A beterraba é usada não apenas como produto alimentar, mas também como medicamento. Ele compete até com complexos vitamínicos caros estrangeiros. A colheita de raízes é cultivada em todo o território da ex-URSS. Todos os anos, os residentes de verão e os agricultores profissionais são atraídos por novas variedades e híbridos. Uma das que merecem atenção hoje é a beterraba Vodan f1.
Descrição da variedade
As características da variedade permitem classificá-la como um tipo precoce. Demora até 90 dias desde a emergência das mudas até a colheita. As folhas têm uma cor rica, a roseta é bem desenvolvida.A beterraba tem formato redondo, a polpa é bordô escura. A pele é fina e lisa. Todas as raízes crescem do mesmo tamanho.
A polpa é suculenta, não tem anéis, a densidade é alta. O sabor é excelente. Possui um aroma sutil de beterraba. O conteúdo de nutrientes e microelementos é muito alto.
Crescente
A descrição da variedade afirma que antes da semeadura sementes de beterraba As variedades Vodan não podem ser encharcadas. Foram pré-tratados com fungicida para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas. Nematóides e outras pragas semelhantes não incomodarão este besouro.
Vodan de uma semente pode produzir vários brotos. Se for necessário obter cabeças maiores, retira-se o rebento mais fraco. Isso não afetará o rendimento de forma alguma. As sementes são semeadas em terreno aberto quando a temperatura externa se estabiliza em +12–15 °C. Na área selecionada, faça sulcos de até 3 cm de profundidade e deixe uma distância de cerca de meio metro entre as fileiras. As plantas devem ter luz solar suficiente, caso contrário, irão desacelerar visivelmente o seu crescimento.
Características de cuidado
Uma das características de cuidar da beterraba Vodan é que os canteiros precisam ser regados pelo menos uma vez por semana.. Depois disso, o solo é solto e as ervas daninhas emergentes são removidas. Devido à remoção prematura de ervas daninhas, pode ocorrer deficiência de umidade e nutrientes. E ervas daninhas não removidas a tempo são capazes de atrair muitas pragas para o local.
A cobertura morta de canteiros de beterraba traz resultados positivos. Para isso, utiliza-se feno ou grama cortada do ano passado. A vegetação seca não apenas evita a evaporação excessiva da umidade, mas também evita a penetração de ervas daninhas.E quando a camada inferior apodrece, nutrientes adicionais entram no solo.
Vantagens e desvantagens
A beterraba Vodan tem significativamente mais vantagens do que desvantagens. Esses incluem:
- pouco exigente ao crescer e cuidar;
- falta de tiro;
- adequação para armazenamento de longo prazo sem perda de sabor e comercialização;
- qualidades de alto sabor;
- raízes grandes.
Entre as desvantagens, vale destacar que a variedade de beterraba Vodan pode produzir vários brotos a partir de uma semente. Posteriormente, o plantio requer desbaste e remoção dos brotos fracos. Caso contrário, as raízes crescerão pequenas.
Pragas e doenças
A variedade de beterraba Vodan f1 apresenta maior resistência às doenças mais comuns. No entanto, os rebentos jovens são afetados pelo besouro da raiz. É mais frequentemente encontrado em solos pesados e em terras baixas. O caule da planta afetada fica mais fino, apodrece e morre.
Para fins de prevenção, o solo deve ser afrouxado regularmente para evitar a formação de crostas. No outono, o solo ácido é corrigido. As regras de rotação de culturas devem ser observadas.
Colheita e armazenamento
A variedade de beterraba Vodan é colhida à medida que as raízes crescem. Mas a maturação técnica ocorre 90 dias após a emergência. Um mês antes da prevista colheita dos canteiros, a rega das plantas é totalmente interrompida. As cabeças são retiradas do solo com um garfo ou simplesmente arrancadas pelas pontas. Para a limpeza, escolha um dia seco e ensolarado.
Após a escavação, as beterrabas Vodan são deixadas ao sol por um curto período para secar. Em seguida, as cabeças são limpas de resíduos de sujeira, as pontas são aparadas e armazenadas em local fresco e escuro. O local ideal seria um porão com umidade moderada.
Avaliações de jardineiros
As críticas de jardineiros praticantes sobre a beterraba Vodan são em sua maioria positivas. Nota-se que com baixos custos de mão de obra e materiais foi possível obter bons rendimentos. Pequenas deficiências foram compensadas por raízes colhidas posteriormente de excelente qualidade. Aqui estão algumas críticas reais de nossos residentes de verão.
Maria Afanasyevna, aposentada: “Faço jardinagem há muito tempo. Todos os anos eu cultivo minhas próprias beterrabas na dacha, não as compramos para o inverno. Há alguns anos comprei sementes da variedade Vodan f1 e fiquei muito satisfeito. As plantas revelaram-se resistentes a doenças e não foram necessários tratamentos adicionais. Os frutos cresceram de tamanho médio, mas saborosos, sem anéis ou nervuras, e apresentam uma bela cor de beterraba. Com certeza vou cultivar essa variedade novamente.”
Igor Viktorovich, residente de verão novato: “Minha família e eu compramos recentemente uma casa de verão e decidimos cultivar frutas e vegetais orgânicos lá. Na loja, o vendedor me aconselhou a experimentar a variedade de beterraba Vodan f1. Confiamos na opinião dela e concordamos. Eu admito, não precisei me arrepender. A colheita foi boa, com elevado sabor e qualidades comerciais. Somente o vizinho disse mais tarde que os brotos fracos adicionais que formaram algumas sementes deveriam ter sido removidos. Por causa disso, as cabeças ficaram pequenas. Mas para o primeiro experimento o resultado é excelente, com certeza vamos cultivar essa variedade na próxima safra.”
Irina Gennadievna, moradora da aldeia: “Na aldeia, todos tentam se abastecer de vegetais da sua própria horta. Cultivávamos beterraba constantemente. Há alguns anos, o vendedor recomendou que experimentássemos a nova variedade Vodan f1. Desconfio dos híbridos, mas ousei experimentar. Agora admito que não é em vão.Ela colheu uma excelente colheita de deliciosas raízes e a família ficou satisfeita. Embora eu não planeje mudar essa variedade, com certeza darei a ela um lugar de honra em meu terreno.”