes sul ou sudoeste do local. Se houver árvores de grande porte na área de cultivo, recomenda-se plantar a videira a uma distância de pelo menos 5 metros das demais plantas.
Ao cultivar culturas em grande escala, as fileiras de uvas devem estar localizadas de norte a sul. Isso garante iluminação uniforme de todos os arbustos.
Composição necessária do solo
Esta variedade não impõe exigências acrescidas à composição do solo. Solo bem drenado é considerado ideal para o cultivo da planta. Durante o plantio, é recomendável colocar húmus na cova.
A planta não deve ser cultivada em áreas onde as águas subterrâneas estejam a uma profundidade inferior a 1,5 metros. A acidez recomendada do solo é de 6,5-7 pH.
Profundidade e diâmetro da cova de plantio
A profundidade do buraco no chernozem deve ser de 50 centímetros, nos demais solos - 70 centímetros. A largura do furo é semelhante aos indicadores fornecidos.
Alimentação após o plantio
Turfa misturada com 20 gramas de nitrogênio e 40 gramas de potássio e fósforo é usada para alimentar as mudas. Após o plantio, o solo próximo à videira deve ser coberto com cobertura morta.
Características de cultivo e cuidado
As uvas desta casta não são exigentes tanto no plantio como nos cuidados posteriores. Porém, devido ao crescimento ativo da videira, é recomendável seguir algumas regras.
Frequência e taxa de rega
Recomenda-se regar as uvas três vezes:
- antes da floração;
- após a floração;
- durante o período de formação dos frutos.
Pelo menos 7 baldes de água devem ser colocados sob cada arbusto.
Aplicação de fertilizante
Na primavera você deve aplicar uma mistura de fertilizantes minerais:
- 20 gramas de superfosfato;
- 10 gramas de nitrato de amônio;
- 5 gramas de sulfato de potássio;
- 10 litros de água.
Uma semana antes da floração, a videira é alimentada com matéria orgânica (2 quilos de húmus por 10 litros de água). 14 dias antes da formação do ovário, são adicionados ao solo 10 gramas de magnésia potássica com 20 gramas de nitrato de amônio misturados com 10 litros de água.Durante 2-3 semanas antes e depois da colheita, a planta é alimentada com os mesmos fertilizantes minerais.
Beliscar
Para que as uvas tenham uma colheita boa e constante, recomenda-se retirar o excesso de rebentos 3 a 5 dias antes da floração.
Moldar e aparar
Para formar a coroa correta, é recomendável beliscar regularmente a bucha. Não deve haver mais do que 5-8 botões no broto e até 35-45 na videira.
Preparando-se para o inverno
Antes do início da geada, as vinhas são retiradas das treliças e colocadas no solo. A planta é pulverizada com compostos que aumentam a resistência das uvas ao meio externo. Em seguida, a videira é coberta com palha ou material especial.
Quando podemos esperar a primeira colheita?
As uvas dão os primeiros frutos relativamente cedo. Porém, uma boa colheita surge vários anos após o plantio. A duração deste período é influenciada pela região de crescimento e pela abordagem de cultivo da cultura.
Tempo de amadurecimento da fruta
Em média, o período entre a floração e o aparecimento dos frutos maduros é de 115-120 dias. Na região sul do país, a colheita das uvas é realizada em meados de agosto. Quando cultivados nos Urais ou em latitudes temperadas, os frutos maduros podem ser colhidos no início do outono.
Coleta e armazenamento de frutas vermelhas
As frutas vermelhas são armazenadas na geladeira ou em um quarto escuro com temperatura e umidade moderadas.
Maneiras de aumentar a produtividade
Para que as uvas produzam constantemente uma boa colheita é necessário:
- não deixe mais do que dois pincéis na filmagem;
- aparar os brotos anualmente;
- amarre a planta pelo menos 2 a 3 vezes durante a estação de crescimento;
- forneça rega moderada.
Também não devemos esquecer a aplicação oportuna de fertilizantes minerais e orgânicos.
Doenças e pragas - sua descrição e métodos de controle
As uvas Agat Donskoy são suscetíveis às seguintes doenças:
- Mofo. Caracteriza-se pela formação de manchas amarelas e placa cinzenta nas folhas, o que leva à queda destas. Para combater o mofo, use uma mistura bordalesa de 8%.
- Oídio. Provoca o aparecimento de flor branca e manchas escuras nas folhas, além de provocar rachaduras nos frutos. O tratamento é realizado com enxofre coloidal.
- Podridão cinzenta. Afeta todas as uvas. Fundazol e Euparen ajudam no combate à podridão cinzenta.
- Oídio. Desenvolve-se em folhas e inflorescências. Topázio, enxofre moído e Skor ajudam a eliminar o oídio.
Para evitar infecções, recomenda-se pulverizar periodicamente a videira com os produtos acima.