Os porcos vietnamitas são muito populares entre os criadores de gado. Os animais têm boa imunidade e não requerem cuidados complexos. As porcas são férteis. Normalmente, parir porcos vietnamitas pela primeira vez não causa problemas em casa. Para que o parto seja bem-sucedido, você precisa se preparar adequadamente para o processo. Também é importante compreender as peculiaridades dos porcos paridos.
Como determinar a gravidez em uma porca?
O início da gravidez em uma porca vietnamita pode ser determinado por vários sinais. Sintomas comuns:
- características comportamentais - o porco se comporta de forma apática. O animal dorme inquieto e nas primeiras semanas ocorre perda de apetite;
- corrimento branco com consistência de coalhada às vezes aparece nos órgãos genitais;
- os sinais de desejo sexual desaparecem.
Na segunda metade da gestação, o animal ganha peso rapidamente. A barriga aumenta significativamente. Durante este período, o porco fica letárgico e fica quase todo deitado. Notas de medo aparecem no comportamento ou percebe-se a intenção de defender o território. Nesse período, é recomendável isolar a fêmea dos demais animais e proporcionar-lhe sossego.
Sinais de parto em um porco vietnamita
Poucos dias antes do parto, o comportamento bem-humorado ou apático da porca dá lugar à ansiedade. O porco se recusa a comer, seu estômago embrulha e lóbulos se formam. Existem vários sinais seguros de uma resolução rápida:
- o porco anda inquieto pelo cercado ou tenta deitar-se de lado;
- o animal começa a construir um ninho, pisoteia a cama;
- mastiga feno para torná-lo mais macio.
Os mamilos ficam muito inchados e adquirem uma tonalidade rosa brilhante. Quando você os pressiona, uma secreção especial é liberada - o colostro. O parto geralmente ocorre à noite ou à noite.
O que você precisa antes de começar
A caneta precisa estar preparada para o próximo nascimento. Para que o processo seja bem sucedido e sem complicações, uma parte do curral é cercada para a porca, ao mesmo tempo que se separa um recanto para os leitões (para que o porco não atropele acidentalmente). A sala é lavada com solução alcalina e deixada secar. As paredes são caiadas com cal apagada, o chão é coberto com palha limpa. Na estação fria, várias lâmpadas são instaladas próximas ao recanto dos leitões para fornecer aos recém-nascidos a temperatura do ar necessária (não inferior a 30 ° C).
Para que o primeiro parto ocorra sem complicações, é necessário preparar os materiais, instrumentos e medicamentos necessários.
Para receber e processar os leitões, prepare várias fraldas limpas, tesouras, fios para amarrar o cordão umbilical, um rolo de algodão e iodo. As tesouras são pré-limpas com álcool. O bebedouro é enchido com água limpa e também é preparada água morna para lavar a porca e os leitões.
Como funciona o processo de nascimento?
Alguns criadores não consideram necessário auxiliar a porca durante o parto. Porém, percebeu-se que na presença do dono a porca se comporta com mais calma e o processo de nascimento ocorre de forma mais rápida e fácil. Se o parto atrasar, você pode injetar oxitocina (um estimulante) no porco em casa. Uma injeção é administrada antes e depois do parto, a seringa é inserida na área atrás da orelha. Normalmente, o processo de parto de uma porca da raça vietnamita dura de 3 a 5 horas. Em casos excepcionais, pode levar de 10 a 12 horas.
Principais etapas do parto:
- as paredes do útero contraem-se e o comportamento da porca muda: o animal levanta-se/deita-se constantemente, tenta urinar, deita-se de lado;
- depois de um tempo, começam as tentativas, que são perceptíveis pelas contrações dos músculos abdominais;
- as contrações e tentativas tornam-se mais frequentes e terminam com a abertura do colo do útero. Várias contrações fortes resultam no aparecimento de um leitão;
- o animal se acalma por um tempo (5-30 minutos) e então o trabalho de parto recomeça para o nascimento do próximo bezerro.
Após o nascimento do último leitão, há um período de descanso (30-60 minutos). O processo de nascimento termina com a liberação da placenta. É cuidadosamente coletado e removido.
Importante! A porca não deve comer a placenta.Acredita-se que se a placenta for comida, a porca poderá comer os leitões recém-nascidos.
Possíveis complicações
Na maioria das vezes, o processo de nascimento em porcos vietnamitas ocorre sem consequências perigosas. Mas o dono dos animais precisa estar preparado para algumas complicações. Problemas comuns que ocorrem após o parto:
- o parto rápido pode causar ruptura vaginal;
- O trabalho de parto seco ocorre quando as membranas se rompem prematuramente. Para facilitar o trabalho de parto, soluções quentes (decocção de linhaça, óleo vegetal, vaselina) são injetadas no canal do parto;
- A placenta geralmente sai 1,5 a 3 horas após o nascimento. Caso isso não aconteça, é recomendado procurar ajuda de um veterinário;
- prolapso uterino. A patologia pode ser corrigida manualmente - o órgão é desinfetado e cuidadosamente ajustado. Mas é aconselhável convidar um especialista;
- o posicionamento inadequado do feto pode causar contrações fortes e empurrões prolongados. Em tal situação, existe o perigo de ruptura uterina. Para corrigir a posição do feto e facilitar o parto, é convidado um veterinário.
Se a situação não for crítica, você mesmo pode ajudar o animal. Mas com partos complexos, você não pode prescindir da ajuda de um especialista. Caso contrário, existe a possibilidade de consequências graves ou mesmo a morte da porca.
Cuidados pós-parto
Após o parto, as glândulas mamárias contaminadas do porco são lavadas com água limpa. A área da vulva deve ser tratada com solução desinfetante. O animal é enxugado. Certifique-se de trocar a roupa de cama - remova a palha suja e coloque a palha limpa. Após o parto, é necessário permitir que o animal recupere as forças. Certifique-se de dar água limpa para beber (3-4 litros).
Durante o parto, é aconselhável fazer vigília 24 horas por dia perto das porcas. Para garantir que o primeiro nascimento de um porco vietnamita seja bem-sucedido, é melhor convidar um veterinário. O especialista prestará assistência ao animal e explicará as ações do dono em caso de parto difícil.