Para criar descendentes fortes, eles escolhem não animais jovens, mas fêmeas adultas com peso superior a 100 kg, embora um porco possa fazer uma farra já aos 5-6 meses. Após o primeiro acasalamento, nem sempre ocorre a fecundação, mas se ocorrer a gravidez, o animal não permite que o macho se aproxime, perde a mobilidade anterior, fica mais calmo e ganha peso mais rapidamente. Para evitar que o nascimento de um porco cause complicações, o proprietário precisa estudar com antecedência como alimentar o animal, como prestar assistência e acompanhar o desenvolvimento da prole.
- Preparando-se para o parto
- Cálculo de data e calendário
- Preparando o chiqueiro
- Equipamento necessário
- Como funciona o processo de parto?
- Sinais do início do trabalho de parto
- Como vai o primeiro parto?
- Como dar à luz corretamente
- Possíveis problemas
- Leitões grandes
- Localização errada
- Bebês natimortos
- Trabalho de parto prolongado
- O que fazer após o parto
- Nutrição de porcas
- Cuidando de leitões
Preparando-se para o parto
Se as recomendações forem seguidas, a resolução do ônus ocorre normalmente. Para eliminar riscos mínimos à saúde da mãe e dos filhotes após a concepção:
- o animal deve ser examinado;
- faça testes;
- realizar um ultrassom.
As complicações durante o parto ocorrem quando o dono não entende a fisiologia do animal. A causa das consequências graves em porcos é geralmente considerada a ajuda tardia.
Cálculo de data e calendário
Após a inseminação, a fêmea dá à luz 114-118 dias depois, mas apenas um quarto dos animais dá à luz exatamente na hora certa e um terço - antes desse horário. A duração da gravidez é afetada por:
- Idade do porco.
- Número de descendentes.
- Um tipo de mulher.
- Condições de detenção.
Para determinar o momento do nascimento, é compilada uma tabela de parto para animais grandes, com bacon e banha. O calendário ajuda a saber a data da autorização, levando em consideração o aparecimento de sinais característicos. Recomenda-se manter a fêmea separada dos demais animais.
À esquerda está a data da inseminação, por exemplo 16 de maio, o que significa que na coluna “mês” procuramos 05 e na interseção exibimos a data 1.09.
Preparando o chiqueiro
Na sala onde será realizado o parto, a temperatura deve ser mantida entre 18–24 °C e deve-se tomar cuidado para protegê-la de correntes de ar. Tudo o que for desnecessário é retirado do chiqueiro, o ambiente é desinfetado com solução desinfetante, o teto e as paredes são caiados com cal e ventilados para deixar entrar ar fresco. Em clima quente, borrife com água fria. O chão está coberto de palha seca e feno.
Equipamento necessário
Ao se preparar para parir um animal, é necessário estocar luvas estéreis, tesoura, um pedaço de material limpo e linha.
Antes do parto, o permanganato de potássio é diluído para produzir uma solução roxa clara; é necessário iodo líquido.
Na estação fria, é reservado um lugar para leitões. Para evitar que os filhotes congelem, lâmpadas infravermelhas são ligadas e a temperatura é mantida entre 28–29 °C.
Como funciona o processo de parto?
Depois de criadas as condições ideais para a fêmea e a prole, é preciso se preparar para prestar assistência à mãe e monitorar o comportamento do animal.
Sinais do início do trabalho de parto
Antes do parto, a porca fica deitada quase o tempo todo, levantando-se apenas ocasionalmente. Poucos dias antes do parto, o animal letárgico e calmo começa a correr e a varrer a cama, mas depois o comportamento muda e o porco volta a descansar.
Não é difícil determinar a abordagem do parto em uma porquinha com base em vários sinais:
- A barriga começa a descer.
- O úbere cresce em volume e adquire uma estrutura solta.
- Ao pressionar o mamilo, o colostro líquido escorre.
- Um tampão sai do útero.
Um dia antes do nascimento, o porco se comporta de maneira estranha, faz uma espécie de ninho de feno, fica nervoso e respira rápido. Se você monitorar cuidadosamente todos os sinais, poderá descobrir com precisão a hora do nascimento.
Como vai o primeiro parto?
Quando um animal começa a se preocupar, a presença do dono pode acalmá-lo; às vezes é necessária a ajuda de um veterinário. Quando um porco dá à luz, ele vira de lado. As contrações fracas e pouco frequentes tornam-se mais frequentes, fortes e dolorosas. Entre o nascimento do primeiro e do segundo filhote, o intervalo raramente ultrapassa 5 minutos, depois o processo fica mais lento, o intervalo chega a 30. Com tentativas fracas, a fêmea recebe água e seu estômago é massageado suavemente.
Um porco que dá à luz pela primeira vez produz leitões em 7 horas, mas às vezes o processo continua por muito mais tempo. O animal traz de 6 a 8 filhotes.
Como dar à luz corretamente
Antes de iniciar o parto, é necessário lavar as mãos, tratá-las com desinfetante até os cotovelos e colocar avental e luvas. Se a bolha não estourar ao passar pelo canal de parto do porco, a pessoa terá que rompê-la, caso contrário o leitão morrerá. Quando o bebê não estiver respirando, massageie o peito e coloque-o em água aquecida a 45 ° C, abra a boca e sopre.
Em casa, os leitões recém-nascidos são enxugados com fralda e o muco das orelhas, boca e nariz é removido com um pano macio. O cordão umbilical é amarrado com um fio e cortado, a ferida é untada com verde brilhante ou tratada com iodo líquido. Os leitões são colocados em ninho aquecido. Levará de 20 a 30 minutos para receber o bebê.
Se o feto não passar pelo canal do parto com rapidez suficiente, o processo pode levar de 7 a 8 horas. Para acelerar o parto, uma mão com uma luva estéril é inserida na vagina da mulher, o bebê é apalpado e, quando as contrações começam, ele é removido do útero. A bexiga do bebê está quebrada, o corpo é enxugado, o cordão umbilical é enfaixado e cortado. Quando a placenta da porca não sai ao final do trabalho de parto, é preciso chamar um veterinário com urgência.
Possíveis problemas
Durante o primeiro parto, recomenda-se monitorar de perto o estado da fêmea, pois desacelerar ou acelerar o trabalho de parto muitas vezes leva ao aparecimento de filhotes mortos e à morte do porco.
Leitões grandes
Às vezes, durante a primeira gravidez, a fêmea carrega filhotes com muito peso e por muito tempo não consegue dar à luz sozinha. Neste caso, é necessária a ajuda de um veterinário.
Localização errada
Os bebês morrem no útero de uma porca grávida, causando-lhe inflamação grave ou, ao passar pelo canal do parto, ficam feridos e morrem.
Se o parto da fêmea está progredindo normalmente, mas o dono descobre que o bebê está posicionado incorretamente, um veterinário deve ser chamado com urgência para salvar a prole e o porco.
Bebês natimortos
Às vezes, um feto previamente morto fica preso no canal do parto. Deve ser retirado, caso contrário a fêmea desenvolverá inflamação, que culminará em sepse e morte do animal.
Trabalho de parto prolongado
Se o parto continuar por mais de 11 horas, é necessária assistência veterinária, pois tanto a marrã quanto os filhotes podem ser perdidos. As razões para o trabalho de parto prolongado incluem o posicionamento incorreto do feto e seu atraso no trajeto, fraqueza dos músculos peritoneais da porca.
O que fazer após o parto
Quando a placenta é expelida e os filhotes são limpos de muco e enviados para um ninho aconchegante, a parte de trás do corpo da fêmea é lavada com um líquido quente e sabão, enxugada e a porca pode descansar. Independentemente de quantos leitões nascem, é preciso garantir que o animal alimente todos eles com colostro. Você não deve permitir que a fêmea se delicie com a placenta, pois ela pode começar a comer a prole.
Nutrição de porcas
A dieta da mulher em trabalho de parto deve ser balanceada. A produção de leite diminui e sua qualidade diminui se o animal não receber nutrição adequada.
O cardápio do porco deve incluir:
- pelo menos 10 kg de ração verde;
- metade desta quantidade de misturas de grãos;
- feno e capim fresco (mínimo 1,5 mil g).
O animal necessita de vitaminas e minerais, pois gasta sua energia produzindo leite, necessário para o crescimento e desenvolvimento de uma prole saudável.Pela primeira vez após o parto, a fêmea é alimentada 9 a 10 horas depois e recebe água doce para beber. Se o seu porco não tiver apetite, o que pode indicar problemas de saúde, chame um veterinário. Para evitar que a fêmea esmague leitões pequenos e tenros ao mudar de posição, eles devem ser monitorados constantemente.
Se um porco se deita de bruços e se recusa a alimentar seus filhotes, geralmente recebe um laxante para beber.
Cuidando de leitões
Após o término do parto, é necessário retirar imediatamente a placenta e evitar que o porco a coma. O corrimento avermelhado na mulher desaparece após uma semana. Nos primeiros dias de vida, os bebês ingere colostro gorduroso e nutritivo, que fortalece o sistema imunológico. Para evitar que os bebês perfurem as glândulas da mãe, suas presas são aparadas. A cauda dos leitões é encurtada, deixando até 4 cm de comprimento.
Os filhotes do porco são mantidos em ninho aquecido por lâmpadas infravermelhas. Para evitar que uma fêmea agressiva se delicie com seus filhotes, um anel é preso ao focinho. Se possível, os bebês são isolados em local separado e permitidos perto do porco apenas para alimentação. Quando os leitões têm 3 semanas de idade, eles podem experimentar o feno. Os animais jovens de dois meses recebem o mesmo que os animais adultos, mas a grama e a palha são cortadas.